Raider Publicado Setembro 22, 2004 Publicado Setembro 22, 2004 Tenho um aquário novo com 100*30*40 e preciso de conselhos sobre qual o filtro que devo comprar. antes de mais pretendo construir um plantado (embora não sei se tentarei um holandês uma paisagem menos densa) com cardumes de tetras. Já me aconselharam o 2213 (440 l/h) ou o 2224 (700 l/h). Apesar de conhecer as regras de filtragem, nomeadamente quanto ao output da bomba vs volume de aquário, estou um pouco indeciso e gostava de ouvir opiniões de quem tenha estes ou outros filtros indicados para o meu aquario. Já agora opinem também sobre quais os elementos filtrantes que devo utilizar. Cumprimentos Bruno Mendes Citar " Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe." Georg Simmel
luismoniz Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Boas Raider Segundo a minha esperiencia em plantados, estes precisam de um sistema de filtragem eficaz, qualquer dos filtros que apontas-te são bons, mas o 2224 linha profissional da eheim é bem mais silencioso e bem mais pratico de limpar sem falar na estetica! Eu apostaria neste mesmo! Quanto as materias filtrantes, as sugeridas pelo fabricante para este filtro são sem dúvida uma boa opção. Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Filtros filtros filtros... sempre uma preocupação. Falaste no eheim. Não vou aqui discutir a qualidade dos filtros pois todos sabemos que são muito bons. Vou-te é colocar a pensar um pouco... Eheim pro... que tem a mais que um classic por exemplo: 1- É mais bonito... sim pois... mas o filtro é para ser bonito/estiloso/ whatever ou é para ser bom? E depois o filtro é para ficar por baixo do aquário... normalmente escondido atrás de uma porta por isso porque é que tem que ser bonito?. 2- Sistema de enchimento "auto" : Dá jeito... mas não é indispensável e outras marcas tambêm o têm. 3- Marcador de obstrução... mas então o aquariofilo não tem olhinhos na cara para ver que o débito do filtro está menor? Precisa de uma bolinha para lhe dizer isso? 4- Indicador de necessidade de limpeza... com ou sem ele pelo menos uma vêz por mês deve-se ver se está tudo em ordem... logo estar lá ou não... Resumindo... o pro parece-me a mim que é um pouco atirar areia aos olhos do consumidor dando-lhe uns extrazecos que realmente nem são muito necessários e aproveitando para sacar mais uns tustos ao pessoal. Pessoalmente choca-me pagar 40 ou 60 contos por um filtro quando tenho equivalentes de mercado por metade do preço e com a mesma qualidade que o eheim. Para teres uma ideia tenho um fluval 304. Paguei 120€ por ele numa loja nacional. Tem mais um cesto para cerâmicas (3 cestos no total) e tem uma cartridge com 4 esponjas o que liberta as cestas para conterem exclusivamente cerâmicas. É um bocadito mais potente que o 2224 (1000L/h) De resto é mais feio que o eheim e pronto mas não o quero para ser bonito, quero-o para ser eficiente. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
luismoniz Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Quanto a valores não posso discutir! Como se diz a qualidade paga-se! Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Quanto a valores não posso discutir! Como se diz a qualidade paga-se! Concordo contigo aí. Só não concordo em pagar qualidade e também a marca que infelizmente é o que acontece com a eheim em Portugal. No estrangeiro Eheim e Fluval têm preços equivalentes. Acho que em termos de qualidade e até prova em contrário eheim e fluval estão em pé de igualdade. Refiro-me claro à série xx4 da fluval... a série xx3 tinha problemas bem sérios de qualidade. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
luismoniz Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Quanto aos fluval não conheço, tem muita gente que tem desses filtros com bons resultados, mas eu sempre tive eheim! Tenhu um 2028, 2227 2215 e 2211. Bem Raider agora só te cabe a ti dicidir! Citar
Raider Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 obrigado a todos pelas vossas intervenções. A minha duvida no entanto não era propriamente a qualidade dos filtros, mas sim se a potência (output de água) era propicia ao meu aqua. apesar de saber que a "potência" deva ser 4 a 5 vezes o volume total de água, preferia ouvir de quem tem estes filtros e aquários de tamanho parecido com o meu. pois como todos queremos um filtro eficaz (e isso ninguem discute nos eheim) mas que não crie demasiada turbulência para as plantas. Em que tipos e tamanhos de aquas voçês tem estes eheim?? cumprimentos bruno mendes Citar " Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe." Georg Simmel
wahit Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Tenho um aqua com esse mesmo tamanho, e o filtro é um EHEIM 2226, que penso que debita 1000l/hora... se tiveres peixes que gostem de sujar a água, compra um que cicle 10x o volume de aqua! Citar
luismoniz Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Boas Raider A litragem do teu akua é de 120L brutos, eu para este aqua colocaria o eheim 2224, a potencia da bomba é de 700l/h mas o filtro em circulação apenas debita 500l/h o que prova ser um bom filtro para o teu akua! wahit a potencia da bomba do eheim 2226 debita 950l/h, o filtro em circulação debita 650l/h. Citar
Recommended Posts