Artémia congelada, sim ou não?

Recommended Posts

Boas, disseram-me na loja onde costumo comprar todo o meu equipamento de aquariofilia, bem como toda a fauna e flora; que não se deve dar artemia congelada todos os dias pois pode afectar a qualidade da água, é verdade?

Eu dou vários tipos de comida aos meus peixes(escalares, neons, danios zebra, guppys, platys, plecos, red cherry, sae's, corys e ramirezi; estão repartidos por 3 aquas), em flocos dou spirulina, artemia, tropic mix; e dou outras em grão, bem como micro vermes, pastilhas para peixes de fundo, cenoura e courgete, tubifex e larvas de mosquito liofilizadas e por fim também artemia congelada. Tento variar ao máximo mas, sei que a comida preferida é a artemia congelada. Mas tenho receio de dar muitas vezes e assim ameaçar a estabilidade dos aquas.

Preciso de respostas, e se existe mais algum tipo de comida que possa dar á fauna que referi....

Partilhar nas redes sociais

Boas nf98977a,

A artemia, ou qualquer outra comida, não deve ser dada em excesso, isso é que vai afectar a qualidade da agua,

se cair muita para o fundo e não é logo comida é porque estas a dá em excesso.

A comida congelada, deixo primeiro descongelar numa chávena de café com agua do aquário,

e depois vou despejando para o aquário conforme os peixes vão comendo.

Em relação a dar todos os dias..... eu tenho 3 ou 4 comidas diferentes e vou variando.

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Boas nf98977a,

A artemia, ou qualquer outra comida, não deve ser dada em excesso, isso é que vai afectar a qualidade da agua,

se cair muita para o fundo e não é logo comida é porque estas a dá em excesso.

A comida congelada, deixo primeiro descongelar numa chávena de café com agua do aquário,

e depois vou despejando para o aquário conforme os peixes vão comendo.

Em relação a dar todos os dias..... eu tenho 3 ou 4 comidas diferentes e vou variando.

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Pois, eu dou a minha comida congelada da seguinte forma: ponho pedaços da mesma numa seringa grande sem agulha, encho com água do aqua e deixo descongelar. Depois dou aos peixes de forma a não chegar nenhuma ao fundo, isto é; vou pondo a comida no aqua á medida que os peixes a comem.

Eu dou e ela chega ao fundo, até porque as coridoras e as bótias tb gostam muito de artémia.

E não ficam muito tempo no fundo(2 ou 3 minutos), e os escalares depois de não haver mais na coluna de água, começam a varrer o fundo e as plantas em busca de mais.

JC

Viva,

Só queria acrescentar que a artémia pode ser perigosa.. não deves deixar muito tempo fora...pq se não estraga-se e os peixes comem na mesma... e os mais sensíveis morrem...

Pode-se e deve-se meter o resto numa taça fechada dentro do frigorífico..durante uns 2 a 3 dias no máx.

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

2 a 3 dias?Então a minha que tem meses?Não sei onde foste buscar tal ideia dos 3 dias,não imagino ninguém a dar 1Kg de artémia em 2 dias.

Viva,

Pode-se e deve-se meter o resto numa taça fechada dentro do frigorífico..durante uns 2 a 3 dias no máx.

Frigorífico não é congelador.

Se meteres no frigorífico estraga-se bem rápido porque não fica congelado... Guarda-se no congelador mas se voltares a congelar o que já foi descongelado perdes 50% dos nutrientes, por isso é que se mete no frigorífico e não no congelador... e mesmo assim quase de certeza que se perde alguma coisa.

É fácil perceber... basta ver os prazos de validade de carne crua... não dura mais que uma semana... faz sentido esperar que marisco se estrague mais rápido que isso.

O que disse vem, não só, do que li mas também de experiência própria.

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Estava a pensar no congelador,tens razão.Mas é preferível cortar aos quadrados e guardar no congelador e sempre que queremos vamos lá e tiramos um bocado,ao invés de termos no frigorífico.

Estava a pensar no congelador,tens razão.Mas é preferível cortar aos quadrados e guardar no congelador e sempre que queremos vamos lá e tiramos um bocado,ao invés de termos no frigorífico.

Boas, eu já compro a artemia congelada; guardo-a no congelador até ao prazo de validade acabar(o que nunca aconteceu porque não compro muita quantidade).

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!