Postura de ramirezi, dúvidas...

nf98977a

Recommended Posts

Boas, esta noite fui presenteado no meu aqua comunitário de 240l( tenho 7 escalares juvenis/júniors, 7 corys, 16 neons, 3 danio zebra, 3 botia palhaço e 4 otos nesse aqua; bem como o casal de ramirezi), com uma desova do casal de rams. Foi a primeira vez, já andava desconfiado porque os via sempre muito juntos e quase sempre no mesmo local abrigado que tenho no aqua, originado pela junção duma anúbia num tronco. A minha dúvida é a seguinte, o que fazer com os ovos numa perspectiva de querer tentar levar esta postura a bom porto? Tenho várias hipóteses em mente:

- Mudar a folha onde estão os ovos para uma maternidade (com um pouco de musgo de java) dentro desse mesmo aqua, partindo do principio que os ovos já estão fertilizados(desculpem a nabice, mas não sei muito bem se os ovos já são postos fertilizados); e depois alimentar os pequenos com micro vermes, artemia recem eclodida e/ou comida liquida com artemia da JBL.

- Deixar os ovos eclodirem e depois tentar apanhar os alevins com uma seringa grande e pô-los na referida maternidade nas condições que já referi na hipótese anterior.

- Mudar a folha onde estão os ovos para outro aqua, mas que tem diferentes parametros de água e onde só tenho camarões red cherry, mas temo que os pequenos não aguentem a mudança brusca para outro aqua diferente.

Qual a hipótese mais viável? Ou será que há outras possibilidades que ainda não me ocorreram?

Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião deves pegar na folha onde estão os ovos dos Ram´s e po-los numa maternidade dentro do mesmo aquario visto ter os mesmos parametros de agua,temperatura etc,mas não esquecendo de pôr a maternidade num local onde haja circulação e areação na agua para os ovos não fungarem.Se não fizeres nada,os ovos vão acabar por serem comidos pelos outros peixes.Esta é a minha opnião, mas pode haver outra solução de que não me lembre agora!

boas amigo, olha na minha experiência com ram´s o meu conselho seria;

arranjas uma caixa da vodafone e poes a boiar no aqua com agua do mesmo.

colocas la a folha, umas 4 ou 5 gotas de azul de metileno e uma pedra difusora, mas q não provoque muita agitação na agua.

esperas cerca de 3 dias e já vais começar a ver os rabitos a abanar, ai ao 6º dia começam a nadar e ai já tens de ter a artemia eclodida. a artemia tem de ser mesmo recem eclodida pois os ram´s nascem muito pequenos, os microvermes tambem são muito bons pois sendo um ser de agua doce aguentam muito tempo na agua dando assim tempo aos alevinos para comerem descansados e quando querem.

não te esqueças de fazer uma muda de agua sempre no final do dia, pois supostamante é quando termina o periodo de alimentação e não convem deixar residuos.

se tiveres alguma duvida não hesites em perguntar a malta.

um abraço e boa sorte.

David Carlos

AQUALAND

David Carlos

Blog Aqualand