Recommended Posts

Publicado

Boas...

Gostaria de montar um aqua de 220l, para ter escalares, e precisava de ajuda para criar um ambiente "saudavel" no áqua.

As minhas duvidas recaiem nomeadamente ás espécies que poderei por no áqua de modo a ter o substrato, pedras e tronco sempre limpos, assim como "acabar" com os residuos de comida, e tudo o que possa "sujar" a água.

Como quero dedicar-me á reprodução desta espécie, gostaria de saber se posso colocar camarões e caracois para me limparem o áqua, e mesmo assim deixar que os escalares tomem conta dos ovos e dos alevins no mesmo aquario, sem ter o risco de serem comidos.

A minha ideia é colocar algumas pedras vulcânicas, e um tronco médio, assim como algumas plantas (não muitas, apenas para dar um aspecto mais natural).

Possuo um filtro com 1100 l/h, 2 termoestatos de 200w e 1 bomba de ar de 2 saidas com pedras difusoras de 10cm.

O áqua tem 110cm x 52cm x 45cm (que dá cerca de 242l totais).

Obrigado

Publicado:

Ola, os camaroes sao automaticamente comidos pelos escalares e os caracois comem os seus ovos.

Cumprimentos do Nuno Toste

Publicado: (editado)

Então que me aconselham os experts a colocar no áqua para que tenha o fundo limpo, mas ao mesmo tempo que não tenha problemas com as posturas dos escalares?

Abraços

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

boas,

podes por plecos chamados de pitt bulls crescem pouco e limopam os vidros ou entao optas pelos outros e trocas de vez em quando..para o fundo aconselho corydoras.. mas escolhe uma especie de corys cresça muito..boa sorte;)

Publicado:

1º plecos não são pitbulls. Plecos não aconcelho porque crescem muito e podem agitar o casal.

Aconselho te a pores para alem de escalares, Otocinclus spp, peixe pequeno e muito trabalhador, para esse aquario uns 5 chegam.

não há nenhum peixe que coma os escrementos de outros, mas sim os restos de comida, mas para isso já tens escalares que são muito vorazes e não descanção enquanto nao acabarem a comida toda. Mas cuidado deita sempre pequenas quantidades de comida.

Se quiseres colocar camarões podes colocar Caridina japonica e camarão madeira (Atyopsis moluccensis)

Caracois não aconselho.

Cumprimentos

João Marques