Visitante Publicado Setembro 23, 2003 Publicado Setembro 23, 2003 Boas. Tinha o meu aquario(50L) todo a trabalhar durante 15 dias apenas com 1 barbo palhaço e depois disso decidi comprar 1 casal de guppys os quais morreram passado 1 dia e que eu pensei que fosse por culpa do barbo que nao os largava. Apos isso ja comprei mais um casal que tb acabou por morrer passados 2 ou 3 dias (ja com o barbo isolado)e agora tenho mais um casal mas a femea ja comeca a ficar com as barbatanas laterais a desfazerem-se. Como e que posso resolver esta doenca e qual o procedimento a seguir???? ps: os anteriores a estes k morreram tb morreram com os sintomas de barbatanas a desfazerem-se.
ByronSB Publicado: Setembro 23, 2003 Publicado: Setembro 23, 2003 BOAS e assim se ainda tens os guppys essa doença pela discriçao que me das e a que eu sofri a pouco tempo acontece normalmente com guppys de lojas de pouca confiança ou entao ja tinhas a bacteria no aquario. isso podes resolver com um medicamento da sera chamado "baktpur" ou "baktopur direct" mas se te dirigires a uma loja de confiança esplicas o caso ao vendedor que ele indicate logo o medicamento. este pode resultar se os peixes ainda nao tiverem muito atacados ou forem mais resistentes senao nao vao sobreviver. se isto acontecer deixas o bardo separado na mesma e lavas o aquario por inteiro para te livrares da bacteria caso ande pelo aquario. depois voltas a enxelo e tras dos elementos da agua ph kh gh etc deixas uns dias sem nenhum abitante com o filtro termostato etc em funcionamento e depois e que podes voltar a por os guppys (numa loja de confiança) =) no aquario. e vais vendo o que acontece caso adoeçao começas logo no inicio o tratamento com os medicamentos. se percisares de alguma coisa esta avontede de xutar abraço!!!! para todos os dias um aquario diferente!!!
MotarSolitario Publicado: Setembro 23, 2003 Publicado: Setembro 23, 2003 hehehe isso e um problema com que quase todos que criam guppys passam; as vezes a culpa nao e das lojas nem da qualidade dos peixes, mas sim de diferenças de habitos e comidas, agua. o guppy e um peixe facil e resistente mas nao e assim tao facil como se julga. Como qualquer peixe comprado vem habituado a certas comidas e a certas condiçoes de agua. tenta demorar mais tempo a acondiciunar os peixes no aquario tenta ir trocando agua por mais ou menos uma hora. pergunta na loja quais os parametros de agua que eles tem. esta e uma fase que eu acho das mais importantes.
Nuno Loureiro Publicado: Setembro 24, 2003 Publicado: Setembro 24, 2003 Os gupys gostam de um pouco de sal na água. Antes de utilizar o bactericida da sera até pq vai reduzir muito o filtro biologico eu usava um pouco de sal para ver se as barbatanas melhoravam. Este tratamento não tem nada a ver com o que eu disse sobre eles gostarem de sal. Não é obrigatório usar sal num aquario de gupys. Como primeira tentativa de tratamento talvez resulte. Cumprimentos
MotarSolitario Publicado: Setembro 24, 2003 Publicado: Setembro 24, 2003 sim, de facto a quem use sal, eu uzava quando criava so guppys. na porporsao de uma colher de sopa por cada litro mas isso tem de ser associado a uma sobida de temperatura para que tenha algum efeito, e se ouver plantas ou peixes como corydoras, zebras e outros nao e muito aconselhavel. mas nao tem a haver com o problema que foi descrito, penso eu.
sergioveterano Publicado: Setembro 24, 2003 Publicado: Setembro 24, 2003 Viva, só para acrescentar que se colocares os peixes em tratamento deves retirar o carvão, se o tiveres no filtro.
Nuno Loureiro Publicado: Setembro 24, 2003 Publicado: Setembro 24, 2003 Até porque quanto a mim há outro problema com a utilização do bactericida. Custa 20 e tal euros e um comprimido trata exactamente a água q o teu aquario leva se não me engano. Normalmente neste tipo de tratamentos o filtro deve ser posto a funcionar num balde. Com tão pouca água depressa ela perde qualidade e se por um lado estamos a curar uns gupys duma coisa podes estar a matar o aquario todo. Esse medicamento é relativamente forte. Se nao quiseres gastar tanto pesquisa um pouco sobre o tipo de bacterias e talvez possas tratar com tetraciclina que é vendida na farmácia e é muito mais barato. Já utilizei em tempos mas não me lembro do nome do medicamento. A questão é: será que compensa arriscar tal tratamento num aquario tão pequeno? Não será melhor começar novamente do zero? Provavelmente até poderá ser um problema com cloro na água. De qq forma o sal costuma resolver estes problemas de barbatanas ruidas em poucos dias. Abraços Cumprimentos
Recommended Posts