carlosribeiro Publicado Março 31, 2009 Publicado Março 31, 2009 Comprei umas sementes de nenúfar no ebay, alguém sabe como se faz para germinarem? Semeiam-se directamente no local onde quero que fique o nenúfar, onde num recipiente á parte e depois transplanto?
Ricardo Monteiro Publicado: Março 31, 2009 Publicado: Março 31, 2009 Deverás ter que germiná-las à parte e depois transplantar. Parece-me difícil de controlar o processo de germinação no laguito onde queres instalar as plantas. Tens imagens do que compraste ou podes deixar algum link?
Miguel Figueiredo Publicado: Março 31, 2009 Publicado: Março 31, 2009 Penso que terás comprado sementes de lotus e não de nenufar tipico? Sabes o nome da especie? Quase todos os nenufares que se encontram em lago de jardim são hibridos estéreis: não se reproduzem por sementes. No caso das sementes de lotus tens que fazer um pequeno buraco numa estremidade e depois colocas num recipente com 3 ou 4 cm de água. Quando aparecerem as folhas flutuantes vais aumentando semanalmente a altura da água. Miguel Comprei umas sementes de nenúfar no ebay, alguém sabe como se faz para germinarem? Semeiam-se directamente no local onde quero que fique o nenúfar, onde num recipiente á parte e depois transplanto?
GuilhermeVFX Publicado: Março 31, 2009 Publicado: Março 31, 2009 as semesntes de nenufares sao minusculas, nunca consegui germinar, ja as de lotus tem uma taxa de exito muito grande
carlosribeiro Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 http://global.ebay.com/NENUFAR_AMARILLO_-_...0397380802/item O recipiente, basta ter água e nenhum substrato?
carlosribeiro Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Recebi as sementes hoje, e devem ser mesmo de nenúfar, porque mais parecem sementes de salsa.
Miguel Figueiredo Publicado: Abril 3, 2009 Publicado: Abril 3, 2009 Carlos, Nunca eclodi sementes de nenufar mas o que eu faria seria: 1- Usar um vaso de plantas, não furado, ou um tabuleiro. 2- Colocar 6 cm de terra para jardim molhada, inserir água e despejá-la depois para remover a matéria flutuante 3- Espalhar as sementes e colocar um pouco de terra molhada por cima, numa camada muito fina, com menos de 0.5 cm de espessura, apenas o suficiente para segurar as sementes. 3- Colocar 2 ou 3 cm de água, cuidadosamente, para não agitar a terra. O nivel de água pode ser mantido constante colocando uma garrafa de plástico voltada ao contrário e "afinando". 4- Colocar o vaso num local relativamente quente e com alguma luz, por exemplo, numa marquize. 5- Assim que asas plantinhas começarem a crescer convirá ir subindo o nivel da água. Quando as plantas tiverem uns 12 cm e várias folhas podem ser transplantas para vasos individuais, com terra para plantas e uma pequena camada de areão por cima. Enterrar apenas as raizes, de forma a que o caule fique pelo menos 1 cm a "flutuar" acima do areão. Boa sorte, Miguel Recebi as sementes hoje, e devem ser mesmo de nenúfar, porque mais parecem sementes de salsa.
martafx Publicado: Abril 3, 2009 Publicado: Abril 3, 2009 Boas Se as sementes são realmente pequenas não as deves enterrar. Pegas num vazo enches de terra húmida (não demasiado molhada), "remexes" a terra ligeiramente e espalhas as sementes por cima. Não é a minha especialidade mas a minha irmã adora espécies exoticas e quando as sementes são muito pequenas ela faz usa este método. Segundo ela não se deve colocar terra por cima porque a semente pode não conseguir germinar e a terra não pode estar muito molhada senão a semente apodrece. Cumps Marta
Ricardo Fonseca Publicado: Abril 3, 2009 Publicado: Abril 3, 2009 Eu seguía as indicações do Miguel... creio ser a melhor forma de germinar e garantir a humidade necessária à planta. Já agora, a julgar pela flor, parece tratar-se de Nymphea sulfurea. Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
carlosribeiro Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 Fiz como disse a "martafx", obrigado pela dica . Agora é esperar...depois digo como correu. Já agora, quato tempo demoram a germinar +-?
Nuno Toste Publicado: Abril 4, 2009 Publicado: Abril 4, 2009 Em 1 semana es capaz de ver alguma coisa ( ou nao). Cumprimentos do Nuno Toste
carlosribeiro Publicado: Maio 5, 2009 Autor Publicado: Maio 5, 2009 Já passou algum tempo e parece-me que germinou uma única semente, mas é algo tão pequenino, que não sei se dá alguma coisa. Conclusão, comprar sementes de nenúfar não, talvez as de lótus como dizem, ei de comprar para exprimentar.
Recommended Posts