glovy Publicado Abril 8, 2009 Publicado Abril 8, 2009 Iniciei o meu plantado faz quase um mês e meio apesar da maioria das plantas terem sido plantadas hà duas semanas. Tenho 72W (2x10000k e 1x6500k) para um aquário de 80 litros, sistema de co2 a debitar 2 bps, substrato jbl, solo ada amazonia. Flora: hemianthus micranthemoides hemianthus callitrichoides Rotala Wallichii Pogostemon helferi Estou a fertilizar com tropica nutrition + (com N e P) 2ml por dia Agora vamos ao que interessa: Estive 1 semana fora e quando voltei deparei me com o seguinte cenário de onde destaco os aspectos mais relevantes: - A água continua amarelada (devido ao acido humico do solo amazonia). Vou continuar com tpa's de 25% todas as semanas. O PH estabilizou nos 6,8 - Tenho 3 ou 4 caracóis que me apareceram do nada - Algumas manchas castanhas pequenas no vidro. Nas pedras manchas verdes e castanhas que já limpei - A cuba está a crescer de forma saudavel se bem que mais em altura do que na horizontal mas consegue se notar que os pes isolados estao se a juntar uns aos outros - A rotala wallichii ta a crescer imenso ta vermelha e larga - A hemianthus micranthemoides está ok - A pogostemon tá fraquinha. Parecem duas alfaces um bocadinho secas Eu sei que tenho que comprar os testes de po4 e no3 mas nao tenho possibilidades de o fazer de momento. Queria que fizessem todos os comentarios que achem relevantes. Sao todos bem vindos. obrigado
Miguel Reis Publicado: Abril 8, 2009 Publicado: Abril 8, 2009 As plantas no inicio da montagem poucos nutrientes consomem visto ainda se estarem a ambientar ao novo aquário. Com 72W e substrato fértil e com as plantas a consumirem pouco, é perfeitamente normal haver excesso de nutrientes na coluna de água. Com excesso de nutrientes, as algas aproveitam-se disso e reproduzem-se. Para que tal não aconteça, é quase obrigatório apertar com as tpa's (mais frequência e quantidade). Cumps
glovy Publicado: Abril 8, 2009 Autor Publicado: Abril 8, 2009 As plantas no inicio da montagem poucos nutrientes consomem visto ainda se estarem a ambientar ao novo aquário. Com 72W e substrato fértil e com as plantas a consumirem pouco, é perfeitamente normal haver excesso de nutrientes na coluna de água. Com excesso de nutrientes, as algas aproveitam-se disso e reproduzem-se. Para que tal não aconteça, é quase obrigatório apertar com as tpa's (mais frequência e quantidade). Cumps Certissimo! O que sugeres em termos de periodicidade e quantidade nas TPA's? Já agora tenho duas corys panda ha ja 3 semanas. Estao de perfeita saude. PS: Já agora... alguém tem ideia do que podera estar a acontecer com a pogostemon? É que todas as outras plantas apresentam um ritmo de crescimento considerável e boa cor menos esta
glovy Publicado: Abril 9, 2009 Autor Publicado: Abril 9, 2009 Se alguém me pudesse ajudar agradecia. Era importante para mim ouvir alguem experiente comentar sobre o meu projecto Obrigado
José Cruz Silva Publicado: Abril 9, 2009 Publicado: Abril 9, 2009 Pela minha experiencia a pogostemon aprecia águas mais duras, poderá ser essa a causa. Abraços Zé Néo
Godlike Publicado: Abril 9, 2009 Publicado: Abril 9, 2009 Faz mais TPAs tipo 2x por semana ou mesmo 3x. Regulariza o NPK, vais precisar dos testes de NO3 e PO4! Em relação à cuba estar a crescer em altura pode ser os espectros das lampadas não serem os melhores para a cuba... as lampadas que usas têem quanto tempo? Qual é a altura do aquario? Cumps Cumps
glovy Publicado: Abril 9, 2009 Autor Publicado: Abril 9, 2009 Faz mais TPAs tipo 2x por semana ou mesmo 3x. Regulariza o NPK, vais precisar dos testes de NO3 e PO4! Em relação à cuba estar a crescer em altura pode ser os espectros das lampadas não serem os melhores para a cuba... as lampadas que usas têem quanto tempo? Qual é a altura do aquario? Cumps Muito obrigado pelas respostas. O aquário é de 32 cm de altura. As lamapadas que uso sao novas. São 2 de 10 000k e 1 de 6500k. A cuba esta a crescer em altura mas já noto alguma evolução na horizontal. Tenho também algo que parece lã num ou dois pedaços de cuba. As TPA's que recomendas são de quanto? 15%? Em relação ao NPK estou a fertilizar com ADA bright steps light. 2 ml por dia. Não me estão a aparecer algas mas eu vou ter que comprar os testes. São carrissimos, custa me dar 40 euros por N03 e P04, não existirão mais baratos??
Miguel Reis Publicado: Abril 9, 2009 Publicado: Abril 9, 2009 Eu apostava em tpa's de 15% de dois em dois dias nas duas semanas iniciais. A SERA tem testes de NO3 e PO4 a rondar os 5€ cada, acho eu. Cumps
Recommended Posts