ClaudioReis Publicado Abril 3, 2009 Publicado Abril 3, 2009 Boas, estou com um dúvida que é a seguinte: Infelizmente o bótia (depois mais alguns dos neons) apareceu com Ictio (os ditos pontinhos brancos), e aumentei a temperatura e comecei a fazer o tratamento com Sera Costapur. Agora a minha dúvida é, quando acabar o tratamento (e os peixes estiverem ok), tenho de colocar carvão activo para retirar o "excesso" de medicamento. Acontece que eu tenho um filtro interno (Aquapor AQ300) que só leva esponja e uma caixa (pequena) que tenho com tubos de argila (penso que é assim que se chama) para as bactérias. Como faço? Retiro esses tubos e coloco lá o carvão, "perdendo" assim grande parte das bactérias? Coloco o carvão dentro de um saco (próprio) dentro do aquário e deixo o filtro com o está? Coloco o carvão dentro do filtro (na caixa) e os tubos no saco dentro do aquário? Obrigado Cláudio Reis
ClaudioReis Publicado: Abril 5, 2009 Autor Publicado: Abril 5, 2009 Parece-me que após a 1ª série de tratamento, o meu bótia continua com o problema, pois os pontos continuam espalhados pelo corpo e não há meio de sair... os restantes peixes estão ok. Comecei hoje a efectuar uma nova serie de tratamento, será possivel demorar a sarar/curar esta doença? O meu outro bótia também começou a aparecer, mas agora está praticamente curado (1 ou 2 pontos). Possivelmente vou "perde-lo" mas estou a tentar fazer o possivel para curá-lo, mas... está dificil. Alguem me dá uma ajuda?? Aqua 57x33x37 (60L) Teste Ok - PH-6.8 / NO2-0 / NO3-0 / NH3/NH4-0 Flora: Anubia nana / Anubia Narteri / Cabomba Caroliniana / Egeria Najas Fauna: 7 Tetra Neon / 3 Tetra Serpa / 2 Cory / 3 Bebados / 1 Ancistrus / 2 SAE / 2 Botia (os botia sei que são "muitos" mas seria para dar 1 a uma pessoa amiga) Resumo da situação: 6ª feira 27/03 fiz o 1º TPA 20% do meu aqua (coloquei a água "rápido" demais, demorando cerca de 20 mn/15 L) sabado 28/03 reparei no bótia com pintas e aumentei a temperatura para +/- 31º 3ª feira 31/03 coloquei cerca de 20 gotas de SERA Costapur 4ª feira 1/04 não fiz nada (só comida) 5ª feira 2/04 coloquei cerca de 25 gotas de SERA Costapur 6ª feira 3/04 TPA 20% agua e coloquei carvão activo (aqui demorei mais tempo a colocar os 15L) Sabado 4/04 não fiz nada (só comida) Domingo 5/04 retirei o carvão activo e coloquei novante 25 gotas de SERA Costapur
pedrioo Publicado: Abril 5, 2009 Publicado: Abril 5, 2009 Viva, o carvão deves meter ontem tem maior fluxo.. não precisa de ser dentro do filtro.. podes meter num saco e meter o saco à frente da saida de água que funciona na mesma...e deixa estar os tubos (cerâmicas) dentro do filtro. não tem grande mal fazer uma tpa "rápido" desde que não cause stress aos peixes com o grande turbilhão e caso as características da água sejam idênticas... normalmente a parâmetro que maior diferença tem e influência sobre os peixes é a temperatura.. e aí o íctio ataca caso esteja presente no aquário. Por isso certifica-te que a temperatura da agua nova está à mesma que a do aquário Os pontos brancos só desaparecem após cerca de 3 dias.... o castopur não ataca o parasita quando este está dentro do hospedeiro.. apenas o ataca quando este sai e tenta reproduzir-se. A partir dos 28º o ictio teoricamente já não se consegue multiplicar pq a gelatina dos cistos desfaz-se.. mas se houverem variações de temperatura...o parasita aproveita essas alturas para se reproduzir e volta a atacar... e o químico não é infalível...variando a sua eficácia com a sua concentração... Se voltarem a aparecer pontos brancos...começa tudo de novo... força nisso... faz tudo certinho porque o íctio não perdoa muito não cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
ClaudioReis Publicado: Abril 5, 2009 Autor Publicado: Abril 5, 2009 Boas, Antes de mais, obrigado pela resposta. o carvão deves meter ontem tem maior fluxo.. Foi exactamente isso que fiz, coloquei à frente da saida da água. Por isso certifica-te que a temperatura da agua nova está à mesma que a do aquário Desculpa a minha "burrice", mas como é que consigo colocar á temperatura do aqua na altura do TPA?! Certo que será "aquece-la" ou tirar da torneira quente, mas, normalmente eu costumo deixar cerca de 1 a 2 dias ao ar livre (dentro do garrafão para a eliminação de cloro, etc) e aí irá arrefecer... Abraço Cláudio Reis
pedrioo Publicado: Abril 6, 2009 Publicado: Abril 6, 2009 Viva, Como fazes é melhor porque não metes químicos lá para dentro. Para aquecer..não é complicado...tira um pouco desa água para uma panela e aquece-a...depois misturas.. mas se calhar gastas mais € em gás que em acondicionador..não? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
ClaudioReis Publicado: Abril 6, 2009 Autor Publicado: Abril 6, 2009 Só para terem um ideia como está o meu bótia... Ele agora pouco sai daquele "buraco" e não há meio das pintas sairem... Desculpem a qualidade das fotos, mas foram tiradas "à pressa" Grato Cláudio Reis
pedrioo Publicado: Abril 7, 2009 Publicado: Abril 7, 2009 Viva, Uai..está mesmo atacado o animal.. alimenta-o bem e segue o tratamento.. no castopur dizem para fazer mudança de água durante o tratamento? tinha ideia disso... se for o caso não acho que seja o melhor medicamento a usar porque ter que fazer tpa e possivelmente causar baixas de temperatura é arriscado... mas não tenho a certeza. é como digo ou não dizem para fazer tpa? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
ClaudioReis Publicado: Abril 7, 2009 Autor Publicado: Abril 7, 2009 O que diz é o seguinte: 1º dia 22 gotas por cada 40L 2º dia pausa (só alimentação) 3º dia novamente 22 gotas por cada 40L 4º dia TPA se não resultar fazer uma nova serie do tratamento... estou a pensar em comprar um aqua mais pequeno para servir como "hospital", tirá-lo para lá e fazer o tratamento isoladamente e aí tentar não fazer nenhum TPA (ou pelo menos um TPA com menos quantidade de água para não variar muito a temperatura)... pois como devem calcular estou com pena de perder o "bicho" Abraço Cláudio Reis PS: o meu outro botia ainda apresenta uns 2/3 pontinhos, mas melhorou substancialmente... agora este, coitado!!!!
pedrioo Publicado: Abril 7, 2009 Publicado: Abril 7, 2009 Viva, Olha.. posso fazer-te uma recomendação? não faças a tpa no ultimo dia.. mete apenas carvão activo que ele tira a maior parte do produto. a tpa pode fazer a temperatura variar o suficiente para o ictio atacar de novo... e ainda por cima já não vai ter tanta concentração de químico para o matar. E acho que assim vais lá.. com essa quantidade toda de pontos brancos... a água deve estar carregada de parasitas... convém não fazer grandes manobras com tpa. Mete-lo num aquário mais pequeno.. só teria a vantagem de não contaminar os outros peixes.. mas se o parasita já anda à solta no aquário... não tens grandes vantagens.. em vez de teres 1 aquário para tratar..ias ter 2. O mais pequeno.. provavelmente colocarias um termostato mais relativamente mais potente e realmente isso dar-lhe-ia maior capacidade de resposta a variações de temperatura.. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
ClaudioReis Publicado: Abril 7, 2009 Autor Publicado: Abril 7, 2009 Novamente obrigado pela ajuda... Vou fazer isso, no 4º dia coloco o carvão em vez do TPA, deixo ficar uns 2 dias e se o desgraçado estiver na mesma volto a fazer tudo de novo (retirando o carvão, claro). Espero que assim resolva pois estou mesmo com pena dele... Abraço Cláudio Reis
Cristina_ Publicado: Abril 7, 2009 Publicado: Abril 7, 2009 Olá amigos, só uma coisa, é certo que eliminas o cloro deixando a agua repousar 1 ou dois dias antes de a colocares no aqua, mas, desse modo nao eliminas os metais pesados que também se encontram presentes na agua e que a longo prazo também sao prejudiciais. Aconselho vivamente que trates a agua e que a coloques tratada no aqua. Aquasafe da tetra é excelente e nao é prejudicial, para além de que tambem Contem vitaminas que atenuam o stress. Podes colocar o aquasafe e deixar repousar uns minutos antes de colocares a agua. cumps boa sorte
ClaudioReis Publicado: Abril 7, 2009 Autor Publicado: Abril 7, 2009 Obrigado Cristina_ Eu quando arranquei com o meu aqua utilizei o Aquasafe da Tetra (que ainda tenho lá), mas sempre pensei... "bem, porque hei-de colocar 'quimico' na agua do TPA, quando posso deixar 'repousar'?". Mas sendo assim, vou começar a tirar água quente (dentro da temperatura do aqua) da torneira para os garrafões e coloco o Aquasafe, assim tenho a certeza que não há variações na temperatura do aqua!!! Grato Cláudio Reis
ClaudioReis Publicado: Abril 8, 2009 Autor Publicado: Abril 8, 2009 Más noticias... Infelizmente não consegui salvar o desgraçado. Hoje de manhã estava morto, enfim... Obrigado a todos pela ajuda Abraços Cláudio Reis
Recommended Posts