Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos os amantes de aquariofilia

Tenho um aquario de 100 l. Depois de ter preparado o aquário (substrato, trocos naturais, plantas) fui introduzindo os peixinhos. Neste momento tenho:

- 4 espadas (2 casais). Um destes casais são lindos. Nunca tinha visto tao bonitos. Sao encarnados forte e com longas barbatanas;

- 4 guppies

- 2 tubaroes albinos (que limpam as pedrinhas e as plantas)

- 3 corrideiras (acho que é este o nome) e que limpam o fundo e vidros;

- 1 molly - que anda meio doido atras dos outros e nem entendo porquê;

- 1 beta azul

- 8 neons super activos.

Total: 23 criaturinhas nadadoras ;)

Que vos parece? É o numero de peixes certo para um aquario destas dimensões?

Cumprimentos,

Dina

Publicado: (editado)

boas

já sabes a regra 1cm de peixe em adulto por cada litrode peixe!!!

cumps

valter coelho

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT
Publicado:

Boa tarde Dina

Segundo as “regras” as contas fazem-se do seguinte modo: 1 litros de água por cada cm de peixe - ou seja, um peixe que em adulto atinja os 10 cm necessita de 10 lt de água. É só fazer as contas! ;)

Tens uma grande mistura de peixes. Alguns dos quais nem deveriam estar juntos, uns porque os parâmetros de água são completamente distintos e outros porque vão servir de “petisco” aos maiores.

Quais são os valores da tua água?

Devias informar-te sobre cada uma das espécies que actualmente manténs, vais descobrir que algumas são completamente incompatíveis.

Cumps

Marta

Ola Marta

Na loja onde tenho comprado os peixes, disseram-me que estes eram compativeis. Tanto os tubaroes albinos como as corrideiras (limpa fundos) são pacificos e estes comprei com a função de limparem o aquario. O que eu tenho achado mais agressivo é o molly. Fiz a medição do PH e deu 6.8. Não esta mal pois nao? Mas quais são os peixes que achas que poderão ser comidos pelos outros?

Quote desnecessário - JT

Boas

Bem, se tu soubesses o que às vezes me dizem nas lojas…

- As corydoras são um “doce”, além de não fazerem mal a uma mosca são lindas. Tens de ter atenção não podes colocar sal no aquário porque elas não o toleram.

- O tubarão albino vai crescer e torna-se predador… atenção aos neons

- O teu ph está bom para os neons e tetras em geral.

- As mollys e os platys preferem água salobra (que não podes ter por causa das corys) mas aguentam-se em água doce - Também preferem águas mais alcalinas.

As minhas mollys às vezes também têm esse comportamento, mas acaba por não ser grave porque nunca é mais uma atitude de intimação do que propriamente de agressão. Arranja-lhe um namorado, pode ser que melhore, como ele não a vai largar ela não vai ter muito tempo para perseguir os restantes habitantes do aquário. Lolololol

Cumps

Marta

Quote desnecessário - JT
Publicado:

boas

eu tenho um aqua de 120 litros e tenho 70 a 80 peixes

desde uns 20 e tal guppies adultos e 30 e tal na maternidade

uns 20 molys de todos os tamanhos

15 platys

2 corydoras

2 lda 25 ou pitbull

1 ancistrus

1 cobra koolie

3 boraras

bastantes camaroes reds e greens

so que tenho um bom sistema de filtragem, um filtro 2217 neste aqua, que serve para aquas de 1 metro e mais

e mudo a agua todas as semanas mais de 40 litros,tenho muitas plantas

tudo depende do teu sistema de filtragem e das tpas que fazes

Boas

Lololololololol

As tuas mollys e plattys não fazem “mariscadas” com os teus reds e greens?

Dina, desculpa usar o teu tópico para tirar dúvidas

Cumps

Marta

Quote desnecessário - JT
Publicado:

Boas

;)

os peixes não morrem por estarem "apertados". Mas quando têm espaço têm uma melhor "qualidade de vida".

Eu sofro de claustrofobia a falta de espaço aterroriza-me :oops:

Cumps

Marta

Publicado:
já sabes a regra 1cm de peixe em adulto por cada litrode peixe!!!

Obviamente que a regra se refere a valores máximos (nunca é de mais lembrar) ;)

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Segundo as “regras” as contas fazem-se do seguinte modo: 1 litros de água por cada cm de peixe - ou seja, um peixe que em adulto atinja os 10 cm necessita de 10 lt de água. É só fazer as contas! ;)

O meu pleco tem quase 30cm,se o meter num aquário que leve 40L,até tem 10L a mais vai andar feliz?

Quer dizer,não se vira,não nada mas sempre pode mexer os olhos,aliás tem 10L a mais até podia crescer mais 10cm.

Essa vossa regra do 1L para 1 cm de peixe é bom é para as lojas,comprem e atafulhem os aquários com peixes.Não consigo compreender que após tanto tempo por cá aconselhem essa pseudo regra.

Sobre as corideiras é corys ou coridora e elas não limpam os vidros,apenas restos de comida que fiquem no fundo.Poderás eventualmente estar a confundir o peixe pois se limpa os vidros não são corys.

Publicado:
Não consigo compreender que após tanto tempo por cá aconselhem essa pseudo regra.

Não vejo porque não poderá ser aconselhada como referencia, claro que haverá excepções como a que referiste. Mas como ponto de partida, parece-me útil e aconselhável. Principalmente para as espécies de pequeno porte aquí debatidas.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
O meu pleco tem quase 30cm,se o meter num aquário que leve 40L,até tem 10L a mais vai andar feliz?

Quer dizer,não se vira,não nada mas sempre pode mexer os olhos,aliás tem 10L a mais até podia crescer mais 10cm.

Essa vossa regra do 1L para 1 cm de peixe é bom é para as lojas,comprem e atafulhem os aquários com peixes.Não consigo compreender que após tanto tempo por cá aconselhem essa pseudo regra.

Sobre as corideiras é corys ou coridora e elas não limpam os vidros,apenas restos de comida que fiquem no fundo.Poderás eventualmente estar a confundir o peixe pois se limpa os vidros não são corys.

Boa tarde Jorge

Como é óbvio a “regra” a que me referi, deve ser usada como referência!

Eu adoraria ter um L018 e não o compro porque acho que para ter condições para ele deveria de ter um aquário com um mínimo de 300 lt.

Eu considero-me uma pessoa consciente e como já disse diversas vezes não me imagino a viver com mais duas pessoas num espaço com 4 metros quadrados . Acredita que todos os meus animais são tratados dignamente!

Cumps

Marta

Publicado:

Olá Dina

Para um aquário desse tamanho a quantidade de peixes que tens não é problema. A diferença de espécies é que se pode tornar um problema, mesmo por temperamento dos peixes como do parâmetro da água (Ph)

Não conheço o temperamento do tubarão albino mas ele cresce e peixe que caiba na boca vai ser petisco. E nesse caso os neons correm sérios riscos na cadeia alimentar desse aquário. Pode ser é que sejam bons e rápidos nadadores e consigam fugir mas, vai ser sempre assim...

Mas é sempre uma questão de analisar o comportamento deles ao longo do tempo...

Boa sorte e bem vinda ao fórum...e ao vício... :bs_quesexclaim:

Publicado:

mas eu acho bem que exista a regra do 1 cm peixe 1 litro de agua.

Depois tem de se jogar com a experiencia do aquariifilista, com a filtragem,

com as tpas.

E evidente se eu nao mudasse agua toas as semanas os peixes morriam me todos ou iam morrendo.

O betta misturado ai com esses peixes nao sei nao.

Publicado:

com as tpas.

Estou de acordo contigo, eu tenho muitas regras que não sigo e os meus peixes estão óptimos....

ALCAIDE

Publicado:

com as tpas.

E evidente se eu nao mudasse agua toas as semanas os peixes morriam me todos ou iam morrendo.

O betta misturado ai com esses peixes nao sei nao.

olá Bom Dia

Curiosamente o betta é muito pacifico. O molly tal como eu disse é que é mais agressivo, talvez porque esteja sozinho. No futuro vou vendo quais os peixes mais compativeis. Agora no inicio fui comprando por sugestão da loja, que me ía dando indicações. Como entretanto ja li algumas coisas, ja terei mais cuidado. Todas as semanas faço uma mudança parcial da agua e os peixinhos parecem-me bem.

Publicado:

Obrigada a todos pelas informações.

Na realidade, se começasse agora a comprar os peixinhos, teria optado apenas por neons (cardume de 15), Cory e espadas vermelhos porque os acho lindissimos. Como tambem me foram oferecendo alguns, acabei por juntar uma variedade maior, mas o aqua nao esta feio de todo

Publicado:
Obrigada a todos pelas informações.

Na realidade, se começasse agora a comprar os peixinhos, teria optado apenas por neons (cardume de 15), Cory e espadas vermelhos porque os acho lindissimos. Como tambem me foram oferecendo alguns, acabei por juntar uma variedade maior, mas o aqua nao esta feio de todo

Boa tarde Dina

Só falta as fotos... é o que o pessoal gosta biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps

Marta

• 4 anos depois...
Publicado:

Eu acho que neste momento de serem compativeis ou nao ja e um pouco relativo. E como tudo na vida de pequeno e que se troce o pepino. .. eu tenho um betta junto com um casal de molly e um limpa fundos e porque porque na loja aonde comprei estes 1s peixes juntam os bettas com varias especies logo eles sao habituados a estar junto com outras espécies. Tenho olhando bastante para ver reacções tanto de uns como outros e nada de nade nem se ligam...

Publicado:

Do pouco que conheço a compatibilidade também dependerá se os peixes são introduzidos de pequenos na mesma comunidade ou não. Isso também fará variar a adaptabilidade que têm entre si.

Gostava era de ver fotos desta comunidade :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!