nf98977a Publicado Março 31, 2009 Share Publicado Março 31, 2009 Boas, esta noite fui presenteado no meu aqua comunitário de 240l( tenho 7 escalares juvenis/júniors, 7 corys, 16 neons, 3 danio zebra, 3 botia palhaço e 4 otos nesse aqua; bem como o casal de ramirezi), com uma desova do casal de rams. Foi a primeira vez, já andava desconfiado porque os via sempre muito juntos e quase sempre no mesmo local abrigado que tenho no aqua, originado pela junção duma anúbia num tronco. A minha dúvida é a seguinte, o que fazer com os ovos numa perspectiva de querer tentar levar esta postura a bom porto? Tenho várias hipóteses em mente: - Mudar a folha onde estão os ovos para uma maternidade (com um pouco de musgo de java) dentro desse mesmo aqua, partindo do principio que os ovos já estão fertilizados(desculpem a nabice, mas não sei muito bem se os ovos já são postos fertilizados); e depois alimentar os pequenos com micro vermes, artemia recem eclodida e/ou comida liquida com artemia da JBL. - Deixar os ovos eclodirem e depois tentar apanhar os alevins com uma seringa grande e pô-los na referida maternidade nas condições que já referi na hipótese anterior. - Mudar a folha onde estão os ovos para outro aqua, mas que tem diferentes parametros de água e onde só tenho camarões red cherry, mas temo que os pequenos não aguentem a mudança brusca para outro aqua diferente. Qual a hipótese mais viável? Ou será que há outras possibilidades que ainda não me ocorreram? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Abril 1, 2009 Share Publicado: Abril 1, 2009 Viva, se deixares com os pais o mais certo é serem papados os ovos ou alevins. para eclodirem os ovos precisam de agua mole para não endurecerem e movimento de água para não ficarem fungados. Com água dura podem nascer também.. mas muito poucos. os fungos também podem ser reduzidos com azul de metileno ou folha de amendoeira. A maternidade de plástico tem os orifícios muito grandes.. eles saem...uma criadeira também não da...porque facilmente os peixes pousados no fundo são sugados. o melhor mesmo é a ultima opção... meteres num aqua só para eles ou partilhado com camarões cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nf98977a Publicado: Abril 1, 2009 Autor Share Publicado: Abril 1, 2009 (editado) Boas, os camarões não comem os ovos? E tenho também 5 otos no aqua para onde os estou a pensar mudar, também não dão problemas? Editado Abril 1, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
koyodu Publicado: Abril 1, 2009 Share Publicado: Abril 1, 2009 Se os deixas com os pais, nunca os vais ver nascer, são logo papados. Levar para um aqua com bons parametros e só para eles era a melhor solução CumprimentosRui Alves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Abril 1, 2009 Share Publicado: Abril 1, 2009 Viva, Não acho que comam os ovos... no entanto não te dou garantias.... turfa ajuda muito a água a ficar mole. Folha de amendoeira para os fungos... mas já se esta a fazer tarde... a postura já vai a meio... despacha-te se quiseres podes por dentro de uma maternidade na mesma para proteger os ovos cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nf98977a Publicado: Abril 1, 2009 Autor Share Publicado: Abril 1, 2009 (editado) A turfa é a mesma turfa que se poe como substrato; e onde a ponho ? Editado Abril 3, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoDomingos Publicado: Abril 1, 2009 Share Publicado: Abril 1, 2009 (editado) Por acaso tambem tinha essa impressão... acho que há aqui algum equivoco... Editado Abril 3, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário O MEU AQUA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Abril 2, 2009 Share Publicado: Abril 2, 2009 Viva, Os Rams são péssimos pais... é raro acertarem uma criação à primeira... costumam comer logo os ovos... após umas quantas posturas e mais experiência, eles podem voltar a comer os alevins...principalmente as fêmeas quando querem voltar a fazer nova postura...que é passado muito pouco tempo mesmo. Por isso é que é preferível fazer a separação dos pais e ovos. A turfa tem muito mais eficiência quando colocada no filtro. É própria para filtragem. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Abril 2, 2009 Share Publicado: Abril 2, 2009 Os Rams são péssimos pais... Os Rams são péssimos pais exactamente porque há gerações e gerações que as estirpes de aquário, para melhorar a produtividade dos casais, os alevins e mesmo os ovos são retirados aos pais não lhes dando a chance de o serem... e a aprendizagem não é feita pelos alevins. A fêmeas habituam-se, geração atrás de geração, a fazer posturas sucessivas sem nunca terem que se preocupar com a prole (que aliás é maioritariamente cuidada pelo macho). Duvido que com Rams selvagens isso aconteça... mas, espero, em breve darei notícias a esse respeito. Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nf98977a Publicado: Abril 2, 2009 Autor Share Publicado: Abril 2, 2009 (editado) Tendo eu um casal formado, pelo menos assim parece; pois efectuaram uma postura. Qual o tempo provável que demorem a fazer nova postura? E, já agora quanto tempo demoram os ovos a eclodir? Editado Abril 3, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Abril 3, 2009 Share Publicado: Abril 3, 2009 (editado) Isso depende de uma data de variáveis que não é possível estimar... farão a nova postura quando lhes apetecer e quem disser mais que isto está a dar-te conversa. Quanto ao tempo de eclosão dos ovos, ele está dependente da temperatura. A 29ºC (temperatura que desaconselho por acelerar demasiado o metabolismo de peixes que, já de si, têm vida curta) os ovos demoram perto de 2 dias a eclodir, aumentando o tempo consoante a temperatura for mais baixa. Editado Abril 3, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessária Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts