speeker Publicado Setembro 22, 2004 Publicado Setembro 22, 2004 Boas! A minha duvida se calhar é basica, mas como me estou a iniciar nos Mbunas... axo que mais vale perguntar que fazer asneira aqui vai: É possivel ter duas ou mais especies diferentes do genus pseudotropheus sem haver risco de hibridizaçao?
Nuno Antunes Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Nim :D Risco de hibridação com mbunas da mesma espécie existe sempre daí o não redondo do Regal. No caso dos pseudotropheus se as espécies forem muito identicas em termos cromáticos corres o risco de hibridarem ainda com mais facilidade. Mas se forem cromaticamente muito diferentes esse risco embora não desapareça é diminuido consideravelmente. Os machos reconhecem as fêmeas por cor e forma... por isso se um macho encontrar um peixe com coloração identica à da fêmea da sua espécie tentará acasalar e se vir outro peixe de cor e forma identica à sua tomará esse peixe como um macho rival com as consequencias que isso acarreta. É preciso ver também que o genus pseudotropheus está em revisão e que muitos dos seus "constituintes" estão a passar para o genus maylandia e isso pode complicar um bocado o esquema. Resumindo... escolhe apenas um trio do genus pseudotropheus e os riscos de hibridação diminuem para quase 0. Tens outros genus bem interessantes nos mbunas... são é um pouquito mais caros que os "pseudotropheus zebra" que vês nas lojas. Mas digo-te por experiencia própria... é mais interessante manter trios de cada genus do que ter vários peixes do mesmo onde só varia a coloração. Boa sorte nos mbunas e prepara-te para um sem fim de surpresas :D Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
speeker Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 Não!_________________ Cumprimentos, Ricardo OK! TA BEM!! :D Mais directo que isso nao há. . . :D Mas tambem ja me disseram que se forem especies de cores diferentes que pode nao haver problemas... Isto é verdade? cya :D
speeker Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 Darius, AGORA PERCEBI! :D Acho que, pensando melhor, talvez opte por um trio de Pseudotropheus, um trio Labeotropheus fuelleborni, e um trio Melanochromis johanni... :D Obrigado :D
Nuno Antunes Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Cuidado.... os melanochromis johanni são mais brutitos que os outros (embora menos que os melanochromis auratus por exemplo) Antes de decidires em definitivo estuda bem as relações entre espécies de mbunas. Um passo em falso pode ser a diferença entre um aquário calmo (se é que se pode falar nisso com mbunas) e um aquário arena. Já agora... que tamanho tem o teu aqua? Espero que seja de 200L ou superior. Meter mbunas em menos de 200L é meio arriscado. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Regal Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Desculpa o não redondo, mas é simples, todos os Mbunas se hibridizam! Uns com mais probabilidade, outros com menos! Os Pseudotropheus facilmente se hibridizam com os Labeotropheus Fuelborni por causa do formato e cor, a fêmea P. Zebra é muito parecida com a fêmea L. Fuelborni. No entanto, eu não os deixava de ter. Faz como eu, adquire predadores para manteres um controle de população. Se nascerem hibridos no meu aquário, eu simplesmente trato deles como se fosse outro qualquer, estão de saúde e não sofrem por serem hibridos. Como não estou a pensar devolvê-los ao Habitat natural, nem estou a pensar vendê-los, só eu tenho que me preocupar com isso, ou seja, gosto tanto deles como dos outros. Normalmente, o que eu aprecio num Mbuna é a sua personalidade, nesse momento eu elimino qualquer tipo de padrão e olho tanto para um como para outro, pois as suas personalidades mantém-se.
speeker Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 Antes de mais... obrigado Regal & Darius :D :D Por acaso nao sabia que os johanni eram tao violentos Tou a ver que vou ter de estudar ainda melhor a situaçao e os habitantes do aquario... Ja agora o aqua tem 100X30X40 = 120 L Brutos... sera que é pequeno demais? Regal, é como ter um cão rafeirito! gosta-se e pronto... cya :D
Nuno Antunes Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Boas Para mbunas 120L é apertado... são peixes territoriais e precisam do seu espaço. Com 120L talvez um aquário de tanganikas (shell dwelers) , ou então alguma das espécies mais calmas do malawi. Mas mesmo assim diria apenas um trio para poderem passear à vontade no aqua. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MotarSolitario Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 120 litros podes ter uma especie de pseudotropheus avontade. Desde que tenhas so um maxo e 2 ou 3 femeas
Fera Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Escolhe especies de mbunas mais pacificas podes ter mais peixes com nenhuma ou quase agressividade num aqua de 100 litros tou com 11 peixes: 5 Labidochromis careuleus 3 iodotropheus spengerae 3 pseudotropheus demasoni Neste momento tou a fazer criação de todos menos dos demasonis devem de ser so machos.O aqua ja tens 6 meses sao todos adultos a unika agressividade que tenho e entre os demasoni, e so entre eles. Eu num aqua desses punha na boa 2 trios de especies normais e ainda punha mais se fossem especies calmas como as minhas (excluindo os demasoni) Á quem concorde numa sobrepopulação e há quem discorde, eu apenas digo que tenho o aqua 5 estrelas. Avança com o de Mbunas se é msm isso que gostas vais ver que te safas ! Meu aqua de Ca's http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=asc&highlight=
João Magalhães Publicado: Setembro 24, 2004 Publicado: Setembro 24, 2004 Boas, Boas! A minha duvida se calhar é basica, mas como me estou a iniciar nos Mbunas... axo que mais vale perguntar que fazer asneira aqui vai: É possivel ter duas ou mais especies diferentes do genus pseudotropheus sem haver risco de hibridizaçao? Speeker, relativamente à hibridação entre M'bunas há muita coisa que pode ser dita, eu só vou referir alguns cuidados que se deverá ter para prevenir que não aconteça na generalidade dos casos, no entanto ela pode acontecer mesmo tendo esses cuidados. A hibridação e tão provável acontecer entre indivíduos Pseudotropheus como entre outros M'bunas quaisquer, dependendo de vários factores. Para se inibir essa hibridação ou reduzir os riscos desta acontecer, pode-se tomar algumas medidas, tais como: - nunca ter só machos ou só femeas de uma determinada espécie no aquário (nestes casos o cruzamento pode acontecer entre espécies muito diferentes; - não ter 2 ou mais espécies em que as fêmeas e os machos sejam muito identicos (por exemplo espécies com femeas amarelas ou espécies); Tendo estes cuidados e acompanhando regularmente os comportamentos dos peixes, principalmente observando se não existem comportamentos de acasalamento entre espécies diferentes, em principio não haverá problemas. Um exemplo em que a hibridação é pouco provável, espécies que eu mantenho juntas, é por exemplo Pseudotropheus estherae x Pseudotropheus "zebra red top" , já que a diferença cromática tanto nos machos como nas femeas é significativa. Eu tenho seguido estes cuidados e até ao momento nunca tive nenhum cruzamento indesejado no aquário. Quanto às tuas "escolhas" para esse aquário, recomendo espécies que não ultrapassem os 10cm, o que coloca de fora todos os melanochromis e todos os labeotropheus. E nunca mais de 2 trios, com sorte consegues manter os dois trios em armonia. Consegues só com uma espécies também fazer um aquário muito bonito, como por exemplo colocar uma espécie em que o macho seja azul e a femea amarela ou vice versa. Boa sorte para o teu futuro biotopo. Cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
speeker Publicado: Setembro 24, 2004 Autor Publicado: Setembro 24, 2004 Bem... Depois de ter lido todas estas opinioes tou a ver que a escolha da fauna vai ter de ser AINDA MAIS ponderada e estudada... Uma coisa é certa: VAO SER MALAWI'S MBUNAS ... e tendo em conta o tamanho do aquario vou apostar nos mais pacificos... Assim que tiver noticias eu aviso. Até lá , se quiserem continuem a dar opinioes, dá sempre jeito Obrigado
Visitante Publicado: Setembro 25, 2004 Publicado: Setembro 25, 2004 Olá speeker Os mais pacificos dos Mbunas são os Labidochromis caerleus. Depois destes tens os Psedotropheus saulosi. Estes têm a vantagem de os machos serem azuis com 5 riscas pretas e as fémeas amarelo torrado e por isso fazem um aquário mais bonito. Eu tenho um harém de P. saulosi com 1 macho e 3 fémeas num aqua de 100 litros e vivem pacificamente (para Mbunas) no aquário. Já tenho 8 saulosinhas com um mês num aqua de 30 litros e quando tiverem em tamanho vou vendê-los. Cumprimentos Jacinto
João Magalhães Publicado: Setembro 26, 2004 Publicado: Setembro 26, 2004 Olá speeker Eu tenho um harém de P. saulosi com 1 macho e 3 fémeas num aqua de 100 litros e vivem pacificamente (para Mbunas) no aquário. Cumprimentos Jacinto Boas, Pois...um macho e três fêmeas como é que se podiam dar mal nem que fossem as piores feras do mundo aquático só tinham é que se dar bem. Faz a experiencia e coloca mais um macho...vai ser engraçado :D cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts