Recommended Posts

Publicado

Boas, sei que no habitat natural dos sulawesis, o mesmo é constituido basicamente por pedras e troncos etc. Pelo que vejo em muitos dos forenses que mantêm a especie, fazem aqua igualmente com poucas plantas. A minha questão é se, os sulawesis (nomeadamente o cardinal sp) se sentirão bem num aqua plantado.

cumps

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Oi,

Penso q o mais importante seja a qualidade da água e seus parâmetros e q o aua tenha bastantes esconderijos para eles - visto serem territoriais.

De resto acho q se adaptaram a um plantado q vá de encontro a estas especificações.

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Pois, também acho que o ser plantado ou não, pouco ou nada tem a ver com a sua correcta manutenção... Enfim, sempre queria ouvir segundas opiniões.

Obrigado

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Olá

Lamento mas posso discordar um pouco.

É verdade que o mais importante serão as condições de água e parâmetros aconselhados para as espécies em questão, mas não deixa de ser verdade que se não todos a grande maioria desses camarões alimentam-se de algas verdes que geralmente aparecem grudadas nos inertes (pedras e depois troncos) e não nas plantas....

Abusando da massa vegetal em detrimento dos inertes podemos estar a condicionar a sua correcta alimentação.

É só a minha opinião e vale o que vale :P

Publicado:

embora só tenha ainda uns dias de experiência com sulawesis, noto que só andam no meio das pedras, entre elas...

o mesmo se passa com a sua alimentação, práticamente só procuram alimento nas pedras, exepto de noite que se aventuram um pouco mais para fora dos esconderijos... ou mais mas zomas mais expostas das pedras...

digo isto porque de dia é raro os ver a não ser éntre as pedras(e é quando os vejo), e costumo ver muitos escrementos deles em cima das pedras...(mesmo muitos e só tenho 4 cardinais... :) )

desculpa lá tar a contrariar hugo, mas algas verdes é o que não falta nas minhas anubias...

as minhas tylos, só uma limpa uma folha num dia...

não sei se é por ser da caracteristica da folha da anubia que é mais rija... ou então é outro tipo de alga...

a alga que estou a falar é um verde escuro... que também cresce nos troncos...

Publicado:
embora só tenha ainda uns dias de experiência com sulawesis, noto que só andam no meio das pedras, entre elas...

o mesmo se passa com a sua alimentação, práticamente só procuram alimento nas pedras, exepto de noite que se aventuram um pouco mais para fora dos esconderijos... ou mais mas zomas mais expostas das pedras...

digo isto porque de dia é raro os ver a não ser éntre as pedras(e é quando os vejo), e costumo ver muitos escrementos deles em cima das pedras...(mesmo muitos e só tenho 4 cardinais... :) )

desculpa lá tar a contrariar hugo, mas algas verdes é o que não falta nas minhas anubias...

as minhas tylos, só uma limpa uma folha num dia...

não sei se é por ser da caracteristica da folha da anubia que é mais rija... ou então é outro tipo de alga...

a alga que estou a falar é um verde escuro... que também cresce nos troncos...

Não contrariaste (pelo menos não penso assim) primeiro pq escrevi geralmente (não significa que seja sempre) e depois pq é claro que havendo anúbias que são de crescimento lento é normal aparecer algo mas se as tylos as limpam rapidamente pouco ou nada sobre para os camarões hehehe

Publicado:

Pois têm razão, mas posso resolver o assunto deixando o aqua plantado e adicionar inertes para os pequenos. Como estou a pensar juntá-los com reds, vou tentar dar um pouco daquilo que ambos gostam.

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Sim,

Tenta arranjar o "melhor dos dois mundos" e gere isso p q tenhas boas condições químicas e fisicas (parâmetros) da água e q lhes proporciones bem-estar e alimentação (inertes e afins).

Como já foi dito, eu tb noto q os meus só saem mesmo ao final do dia e mais c as luzes apagadas - chego-me a questionar se estaram todos no aqua :wub::happy:

São uns 20 no total e geralmente vejo máx. 5/10 indivíduos.

Boa sorte

Ricardo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:
Não contrariaste (pelo menos não penso assim) primeiro pq escrevi geralmente (não significa que seja sempre) e depois pq é claro que havendo anúbias que são de crescimento lento é normal aparecer algo mas se as tylos as limpam rapidamente pouco ou nada sobre para os camarões hehehe

pois

por acaso já pensei nessa situação...

mas só quando uma tylo está empenhada ou mesmo com fome é que fáz uma obra dessas...

isto não acontece diáriamente...

Publicado:

vamor por pontos

primeiro, de salientar que de plantados conheço pouco

- um plantado propriamente dito, geralmente requer um ph acido para que a assimilação de nutrientes se dê da forma correcta, se estiver errado, corrijam

- se ha muitas plantas, o consumo de nutrientes deverá estar equilibrado, pelo que nao havera as ditas algas verdes em tanta abundancia, logo menos comida para os animais

- os sulawesi nessecitam de ph alto

-os sulawesi nao gostam das zonas plantadas, mesmo entre rochas, preferindo locais rochosos sem flora

portanto, a meu ver nao será compativel

é claro, podes arriscar fazer um plantado com ph alto em que havera uma zona muito rochosa e sem plantas, o que acontece é que vais ter problemas:

mau desenvolvimento das plantas

aquario inestetico

pouco espaço para territorio

ou por outro lado colocar plantas resistentes como valisnerias, anubias e fetos, mas sempre com o problema dos territorios, que irao sempre ser escolhidos nas zonas so com inertes

depois falaste que podes depois colocar inertes para ganhar as algas, acho que primeiro devias ter inertes com algas e so depois avançar com os camaroes

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Mas os sulawesis, além das algas tb se alimentam de comida de compra, especifica para camaroes, será realmente tao importante os inertes com algas?.

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:
Mas os sulawesis, além das algas tb se alimentam de comida de compra, especifica para camaroes, será realmente tao importante os inertes com algas?.

estes camaroes sao um pouco diferentes dos demais, o seu comportamento indica-me que passam mais de 90% do tempo a comer, daí o seu movimento caracteristico das patas e quando eu coloco comida, eles nao vao la directos como outras especies, porque estao relativamente satisfeitos

acabam sempre por a comer depois de ela se disfazer e se espalhar pelas pedras, e olha que foi muito raro ver algum deles a comer da pastilha, mesmo sendo ela de spirulina

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Lamento discordar de ti num ou outro aspecto Carlos :tapfoot: (de resto até concordo).

Para o efeito tens o exemplo do Gonçalo Viegas com o seu Aquanando q tinha criação de cardinais num aqua plantado.

Utilizava as ditas Dragon Stone para ter durezas e pH mais altos.

Quando se fala em plantados não implica um densidade exorbitante de flora - aí torna-se mais difícil.

Espero ter complicado ;)

Publicado:

Há coisa de 2 meses investiguei este assunto porque também andava com a mania dos sulawesi em plantado e apesar de haver muito pouca informação disponível, ainda encontrei num blog os motivos pelos quais não se devia ter sulawesi em plantados. Eles referiam exactamente os mesmos motivos que o Carlos: pH alto é pouco vantajoso para plantado e os camarões não gostam tanto de plantas como inertes, sendo que em aquários parcialmente plantados eles estão tendencialmente na zona de inertes. Depois de pensar nisto cheguei a conclusão que não dá mesmo... sulawesi + plantado = não ter nem uma coisa nem outra...

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
estes camaroes sao um pouco diferentes dos demais, o seu comportamento indica-me que passam mais de 90% do tempo a comer, daí o seu movimento caracteristico das patas e quando eu coloco comida, eles nao vao la directos como outras especies, porque estao relativamente satisfeitos

acabam sempre por a comer depois de ela se disfazer e se espalhar pelas pedras, e olha que foi muito raro ver algum deles a comer da pastilha, mesmo sendo ela de spirulina

é verdade

eu já meti comprimidos de espirulina mas dela directamente nunca comem...

o que eu costumo fazer é desfaze-la e espalhá-la sobre as pedras....

Publicado:
Há coisa de 2 meses investiguei este assunto porque também andava com a mania dos sulawesi em plantado e apesar de haver muito pouca informação disponível, ainda encontrei num blog os motivos pelos quais não se devia ter sulawesi em plantados. Eles referiam exactamente os mesmos motivos que o Carlos: pH alto é pouco vantajoso para plantado e os camarões não gostam tanto de plantas como inertes, sendo que em aquários parcialmente plantados eles estão tendencialmente na zona de inertes. Depois de pensar nisto cheguei a conclusão que não dá mesmo... sulawesi + plantado = não ter nem uma coisa nem outra...

exactamente

os animais são como são, não se tornam como queremos que eles sejam...

e há que ver que 90% dos sulawesi que existem no mescado são exemplares selvagens(F0), e os que não são são F1, ou seja são de uma descend~encia muito prócima e com estilo de vida muito próximo do que é encontrado na natureza...

Publicado:

Os meus cardinais tb não tocam em nada q lá ponha a nível de comida.

Estão constantemente a arrancar algas e o q seja mais das pedras, tronco e casca dos tylomelanias...

Publicado:

Boas,

Existe aqui uma interpretação diferente do que são aquários plantados. :music_singguitar:

Penso que o Carlos quando diz que não servem está a referir-se àqueles aquários densamente plantados, em que é necessário fertilização e injecção de CO2, ou seja, os high-tech.... claro que esses não são adequados para estas espécies. Agora, se falarmos nos chamados low-tech, que pode ter mais rochas que plantas, mas que podem ser na mesma aquários plantados, a situação é completamente diferente e neste tipo de aquários é perfeitamente possível manter sulawesi... é uma questão de escolhermos as plantas mais adequadas aos parâmetros a manter. Naturalmente, que quanto mais próximo do ambiente natural conseguirmos fazer o layout, melhor!

Quanto à alimentação, mantenho cardinais à cerca de 5 meses e nunca lhes dei qualquer alimento! :wink:

Publicado:
Penso que o Carlos quando diz que não servem está a referir-se àqueles aquários densamente plantados, em que é necessário fertilização e injecção de CO2, ou seja, os high-tech.... claro que esses não são adequados para estas espécies. Agora, se falarmos nos chamados low-tech, que pode ter mais rochas que plantas, mas que podem ser na mesma aquários plantados, a situação é completamente diferente e neste tipo de aquários é perfeitamente possível manter sulawesi... é uma questão de escolhermos as plantas mais adequadas aos parâmetros a manter. Naturalmente, que quanto mais próximo do ambiente natural conseguirmos fazer o layout, melhor!

exacto

tanto que se metermos folhas tenrrinhas á frente das Tylo's não se se vai correr lá muito bem...

tanto que um high-teck é incompativel com sulawesis... basta pensar na fertilização liquida e no co2 fica lógo tudo incompativel, para mais que as plantas não são lá muito amigas de pH altos...

temos de ser equilibrados...