Completo iniciante!


LFonseca

Recommended Posts

Olá,

 

Primeiro post e peço desculpa por começar com um pedido.

 

Estou a remodelar a minha casa e estava a pensar montar como elemento decorativo no quarto um aquário de parede "aquaplasma", dado que vi um num hall de um hotel onde estive recentemente em Valença e gostei muito.

 

Atendendo às limitações da largura destes aquários (15 ou 18 cm dependendo do modelo) não pretendia colocar nada mais do que algumas plantas e peixes de pequenas dimensões, nada de extravagante, apenas algo visualmente bonito.

 

Em termos de fauna pretendia uma quantidade razoável, mas não exagerada, de Guppys ou semelhantes.

 

As minhas questões prendem-se com a dificuldade (ou não) de montar algo assim, com um gráu de automatização que permita que o tempo despendido em manutenções regulares seja reduzido e que permita ausências ocasionais de 3-4 dias sem dramas de maior.

 

Por outro lado também gostava de saber se estes aquários são "viáveis" para os peixes, ou seja, não tenho nenhum interesse em causar desconforto aos mesmos e apesar de visualmente muito bonitos não sei até que ponto é que estes aquários têm dimensões suficientes para garantir qualidade de vida à fauna neles colocada.

 

Novamente peço desculpa de começar logo com uma pergunta, sinceramente estou bastante indeciso sobre montar ou não e dados os valores em causa e tratarem-se de seres vivos custa-me um bocado começar para depois chegar à conclusão que não é algo viável para mim.

 

Obrigado a quem possa ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,em primeiro tens de o montar de uma maneira para poderes fazer a manutençao(TPA,podar as plantas,limpar,etc.) avontade e sem problemas.

em questoes de vivos podes por peixes de cardum de pequenos tamanhos(neons,gupys"endler",ou ate camaroes).

CAI_logo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por momentos ao ver o nick pensei na Luisa Fonseca nyah ela tinha esse nick ;)

Sobre o aquário o melhor seria camarões e mesmo assim é complicado por 15 x 15cm pouco dá.Apesar de visualmente bonito é complicado manter os parametros estáveis visto ser pequeno o aquário mas não impossível.A minha aposta seria camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a remodelar a minha casa e estava a pensar montar como elemento decorativo no quarto um aquário de parede "aquaplasma", dado que vi um num hall de um hotel onde estive recentemente em Valença e gostei muito.

 

Atendendo às limitações da largura destes aquários (15 ou 18 cm dependendo do modelo) não pretendia colocar nada mais do que algumas plantas e peixes de pequenas dimensões, nada de extravagante, apenas algo visualmente bonito.

 

Em termos de fauna pretendia uma quantidade razoável, mas não exagerada, de Guppys ou semelhantes.

 

As minhas questões prendem-se com a dificuldade (ou não) de montar algo assim, com um gráu de automatização que permita que o tempo despendido em manutenções regulares seja reduzido e que permita ausências ocasionais de 3-4 dias sem dramas de maior.

 

Por outro lado também gostava de saber se estes aquários são "viáveis" para os peixes, ou seja, não tenho nenhum interesse em causar desconforto aos mesmos e apesar de visualmente muito bonitos não sei até que ponto é que estes aquários têm dimensões suficientes para garantir qualidade de vida à fauna neles colocada.

 

Viva Luisa e bem-vinda,

 

Realmente, esses aquários são muito bonitos e são um quadro vivo que, em qualquer casa fica um espetáculo.

 

O senão é mesmo a profundidade dos mesmos. Poucos peixes e pequenos (tipo néon ou preferencialmente ainda mais pequenos). A nível de manutenção também são uma chatice. Imagina limpares os vidros em cima de um escadote ou plantares ou retirares plantas desse quadro...... e trocas de água, etc.

 

No que diz respeito a ausência de 3 a 4 dias tens sempre as pastilhas tipo fim-de-semana. Porque esses quadros abrem para cima (tipo a vara dos portões) e não me parece que consigas colocar um alimentador automático.

 

Um abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Peço desculpa mas parece haver um pequeno equívoco, a "espessura" é de 15 ou 18cm. A largura é de 1.50m ou 2.20m, eram os modelos que tinha em mente, e a altura é de 60cm. Não é 15x15x15. Não sei se altera alguma coisa em relação aos comentários anteriores?

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas medidas já fazes um mini oceanário :)

 

Para aquarios de 200cm de comprido e 60 de altura.. vidro de 15mm chega perfeitamente...

 

Um aquario desses tem uns custos acentuados.. vou dar uma estimativa.

 

Aquario em vidro de 15mm a rondar os 600€ a 700€

 

Estrutura em ferro para acentar móvel... depende mas deve rondar os 200€ só a estrutura em ferro... se for necessário forrar com madeira.. é bem capaz de duplicar o valor!

 

Calha de iluminação 200€ a 300€

 

Filtros 300€ no filtro principal e 150€ num filtro secundário.

 

Depois falta contabilizar areão, peixes, plantas etc etc!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom parece q ainda ninguem percebeu q os 15 cm são a profundidade os aquarios certo??

 

Se forem aqule q já são vendidos em kit e acho q até são anuciados no forum, em não punha lá mais q uns guppys neons platys, enfim peixes q não cresçam muito, quanto a manutenção não posso ajudar muito porque acho q é particular a esses aquarios com um sistema de "auto limpeza". para te ausentares verifica a possiblidade de lhe pores um alimentador automatico e já podes viajar.

:)

Editado por pedrovil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que tinha em mente é este:

 

SEPARADOR3A3.jpg

 

2280x150x600mm

 

Inclui:

 

Controlo Remoto ? não sei o que é

Cronómetro para Alimentador Automático Ajustável

Cronómetro para fornecimento Automático de Co2

Alarme Automático para Quando a Comida ou Oxigénio se Esgotam

Cronómetro de Iluminação

Termóstato Automático

Ciclo de Produção de Oxigénio

Filtração Bioquímica sem Necessidade de Substituição de Água

Monitor de Temperatura da Sala e Temperatura de Água

 

As minhas principais preocupações são, conforme já tinha dito, se é possível criar um ambiente que necessite apenas de uma manutenção mínima, e por outro lado se as características são satisfatórias e suficientes. Idealmente, se alguém tem experiência directa com estes aquários.

 

Espero que não me levem a mal, mas a ideia do aquário era principalmente como peça decorativa, um "quadro vivo". Não tenho disponibilidade para dedicar muito tempo ao mesmo e a minha preocupação é mesmo até que ponto é que uma coisa nestes termos é viável. Certamente o custo é importante mas preocupa-me bastante mais gastar dinheiro e acabar por desistir do que gastar (ainda que) mais dinheiro mas ficar com o que pretendo e posso "gerir".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses 15cm de largura é o grande problema.Se fosse 50cm seria bastante melhor e podia ser mais baixo,talvez 40 ou 50cm porque iluminação para 60cm seria HQI o que representaria um enorme gasto em electricidade.

Essa tecnologia é toda muito á frente para mim.Mas se não tens tempo para um aquário é complicado porque e eu falo por mim,só aprecio mesmo o meu aquário porque reparo nos pequenos pormenores,de quando um peixe tem filhos,ou se anda a demarcar o território dele,ou se tem algo que me leve a crer que está doente,qual o habito dele,onde se esconde etc.Creio que é esse esforço que desenvolvemos para ver tudo bem que nos faz gostar cada vez mais deste hobby.Agora se não tens tempo e é apenas para ver ou tens mesmo essa "tecnologia" toda para a manutenção ou então não sei.Mas toda essa tecnologia não previne doenças nem as cura nem tira os mortos do aquário.Lamento o que escrevi,mas sem tempo é difícil manter um aquário.Mas gosto de cada minuto que passo a tratar do aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E seria possível darem-me uma ideia de quanto tempo a seria necessário para a manutenção (diária, semanal, ...) ?

 

A instalação inicial tinha ideia de que fosse feita por alguém que perceba do assunto.

 

Reparem que não estou a dizer que não iria fazer nenhum investimento de tempo no aquário, apenas de que não tenho, para melhor ou para pior, disponibilidade para me dedicar a isto com a dedicação de tempo e entusiasmo que a maior parte dos amigos foristas têm......

 

Mas como me "apeixonei" por uma coisa destas, gostava de tentar se fosse de todo possível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

è dificil dar uma opinião concreta em relação ao tempo q terias q despender num aqua desses, porque não é muito usual encontarar esses modelos aqui no forum, por varias razões.

 

Primeiro isso é quase uma novidade, ainda não vi nenhum comentario sbre isso aqui no forum e ao vivo só vi um mas pequeno na naturline aqui há uns tempos e já não sei se ainda esta em funcionamento. Mas lembro-me de na altura alguem da loja ter comenteado que a limpeza do aquario não era nada facil.

 

Segundo e aqui quase de certeza vais encontar-te com este dilema. Esse aquario tem limitações de espaço, e comforme vais reparar, quando se entra para um hobby destes começamos a descubrir a infinidade de possiblidades, ter um aqua salgado, ter um aqua de reef, ter um aquario plantado, ter um aquario de invertebrados, ter um aqua para discos enfim há mil e uma experiencias muito interessantes que poderias ter com outro aquario mais "Vulgar" e ai vais estar limitado.

 

Agora uma coisa te posso adiantar assim q vi uma coisa dessas adorei do ponto de vista estético é um espetaculo, e nem todo a gente fica "apanhada" por estes amigos aquaticos e poderas ter o aquario como mera peça decorativa

mas acho q é dificil de acontecer...

 

sei q é um grande testamento e em quase nada te ajuda mas pronto. Só mais um concelho, se tiveres espaço opta por uma aqua convecional, e em quetão de euros q vais gastar num desses, podes comprar um bom filtro e boa iluminção, assim podes só ter q fazer trocas de agua de 15 em 15 dias ou Talvez mais as vezes com a perguiça :), e será mais facil de manter e de desfrutar

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Design não é só estética... design é forma e função.

Percebo que gostes muito do aspecto desse aquário e que até poderia ficar fantástico na sala... mas isso não é nada funcional. Mesmo com essa tecnologia toda.

No entanto existem coisas muito interessantes e muito equilibradas em termos de forma e função!

Por exemplo, dá uma olhadela nas galerias deste site :wub: Acho que vais gostar!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente também pensei que era eu quem tinha colocado o tópico. ;)

Vou dar uma ideia mas claro que depende da casa,

Há pouco tempo pensei fazer em casa da minha mãe um aquário numa parede falsa, há uma porta que foi fechada com contraplacado e tratada por forma a parecer parede, a ideia era abrir uma "janela" do tamanho da frente do aquário, quem entrava em casa via o aquário como se fosse um quadro, mas a manutenção era feita do outro lado, neste caso na sala, é evidente que não dá para qualquer espaço, mas quem sabe se mesmo assim não terá aplicação?

Pelo menos o aspecto final seria muito idêntico a esse!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente também pensei que era eu quem tinha colocado o tópico. bigsmile

Vou dar uma ideia mas claro que depende da casa,

Há pouco tempo pensei fazer em casa da minha mãe um aquário numa parede falsa, há uma porta que foi fechada com contraplacado e tratada por forma a parecer parede, a ideia era abrir uma "janela" do tamanho da frente do aquário, quem entrava em casa via o aquário como se fosse um quadro, mas a manutenção era feita do outro lado, neste caso na sala, é evidente que não dá para qualquer espaço, mas quem sabe se mesmo assim não terá aplicação?

Pelo menos o aspecto final seria muito idêntico a esse!

 

Olá,

 

Desculpa a confusão criada ;)

 

Por acaso tens algum esquema ou fotos do sistema referes? Até talvez fosse viável mas sinceramente não estou a perceber muito bem como fazes a manutenção "do outro lado"

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SEPARADOR3A3.jpg

 

Estás a ver a ponta da foto, à nossa esquerda... pois é, parece uma parede falsa, imagina o "corpo" do aquário do lado de lá da parede, o que se via seria apenas o vidro da frente, no lado de cá. Podias até colocar a moldura, colando na própria parede!

Para quem tenha uma sala grande dá para fazer algo assim, fica sem uns metros quadrados mas até pode aproveitar para usar como canto de arrumação do material!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

De facto parece-me muito mais viável e fácil em termos de manutenção se houver a possibilidade de rasgar a parede para colocar um aquário de dimensões normais.

 

Poderás verificar alguns feitos propositadamente para esse efeito nestes links:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...03111&st=75

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry255027

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...100&t=29795

 

Havia outros fabulosos que não consigo encontrar de momento...

 

Mas sendo possível esta seria a forma mais fácil de montar um aquário e de o conseguir manter sem os problemas intrínsecos a um aquário de parede com a sua diminuta espessura.

 

Cumps,

 

JT

 

P.S.: Este é um dos que achei fenomenais : http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0&start=0 :thumbup3:

Editado por João Teixeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente, o terceiro exemplo ainda é melhor, também com o fecho de uma porta, temos aquário para os dois lados... se eu não tivesse a minha casa à venda acho que partia já um bocado de parede para fazer uma coisa dessas... agora vou ficar a pensar nisso, escondam as paredes e as portas!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.