fernandokina Publicado Abril 4, 2009 Publicado Abril 4, 2009 Boas Este é meu 1º post, se tiver algo de errado me desculpem!! Gostaria de agradeçer as dicas para montagem de meu Aquario de Discus, segue o Setup Aquario = 100 Litros Filtro = Externo Elite (Filtragem de 130 Litros Horas) Iluminação = 1 Aquaglo 30W + 1 Floraglo 30W + 2 Marine 15W CO2 = Nutrafin (Um de escadinhas0 Cascalho = Pedra de Rio + um próprio para planta da Azoo Fertilizantes = Azoo (São uns de Bolas vermelhas) PH = 7.0 (neutro) Aquecedor = Visitherm 250W Flora 2 = Bananinhas 7 = Valisneria E outras que não sei o nome Fauna 1 - Disco - Blu Diamond 1 - Disco - Snake 2 - Pigeon 1 - Albino (Deve ter outro nome) 8 - Neon 2 - Acará Bandeira Tigre Este é meu primeiro contato com os Discus portanto se tiverem alguma sugestão para me ofereçer será muito bem vindo. Postei algumas fotos que tirei hoje para que vcs vejam. OBS: Ja estou viciado nestes caras!! rs A foto não ficou muito boa pq ele não para quieto. mas da para entender..RS
Nuno Toste Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Sao bonitos os seus discos mas acho o aquario pequeno para tanto discu, o recomendavel e 1 discu para cada 50 litros
fernandokina Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 (editado) Nossa estava pensando em colocar mais dois, mas obrigado acho que não vou clocar porque ja esta super lotado mesmo.. Editado Abril 4, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário
Jorge Oliveira Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Um fundo preto ai ficava bom não se via os fios etc.Tens a certeza que tem 100L?Parece maior.Devias ver bem as medidas porque no futuro eles irão precisar de espaço para crescerem bem e sem problemas. O meu feedback
fernandokina Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 (editado) È verdade não tinha pensado nisso vou providenciar algo, então as medidas do aqua tem 80 de comprimento 40 de altura e 30 (mm)de lagura acredito que seja 100 litros bruto Editado Abril 4, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Boas 100 litros é muito pouco para esse numero de discus mas enquanto não tiveres uma casa maior para eles o meu conselho é fazeres tpa diária de 25% , caso a água da tpa for rigorosamente igual á que está no aquario ph ,temperatura etc , até podes fazer mais de 25% por dia , ajuda a manter a saúde e crescem mais rápido...
fernandokina Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 (editado) Então Gabriel, pego a agua do chuveiro morna, que acredito que vem sem cloro e ja esta propria para o uso porém o PH vem com 7.4 um pouco mais alcalino que o do aquario, mas como o aquario está sem tampa a agua evapora muito rapido praticamente todo dia tenho que completar com agua nova (1 litro + ou -) e no final de semana troco 25% e dou uma sifonada sem enfiar dentro do cascalho só passo por cima mesmo para não tirar muito o equilibrio. Editado Abril 4, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário
Nuno Toste Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 80x40x30 =96000 : 1000 = 96 litros brutos Areao que seja 5cm de altura 80x30x5= 12000 :1000 =12 litros de areao 96-12= 84 litros O seu aquario deve ter uns 82 litros reais com toda a decoraçao que la tem. E eu faria o que o Gabriel Gonçalves disse, 25% de tpa diária nao faz mal nenhum muito pelo contrario. Cumprimentos do Nuno Toste
fernandokina Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 (editado) Valeu pelo calculo Nuno!! vou providenciar estas trocas esta semana para fazer um teste ai te falo como ficou Editado Abril 4, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Na tua situação e enquanto não tiveres um aquario maior fazia o seguinte : 1º Colocava tampas em vidro pois basta uns parasitas para que 1 ou mais discus te salte para fora do aqua. 2º Tem atenção para não deixares restos de comida no areão ou fezes , podes fazer da seguinte maneira , deitas de comida , deixas os peixitos comer uns 20 minutos , depois aspiras os restos de comida e fezes que vão largar os peixes e depois se tiveres tempo á noite já deves ter mais fezes fazes uma aspiradela rápida antes de apagar as luzes. 3º Arranjas um deposito de 20 ou 25 litros (jerrican) e deixas a água que vais utilizar para a troca parcial repousar no minimo 12 horas com um termostato e uma bomba de ar e pedra porosa , eu deixo a minha repousar de um dia para o our cerca de 24 horas mais ou menos . 4ª Fazes uma troca de água parcial todos os dias com essa água repousada de 25% (os 20 litros do deposito). Dá algum trabalho mas nada de impossivel eu fasso isso nos meus 6 aquarios sempre todos os dias , dessa maneira terás sempre as melhores condições dentro do possivel para que os discus tenham um crescimento normal e depois de entrar na rotina diária nem dás conta de dar mais algum trabalho .
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 80x40x30 =96000 : 1000 = 96 litros brutos Areao que seja 5cm de altura 80x30x5= 12000 :1000 =12 litros de areao 96-12= 84 litros O seu aquario deve ter uns 82 litros reais com toda a decoraçao que la tem. E eu faria o que o Gabriel Gonçalves disse, 25% de tpa diária nao faz mal nenhum muito pelo contrario. Cumprimentos do Nuno Toste Dada a dimeção do aquario e a pouca litragem se a água da tpa fosse igual até fazia mais de 25% diário ou então se os valores não forem exacto podemos sempre fazer duas vezes por dia , no final de almoçar uma troca rápida de 20 litros e aproveitava-se para aspirar os restos orgánicos e ao final da tarde por exemplo no fim de jantar fazia o mesmo , eu com 6 aquas ja cheguei a fazer este esquema de 2 vezes ao dia para baixar a condutividade que tinha aumentado antes propositadamente e fiz este sistema para baixar rápidamente mas sem causar choque aos discus .
fernandokina Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 Na tua situação e enquanto não tiveres um aquario maior fazia o seguinte :1º Colocava tampas em vidro pois basta uns parasitas para que 1 ou mais discus te salte para fora do aqua. 2º Tem atenção para não deixares restos de comida no areão ou fezes , podes fazer da seguinte maneira , deitas de comida , deixas os peixitos comer uns 20 minutos , depois aspiras os restos de comida e fezes que vão largar os peixes e depois se tiveres tempo á noite já deves ter mais fezes fazes uma aspiradela rápida antes de apagar as luzes. 3º Arranjas um deposito de 20 ou 25 litros (jerrican) e deixas a água que vais utilizar para a troca parcial repousar no minimo 12 horas com um termostato e uma bomba de ar e pedra porosa , eu deixo a minha repousar de um dia para o our cerca de 24 horas mais ou menos . 4ª Fazes uma troca de água parcial todos os dias com essa água repousada de 25% (os 20 litros do deposito). Dá algum trabalho mas nada de impossivel eu fasso isso nos meus 6 aquarios sempre todos os dias , dessa maneira terás sempre as melhores condições dentro do possivel para que os discus tenham um crescimento normal e depois de entrar na rotina diária nem dás conta de dar mais algum trabalho . Legal estas dicas!! não sabia que discos pulavam do aquario vou providenciar uma tampa...Preciso arrumar um recipiente para armazenar a agua..Tenho um blade de 20 litros que uso só para o aquario acho que posso usar ele, o que achas?? Meu vc tem 6 aquas..tudo com discos?? valeu, abraço!!
fernandokina Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 Dada a dimeção do aquario e a pouca litragem se a água da tpa fosse igual até fazia mais de 25% diário ou então se os valores não forem exacto podemos sempre fazer duas vezes por dia , no final de almoçar uma troca rápida de 20 litros e aproveitava-se para aspirar os restos orgánicos e ao final da tarde por exemplo no fim de jantar fazia o mesmo , eu com 6 aquas ja cheguei a fazer este esquema de 2 vezes ao dia para baixar a condutividade que tinha aumentado antes propositadamente e fiz este sistema para baixar rápidamente mas sem causar choque aos discus . Vou fazer este esquema de deixar a agua repousando umas 12 horas no minimo com uma bomba subemersa (sarlo é fraquinha mas acho que da conta) Você ja ouviu falar que saco de cebola (aqueles vermelho que fica na feira) é bom para adiquirir bacteria boas para o aquario? um amigo meu me falou mas fiquei meio assim mas em todo caso coloquei em meu filtro até o momento acho que deu resultado. Oque achas??
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Boas o balde de 20 litros serve perfeitamente , quanto a criar bactérias nos meus aquas uso filtros de esponja/ar para criar bactérias usa-se esponja , cerámicas ,biobolas.... ou no caso de ser um filtro de balde (filtro externo) com mais espaço pode-se usar todos os que disse antes ,são na minha opinião as melhores superficies de ter e criar uma boa colonia de bactérias.
Gabriel Gonçalves Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Meu vc tem 6 aquas..tudo com discos?? valeu, abraço!! Sim só discus
Recommended Posts