lazy Publicado Setembro 21, 2004 Publicado Setembro 21, 2004 oi psl, estame a acontecer um desastre no aqua, e penso k sei kual a causa. montei a 3 semanas 1 aqua d 100.30.40cm , poslhe algumas plantas faceis, montei um filtro eheim classic, adicionei uma cultura biologica, amtra system clean, e deixei a agua repousar 2 dias, komo n m consegui conter mais meti la os primeiros residentes, 4 neons, 2 ramirez, 1 colisa, 1 limpa fundos (crassocheilus lactius)1 caracol(ampolária), 4 guppies , e o nome k m deram. passado 1 semana adicionei mais 10 neons, 1 beta macho e 2 femeas, 1 colisa, 2 botia palhaço, 1 limpa vidro, 1 limpa fundos e 2 peixe vidro. o problema e k tinha 2 guppies gravidas, pos-as na maternidade e morreram passado 1 semana(2º semana d aquario), abri-as e estavam vazias, n estavam gravidas? ouvi falar d orgaos inchados... na 3º semana vi sintomas d ictio e usei sera costapur nos 3 primeiros dias, ao 5 e ao 7(hoje). desliguei a luz, tirei carvao do filtro, mas todos os dias m aparece um peixe morto, ja vao 4. ainda pensei k fosse o betta,(1 guppie so tem metade a cauda) mas pos-o numa maternidade isolado e apareceu otro hoje. penso k o problema foi kerer muito em poko tempo e n dei tempo ao aqua pa estabelecer o ciclo biologico e pus muitos peixes ao memo tempo.será? será doença?k s passa?tou a stressar mais k os peixes. thz por ter lido este testamento todo...
claudiobruno Publicado: Setembro 21, 2004 Publicado: Setembro 21, 2004 Iso tb aconteceu comigo... A ansia foi tanta que após dois dias que adquiri o aquario, comprei peixes "á louca". Conclusão: o teu aquario não ciclou, não tem nutrientes suficientes para tanto peixe, eles stressaram, enfraqueceram as defesas naturais e agora aparecem as doenças.... Espera que um dia isso pare e os mais resistentes irão ficar... Dá-lhes oxigénio com motores ou com plantas naturais, por enquanto, e cuida dos que estão doentes.... Claudiobruno
PST Publicado: Setembro 21, 2004 Publicado: Setembro 21, 2004 Olá, Aconselho-te o uso de produtos como o "denitrol", que ajuda a acelerar o ciclo, através de bactérias benéficas "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Governa Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 A minha sugestão, vão-me perdoar, é totalmente oposta. Esqueça os líquidos milagrosos com pseudo culturas bacteriológicas (ainda estou para descobrir como se mantém culturas em frascos fechados, sem oxigénio e sem prazo de validade...), opte por ciclar o aquário da maneira mais simples, isto é, 3 semanas sem qualquer tipo de peixe, com todo o aquario a operar normalmente (filtro ligado, 12 horas de luz, etc.). A pressa é inimiga da perfeição, e a aquariofilia é um hobbie de paciência. Boa sorte! • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
nunomiguel Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 (ainda estou para descobrir como se mantém culturas em frascos fechados, sem oxigénio e sem prazo de validade...) :D Também concordo... O mais que deve fazer é colocar bactérias não vivas mas mortas no aquário. Claro que isso vai acelerar o ciclo já que vai criar amônia. Espera que um dia isso pare e os mais resistentes irão ficar... Desculpa mas vou descordar neste ponto... banana rock Assim sem ver o aquário e os peixes (baseando só no que foi descrito pelo lazy) aponto para uma infecçaõ bacteriana. Lazy, as coisas foram feitas muito depressa... O ciclo ainda não devia estar completo. Já verificaste se tens o filtro limpo? Aconselhava-te a fazeres trocas parciais de água diárias, limpares o filtro, reduzir na alimentação e se vires que tal utilizares um antibiótico (aconselho-te Bactopur Direct) para tentar combater a doença... Se tiveres outro aquário vazio que possa levar esses peixes então era melhor colocá-los lá. Se não tiveres tens de fazer tratamento no comunitário. Controla os níveis de amônia e nitritos durante esses dias. Se subirem muda parte da água. Colocaste muitos peixes... devias começar por meia dúzia e depois ir aumentando... :D Além dissoa cho que devias rever as especies que tens... deves ter por ai muita incompatibilidade. Tenta para já safar esses. .. Cumprimentos, Nuno
Just_me Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Concordo com o que foi dito, especialmente com mudas de água regulares, já que se o filtro ainda não tem capacidade para tratar tanta água...vais ter de ser tu a faze-lo manualmente. Para além disso pelo que parece compraste logo peixes ás fornadas...o que tambem é um erro porque a colonia que existe mesmo que seja num aquario maturado...existe numa quantidade auto-regulada para a carga biológica existente...e não se consegue adaptar de um dia para o outro, portanto da próxima vez que comprares peixes...compra poucos de cada vez...assim ficas com possibilidade de noutra loja ou noutro dia encontrares um peixe ainda mais engraçado. Quanto a colónias de bactérias em frascos e sem oxigénio...é perfeitamente possivel....já que as bactérias na falta de alimento e/ou de condições conseguem entrar num estado de dormencia.... Existem medicamentos para consumo humano que são exactamente isso, bactérias dormentes... e atenção que neste estado de dormencia...as bactérias podem aguentar anos, séculos...até serem novamente activadas. Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
nunomiguel Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 atenção que neste estado de dormencia...as bactérias podem aguentar anos, séculos...até serem novamente activadas. Pedro, é verdade... :D Mas penso que os frascos devem ser armazenados num determinado "intervalo" de temperatura. Imagina, um frasco deve ficar armazenado num ambiente com temperatura de 15º e está num expositor numa loja, por exemplo, a 25º (debaixo de luzes, etc). Falta saber até que ponto estas temperaturas prejudicam ou não o que está dentro do frasco... banana rock Penso eu de que... :D :D Cumprimentos, Nuno
lazy Publicado: Setembro 22, 2004 Autor Publicado: Setembro 22, 2004 hoje foi 1 palhaço, eu sei k a parvoice foi minha e ja desconfiava do excesso d entradas juntas. eskecime foi d dizer 2 coisas k aconteceram, o primeiro a morrer foi a ampolaria, ee os peixes andam a respirar muito rapido, ontem a noite o botia tava no fundo a respirar muito rapido. apareceume uma espuma pegajosa no retorno d agua ao aqua, tudo em contacto kom ela fikava pegajoso, o tubo d ar, a maternidade... tirei o filtro d carvao k vem kom o eheim a pensar k era disso pois era para retitar ao fim d 1 semana e realmente desapareceu, mas agora, 1 semana dp apareceume d novo hoje, k será? obrigado pela ajuda e paciencia...
Recommended Posts