Recommended Posts

Publicado

Comprei umas sementes de nenúfar no ebay, alguém sabe como se faz para germinarem? Semeiam-se directamente no local onde quero que fique o nenúfar, onde num recipiente á parte e depois transplanto?

Publicado:

Deverás ter que germiná-las à parte e depois transplantar. Parece-me difícil de controlar o processo de germinação no laguito onde queres instalar as plantas.

Tens imagens do que compraste ou podes deixar algum link?

Publicado:

Penso que terás comprado sementes de lotus e não de nenufar tipico? Sabes o nome da especie?

Quase todos os nenufares que se encontram em lago de jardim são hibridos estéreis: não se reproduzem por sementes.

No caso das sementes de lotus tens que fazer um pequeno buraco numa estremidade e depois colocas num recipente com 3 ou 4 cm de água. Quando aparecerem as folhas flutuantes vais aumentando semanalmente a altura da água.

Miguel

Comprei umas sementes de nenúfar no ebay, alguém sabe como se faz para germinarem? Semeiam-se directamente no local onde quero que fique o nenúfar, onde num recipiente á parte e depois transplanto?
Publicado:

Carlos,

Nunca eclodi sementes de nenufar mas o que eu faria seria:

1- Usar um vaso de plantas, não furado, ou um tabuleiro.

2- Colocar 6 cm de terra para jardim molhada, inserir água e despejá-la depois para remover a matéria flutuante

3- Espalhar as sementes e colocar um pouco de terra molhada por cima, numa camada muito fina, com menos de 0.5 cm de espessura, apenas o suficiente para segurar as sementes.

3- Colocar 2 ou 3 cm de água, cuidadosamente, para não agitar a terra. O nivel de água pode ser mantido constante colocando uma garrafa de plástico voltada ao contrário e "afinando".

4- Colocar o vaso num local relativamente quente e com alguma luz, por exemplo, numa marquize.

5- Assim que asas plantinhas começarem a crescer convirá ir subindo o nivel da água. Quando as plantas tiverem uns 12 cm e várias folhas podem ser transplantas para vasos individuais, com terra para plantas e uma pequena camada de areão por cima. Enterrar apenas as raizes, de forma a que o caule fique pelo menos 1 cm a "flutuar" acima do areão.

Boa sorte,

Miguel

Recebi as sementes hoje, e devem ser mesmo de nenúfar, porque mais parecem sementes de salsa.
Publicado:

Boas

Se as sementes são realmente pequenas não as deves enterrar. Pegas num vazo enches de terra húmida (não demasiado molhada), "remexes" a terra ligeiramente e espalhas as sementes por cima.

Não é a minha especialidade mas a minha irmã adora espécies exoticas e quando as sementes são muito pequenas ela faz usa este método.

Segundo ela não se deve colocar terra por cima porque a semente pode não conseguir germinar e a terra não pode estar muito molhada senão a semente apodrece.

Cumps

Marta

Publicado:

Eu seguía as indicações do Miguel... creio ser a melhor forma de germinar e garantir a humidade necessária à planta.

Já agora, a julgar pela flor, parece tratar-se de Nymphea sulfurea.

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Fiz como disse a "martafx", obrigado pela dica :transport027: .

Agora é esperar...depois digo como correu.

Já agora, quato tempo demoram a germinar +-?

• 1 mês depois...
Publicado:

Já passou algum tempo e parece-me que germinou uma única semente, mas é algo tão pequenino, que não sei se dá alguma coisa.

Conclusão, comprar sementes de nenúfar não, talvez as de lótus como dizem, ei de comprar para exprimentar.