nf98977a Publicado Março 31, 2009 Share Publicado Março 31, 2009 Boas, esta noite fui presenteado no meu aqua comunitário de 240l( tenho 7 escalares juvenis/júniors, 7 corys, 16 neons, 3 danio zebra, 3 botia palhaço e 4 otos nesse aqua; bem como o casal de ramirezi), com uma desova do casal de rams. Foi a primeira vez, já andava desconfiado porque os via sempre muito juntos e quase sempre no mesmo local abrigado que tenho no aqua, originado pela junção duma anúbia num tronco. A minha dúvida é a seguinte, o que fazer com os ovos numa perspectiva de querer tentar levar esta postura a bom porto? Tenho várias hipóteses em mente: - Mudar a folha onde estão os ovos para uma maternidade (com um pouco de musgo de java) dentro desse mesmo aqua, partindo do principio que os ovos já estão fertilizados(desculpem a nabice, mas não sei muito bem se os ovos já são postos fertilizados); e depois alimentar os pequenos com micro vermes, artemia recem eclodida e/ou comida liquida com artemia da JBL. - Deixar os ovos eclodirem e depois tentar apanhar os alevins com uma seringa grande e pô-los na referida maternidade nas condições que já referi na hipótese anterior. - Mudar a folha onde estão os ovos para outro aqua, mas que tem diferentes parametros de água e onde só tenho camarões red cherry, mas temo que os pequenos não aguentem a mudança brusca para outro aqua diferente. Qual a hipótese mais viável? Ou será que há outras possibilidades que ainda não me ocorreram? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kaganisso Publicado: Abril 6, 2009 Share Publicado: Abril 6, 2009 Boas, na minha opinião deves pegar na folha onde estão os ovos dos Ram´s e po-los numa maternidade dentro do mesmo aquario visto ter os mesmos parametros de agua,temperatura etc,mas não esquecendo de pôr a maternidade num local onde haja circulação e areação na agua para os ovos não fungarem.Se não fizeres nada,os ovos vão acabar por serem comidos pelos outros peixes.Esta é a minha opnião, mas pode haver outra solução de que não me lembre agora! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fishersgheist Publicado: Abril 6, 2009 Share Publicado: Abril 6, 2009 boas amigo, olha na minha experiência com ram´s o meu conselho seria; arranjas uma caixa da vodafone e poes a boiar no aqua com agua do mesmo. colocas la a folha, umas 4 ou 5 gotas de azul de metileno e uma pedra difusora, mas q não provoque muita agitação na agua. esperas cerca de 3 dias e já vais começar a ver os rabitos a abanar, ai ao 6º dia começam a nadar e ai já tens de ter a artemia eclodida. a artemia tem de ser mesmo recem eclodida pois os ram´s nascem muito pequenos, os microvermes tambem são muito bons pois sendo um ser de agua doce aguentam muito tempo na agua dando assim tempo aos alevinos para comerem descansados e quando querem. não te esqueças de fazer uma muda de agua sempre no final do dia, pois supostamante é quando termina o periodo de alimentação e não convem deixar residuos. se tiveres alguma duvida não hesites em perguntar a malta. um abraço e boa sorte. David Carlos AQUALAND David Carlos E-mail Blog Aqualand Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts