Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Hoje faleceu-me um escalar, já com 12cms.

No fórum já estive a pesquisar sobre a reprodução e outros assuntos, mas não encontrei nada sobre a idade máxima.

No fishbase diz que o tamanho máximo ronda os 15cms do (Pterophyllum scalare), mas também nada sobre a idade.

Agradecia ajuda para saber qual é a longevidade média de um escalar?

Obrigado,

David Carmona

Publicado:

boas pelo que dizem pode chegar aos 10 anos eu só começei á dois e tal por isso nao te sei dizer concretamente..

mas em relaçao ao tamanho sei de um amigo que tinha um com 4 anos que tinha da cabeça á ponta da cauda exatamnte 17 cm...era um bicho enorme entao as barbatanas dorsal e anal eram demais..acho que o pai era véu e a mae nao.e saiu com o comprimento de veu mas as barbatanas nao se dobravam e o corpo era grande..mas animais assim só sai 1 em 500.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Posso dizer-te que tenho uma femea com 5 anos e um macho com 4, O macho marmore deve ter 15/16cm e a femea gold 13/14, mas já tive um macho negro que tinha 18cm medido quando o apanhei para dar o casal que formou com uma femea negra tambem e que em 2 ou 3 dias na preparação duma postura limparam-me +/- 25 peixes dum aqua de 300lts.Acabei por dar esse casal.

Mas garanto-te que Escalares com tamanho na ordem dos 18/20cm não é assim muito dificil de acontecer, depende muito das condições de crescimento que forem dadas, e a da qualidade e genética dos peixes.

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

Tive um escalar zebra com aproximadamente 21 cm ( da ponta da barbatana dorsal ate a ponta da anal ), mas era muito agressivo e como não tinha femea acabei por vende lo para uma loja da figueira. Depois o dono disse me que foi comprado por um senhor de Coimbra, por acaso gostava de saber onde para esse escalar.

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

Tive um escalar fêmea que morreu com 8 anos e desovou várias vezes durante sua vida.

No momento tenho outra fêmea que já está com 6 anos e ainda está muito saudável, até a uns 6 meses atrás estava desovando, vejam a foto:

Bandeira-desova-abril.jpg

Quanto ao tamanho depende do exemplar, alguns são maiores, acredito que só crescem até no máximo 1 a 2 anos.

cumps!

GetAttachment1.jpg