CarlosSainz Publicado Abril 2, 2009 Publicado Abril 2, 2009 Após alguma "experiência" adquirida no meu pequenote 60*35*40, sinto que esta na altura de avançar para um verdadeiro comunitário plantado, assim peço ajuda aos expert's nas seguintes questões: 1- Qual será a calha apropriada para este aqua (marcas, lojas que vendam..etc. , devendo esta rondar os 200W certo? 2 - que filtro aconselham? Já agora o setup que pretendo: Aquário: 100x50x50 Iluminação: presumo que qualquer coisa perto dos 200W Substrato: vai ser Elos Filtro: á espera de opiniões Fauna: os meus actuais peixinhos (2 escalares; 3 SAE; 1 limpa fundos; e mais uns que penso serem barbos) e estava a pensar num cardume de neon's e outro de narizes de bêbado Flora: Ainda por decidir, mas terá uma planta como tapete (Glosso ou Cuba), hz's e outras com maior porte para as traseira do aquário. Que acham dêem opiniões e ajuda. Citar
Vitor Sousa Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 olá bem eu não sou um expert mas pronto deixo aqui a minha opinião o teu aquario vai rondar os 250Litros portanto convem teres no minimo 200w de iluminação ou mais um bocadinho do genero 220W para teres luz suficiente para as plantas que requerem mais . as calhas não é o mais importante mas sim que lampadas é que vais por. porque as lampadas ao estar numa calha de marca ou estar numa calha DIY vão dar exactamente a mesma luz percebes ? o filtro convem ser um que ultrapasse a litragem do aquario. por exemplo, eu no meu aquario de 90 Litros tenho um Eheim calssic 2213 que me faz 440L/H. para o teu aquario que é de 250 Litros se arranjares um que te faÇa praí 700L/h ou mais era 5**** porque assim ficavas com a agua mais cristalina. qunata mais litragem por hora tiver melhor, mas também não é preciso exagerar , digo eu eheheh em relação ao tapete, se tiveres uma boa iluminação atira - te para a cuba senão manda -te para a glosso mas isso depois dependerá das tuas opiniões. de resto tá tudo 5**** bota pá frente que é o caminho abraço espero ter ajudado Manu Citar My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
Godlike Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 (editado) Boas! Calha uma sun sun 4x39w será excelente! Filtro EHEIM 2217 classic ou um professional 2074 (salvo erro) Cumps Editado Abril 2, 2009 por Godlike Citar Cumps
CarlosSainz Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Era essa calha que ando a ver é barata e tal, mas não será insuficiente para o pretendido?, quanto ao filtro estou também a namorar esse (no mínimo será esse se tiver depois possibilidade para outro superior melhor) Boas! Calha uma sun sun 4x39w será excelente! Filtro EHEIM 2217 classic ou um professional 2074 (salvo erro) Cumps Citar
Vitor Sousa Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 acho que com 4x39 vais ter luz a menos. vai ter 0.6W/ Litro. acho que era melhor subires para 0.8w/litro sempre ficava melhor. segundo o que li o ideal é 1w/ litro mas no minimo punhas 0.8w/ litro mas são opiniões abraço Manu Citar My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
Godlike Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Manu 1w/L é para plantados exigentes....... Se for um plantado mediano.... só vai dar mais trabalho e despesas... 4x39w com uma mistura de K boa, chega perfeitamente!!! A regra W/L é mais precisa em aquario a rondar os 100LT, para cima dos 200LT já se escolhe mais por baixo... Citar Cumps
CarlosSainz Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Vou avançar para este projecto com muita calma, até porque estou a remodelar o escritório onde esta aquario vai ficar montado e ainda tenho tambem que fazer o movél. Uma outra calha que tive a ver da sun sun é esta: Day-light lamp:2*30W Metal halide lamp:1*150W Length:950*300*150mm alguém tem?, sabem se os nossos patrocinadores vendem? será um exagero e a 4x39 chega para um bom relvado? Citar
Godlike Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Eu acho que chega, essa calha que falas é com HQI acho que não justifica, a calha que eu te falei consegues arranjar por 150€ e a que viste deve ser quase o dobro do preço que te falei! Não esquecer que quanto mais luz, mais rigorosa tem de ser a fertilização, mais CO2 tem de ser injectado... Citar Cumps
Vitor Sousa Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Manu 1w/L é para plantados exigentes....... Se for um plantado mediano.... só vai dar mais trabalho e despesas... 4x39w com uma mistura de K boa, chega perfeitamente!!! A regra W/L é mais precisa em aquario a rondar os 100LT, para cima dos 200LT já se escolhe mais por baixo... ahh não sabia disso. pronto então bota pá frente. mas mesmo assim 0.6w/l não será baixo demais????? abraço Manu Citar My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
Godlike Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 (editado) Bem neste caso... se me falares em plantar cuba, ou palustris... talvez seja luz mediana para o fraco... mas é possivel! Agora restantes plantas é mais que suficiente.. na minha maneira dever o importante é a altura do aquario neste caso 50cm... com areão e alguns cm que ficam de folga no topo... a altura real deve rondar os 40cm. Eu tenho um aquario com 90x45x45.. e tenho uma calha de 4x39w.. apesar de ainda não ter montado o aquario (Falta forrar o movel) sei perfeitamente que é suficiente! Já agora... eu em breve vou adquirir um aquario de 800 a 1000L (ainda por definir) mas a calha já a tenho e será 4x80w T5, e 2x 150w HQI, mas as hqi só irão ligar 2 ou 3h por dia... para dar um boom de luz... pois as 4x80 T5 chegam perfeitamente para ter uma fotosintese boa! Ou seja, HQI é mesmo para aquarios com muita litragem e uma boa altura tipo 70cm! Cumps Editado Abril 2, 2009 por Godlike Citar Cumps
CarlosSainz Publicado: Abril 22, 2009 Autor Publicado: Abril 22, 2009 (editado) Par avivar o tópico, o aquário já cá mora. Veio ontem da AquaVitro e o móvel chega na segunda feira. Ao nível da calha penso que será mesmo a 4x39W, porque os Euros não sobram e tenho visto montagem com esta calha e é realmente uma coisa do género de vejo que quero. Ao nível do filtro será um eheim ou o 2217 (1000l/h) ou 2075 (1250l/h) qual é a vossa opinião? O substrato estava a pensar nesta combinação, mas não sei bem que quantidades usar, é que se forem necessários muitos litros não será um substrato económico, 1 x ELOS TerraZero 1 x ELOS Bottom Mineral 1 x ELOS Terra Small Digam da vossa justiça que quantidades vou necessitar para eu fazer contas €, bem como alternativas válidas para camadas de substrato. Relativamente à Calha 4x39w foi fornecido um preço apelativo para uma da marca JEBO alguém conhece esta calha é melhor ou pior que as SUNSUN? Cumps. Editado Abril 24, 2009 por CarlosSainz Citar
CarlosSainz Publicado: Abril 23, 2009 Autor Publicado: Abril 23, 2009 (editado) Dêem ai a vossa opinião pessoal para ver se eu me decido rapidamente. Cumps. Par avivar o tópico, o aquário já cá mora. Veio ontem da AquaVitro e o móvel chega na segunda feira. Ao nível da calha penso que será mesmo a 4x39W, porque os Euros não sobram e tenho visto montagem com esta calha e é realmente uma coisa do género de vejo que quero. Ao nível do filtro será um eheim ou o 2217 (1000l/h) ou 2075 (1250l/h) qual é a vossa opinião? O substrato estava a pensar nesta combinação, mas não sei bem que quantidades usar, é que se forem necessários muitos litros não será um substrato económico, 1 x ELOS TerraZero 1 x ELOS Bottom Mineral 1 x ELOS Terra Small Digam da vossa justiça que quantidades vou necessitar para eu fazer contas €, bem como alternativas válidas para camadas de substrato. Relativamente à Calha 4x39w foi fornecido um preço apelativo para uma da marca JEBO alguém conhece esta calha é melhor ou pior que as SUNSUN? Cumps. Editado Abril 24, 2009 por CarlosSainz Citar
CarlosSainz Publicado: Abril 24, 2009 Autor Publicado: Abril 24, 2009 Bem parece que o pessoal não tem muito a dizer, qualquer dia começo a colocar fotos para ficar mais interessante. Novidades, já esta adquirida a calha 4x39w, o filtro 2217 e o termo jager 300w. Falta-me ainda discutir o substrato, mais propriamente saber ao certo as quantidades a comprar, mas estou a pensar nas seguintes: 1 un- Terra zero; 10kg botton Mineral e 15kg de Elos Terra. Uma outra duvida que tenho é se escolho o terra small ou o terra medium, qual é a vossa opinião? Citar
CarlosSainz Publicado: Abril 27, 2009 Autor Publicado: Abril 27, 2009 (editado) Gostei muito deste hardscape, por isso vou tentar fazer algo parecido. A disposição da flora é a que está na imagem, podendo alterar alguma coisa ao nível das plantas. Se houver alguma coisa que parece menos positiva digam ssf, estamos ainda na altura em que tudo se pode alterar. Já agora, uma outra duvida, como tenho um filtro ciclado (fluval 105) e estado eu a pensar em usar os dois filtros este e um 2217, mantendo a fauna existente no meu outro aquário acham que corro algum risco com o ciclo da amónia nesta nova montagem. Posso montar e introduzir logo a fauna que que tenho ou será melhor esperar que o filtro novo esteja também cliclado? Não sei se me fiz entender. Editado Abril 27, 2009 por CarlosSainz Citar
CarlosSainz Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 Bem já tenho o meu aquário montado desde ontem, o que reparei é que tenho a agua muito macia (mas isto e já sabia) agora tenho é um pH muito acido, será que este substrato da elos tem tendência a acidificar a água? Cumprimentos Citar
CarlosSainz Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 Quando estiver totalmente concluído tiro uma fotos, ainda faltam duas plantas (uma já chegou hoje) para acabar a plantação, vou ver se logo tiro umas fotos. Cumprimentos Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Como é que está o PH? Já estás a injectar CO2? Citar
CarlosSainz Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 Como é que está o PH? Já estás a injectar CO2? Apenas medi com teste de fitas mas a cor nem aparece na escala o que indica que estar abaixo dos 6, ainda não montei CO2 talvez hoje o faça. como a água ta torneira tem ph neutro algo a estar a tornar mais ácida. O que estou a pensar é em fazer já uma muda de água para ser se este parâmetro estabiliza nos valores ideais, que achas? Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Acho que o mais provável é que seja mesmo o substrato a ter esse efeito no PH. Comonão estás a injectar CO2 ainda, e tendo àgua mole, vai acontecer que o PH baixe ainda mais um pouco, para um valor próximo de 5,7 diria eu. Em princípio não há problemas para os peixes se isto acontecer. Tenta ainda assim minimizar o choque à descida começando por injectar no início uma bolha de 2 em 2 segundos para aumentares o ritmo a 1 segundo. Uma coisa mais importante tem que ver precisamente com o facto de esses substratos virem carregados de nutrientes e tu não teres ainda CO2 para puxar pelo metabolismo das plantas. Tens de ir controlando com os testes, de NO3 e PO4 especialmente, e com mudas de água frequentes - 20 a 30% dia sim dia não. Não te convém nada nesta fase teres um fotoperíodo alargado de 8 horas; começa com 4 horas diárias e vai aumentando até Às 6 horas. Fazer tudo com calma e não facilitar em qualquer tipo de excessos durante estas semanas iniciais até que as plantas se comecem a impôr e a não dar espaço ao aparecimento de algas. Cumprimentos Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 E quando começares a injectar CO2 podes começar a fertilizar com K, e Fe+micros. Citar
CarlosSainz Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 (editado) E quando começares a injectar CO2 podes começar a fertilizar com K, e Fe+micros. Bem o co2 vou por hoje porque o outro aquário já ficou sem plantas por isso não está lá a fazer nada. Relativamente ás trocas de água e foto período é precisamente isso que vou fazer. Agora como tenho substrato fertil e como vou andar a fazer algumas mudas de água semanais, devo já começar também com as fertilizações? ou mantenho só a relação de NO3 e PO4 estaveis (10:1) Editado Maio 6, 2009 por CarlosSainz Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Antes de estares já a fertilizar na coluna de água, tenta primeiro perceber se o substrato te faz subir esses índices. Imagina que o Elos até vem carregado de NO3 e tu começas já a fertilizar com NO3 líquido na água. Tens aí um desequilibrio inesperado por não saberes quais eram as propriedades do teu substrato... Faz por medir os valores da água para o NO3 e Po4 À saída da torneira e depois novamente antes de uma troca - para saberes que alterações ocorreram dentro do aqua. Na minha opinião, nas primeiras duas semanas não se deve fertilizar nenhum destes macros - e muito menos na proporção 10:1. Apenas o que indiquei no post anterior. Começa se com nitratos e fosfatos depois de muita observação do desenvolvimento inicial das plantas, quando se reparar que existe alguma palidez nas suas folhas ou um crescimento incorrecto, indicadores de carências dos únicos nutrientes que não se tem fertilizado na forma líquida até aí. Citar
CarlosSainz Publicado: Maio 8, 2009 Autor Publicado: Maio 8, 2009 Algumas fotos da montagem ainda incompleta ao nível da flora, a qualidade também é de telemóvel. Ao nivel dos teste: PH - 6.5 No3 - 10mg/l PO4 - 0 mg/l - fertilizei com PO4 para ter 1mg/l Os restantes estão a 0ml/l Citar
CarlosSainz Publicado: Junho 5, 2009 Autor Publicado: Junho 5, 2009 (editado) Fica aqui uma pequena actualização: Já se nota o bom desenvolvimentos das plantas, a mais difícil é a cuba mas na zona central já se nota o seu desenvolvimento. Editado Junho 5, 2009 por CarlosSainz Citar
Recommended Posts