sfmaximo Publicado Março 31, 2009 Publicado Março 31, 2009 Olá a todos Já n sou bem um iniciante na aquariofilia...é mais...um novato de longo prazo. De qq maneira voltei a interessar-me bastante pelo hobbie e gostava de montar novamente um aquario de 60x30x30cm. A minha ideia seria um plantado e estava a pensar utilizar plantas pequenas de rasteiras onde as condições de manutenção não fossem superiores ao grau médio, pq acho q ainda n tenho experiência suficiente para mais. Enfim...começando por partes: Já tenho iluminação adequada respeitanto aproximadamente a relação 1L/1W Preciso de ajuda quanto ao substrato, já li bastantes abordagens a este tema mas continuo com algumas duvidas, gostava de saber qual o tipo mais indicado para a plantação sugerida em cima? Filtragem estava a pensar adquirir um filtro da heim 2213, penso q seria o mais indicado. Para as plantas tinha pensado em plantas rasteiras ou de pequena dimensão como: Echinodorus tenellus Cryptocoryne parva Cryptocoryne wendtii ''green'' Eleocharis parvula Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' Pogostemon helferi Sagittaria subulata Gostava que dessem alguns aconselhamentos sobre este tema. CO2 vou-me ficar pelo caseiro por agora. Bom finalizando, peço alguns aconselhamentos especialmente sobre o tema "substrato. Obrigado e cumprimentos a todos.
Jorge Oliveira Publicado: Março 31, 2009 Publicado: Março 31, 2009 Na secção "plantas" podias ter opiniões muito mais bem formadas que cá :D pede para te moverem o tópico para lá. É a única ajuda que posso dar,lamento mas eu e as plantas não nos damos bem:? O meu feedback
sfmaximo Publicado: Março 31, 2009 Autor Publicado: Março 31, 2009 Bem então e como faço para transferirem este post para a secção plantas?
nmartinez Publicado: Março 31, 2009 Publicado: Março 31, 2009 Bem então e como faço para transferirem este post para a secção plantas? O moderador das Plantas é o Fernando Freire. Se não for movido, pede-lhe directamente por MP. Acho que podes fazer isso. Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback
Jorge Oliveira Publicado: Março 31, 2009 Publicado: Março 31, 2009 Clicando no botão "alertar" qualquer moderador geral pode mover o tópico ou então o William ou o João Teixeira que são os moderadores desta secção.Os de plantas não conseguem fazer aqui nada,creio eu. O meu feedback
sfmaximo Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 Obrigado a todos... Agora que já esta no sitio certo...se alguem puder fornecer uns conselhos sobre as minhas questões e duvidas...agradecia muito. Obrigado mais uma vez e cumprimentos
Miguel Reis Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 Como isso é tudo plantas de enraizamento apostava num bom substrato fértil e na bela da Akadama. A Akadama facilita o enraizamento das plantas. Marcas e qualidades só depende da tua carteira.. O que pensas/podes gastar nesta brincadeira? Cumps
sfmaximo Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 Substrato fértil do género powersand? Já agora quais seriam as minhas hipóteses neste caso? Por exemplo um substrato do género da marca ADA aquasoil chegaria? Ou seja n seria necessário mais nada ou teríamos sempre de acrescentar o Powersand? Desculpem mas já vi neste fórum inúmeras maneiras de se instalarem substratos, que acabei por ficar um pouco na dúvida! Gostava de saber o mais indicado para as minhas pretensões. Cumprimentos
Miguel Reis Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 O Aquasoil da ADA nunca poderá fazer de substrato fértil! Caso possas gastar, aconselharia a compra de PowerSand Special e Aquasoill ambos da ADA. Caso não possas gastar muito, PowerSand Special e Akadama. Cumps
sfmaximo Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 Obrigado pelos esclarecimentos Mas não existem outras marcas ou possibilidades para instalar um substrato fértil?
Miguel Reis Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 Existe, sim. Talvez seja é melhor meter farinha dos bolos que sai mais barato... Cumps
canhake Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 Existe, sim. Talvez seja é melhor meter farinha dos bolos que sai mais barato... Cumps ??? Então quer dizer que a ADA é uma excelente marca, e o resto "não presta"? Como deves saber nem todos têm possibilidades de comprar produtos da ADA (eu não posso) e tu dizes que mais vale meter farinha dos bolos do que outro substracto fértil que não o ADA?! Se foi isso que quiseste dizer com esse comentário, não estava nada á espera... Sobretudo de alguém experiente como tu. Relativamente ao tópico, tal como o Miguel Reis disse, essas plantas, na sua maioria, são plantas que absorvem nutrientes pelas raízes, pelo que vale a pena investir num substracto fértil. Se tiverres possibilidades de optar pelo tal aquasoil e powersand, força, pois parece ser muito bom( não tenho experiência nele). Se não, tens outras hipótesses. Até agora só usei FloreDepot da SERA, e tenho dado muito bem. Atenção que não podes usar apenas substracto fértil... Tens de ter sempre um substracto inerte por cima do fértil. Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone
Miguel Reis Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 (editado) Pois é canhake, não me vou desculpar para ficar bem visto.. mas pensei na palavra "alguns" e esqueci-me de a escrever.. E pelos vistos faz muita diferença. De qualquer das maneiras, não posso dizer que só ADA é que é bom pois sou suspeito ao dizê-lo, visto ter tido má experiência com a qualidade da ADA. :D EDIT: Se não, tens outras hipótesses. Até agora só usei FloreDepot da SERA, e tenho dado muito bem. Experimenta usar o PowerSand e vê a duração e o poder que tem comparado com o FloreDepot. Cumps Editado Abril 1, 2009 por Miguel Reis
canhake Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 Pois é canhake, não me vou desculpar para ficar bem visto.. Orgulhoso Saber quando se erra é uma grande virtude :D Experimenta usar o PowerSand e vê a duração e o poder que tem comparado com o FloreDepot. Estou com fé de vir a usar... Mas até lá ainda faltam uns anitos... Quando tiver uma "bacia" maiorzita logo se vê. Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone
sfmaximo Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 ...Bem, como com todos os produtos comercializados que tem possibilidade de mercado, surgem sempre alternativas, melhores ou piores, mais baratas ou mais caras...chama-se a lei da concorrência...logo não acredito que relativo a este produto seja diferente. A minha questão é um pouco obvia, n desdenho das possibilidades da PowerSand, se é ou n o melhor substrato fértil do mercado, simplesmente como todos os compradores, gosto de saber as minhas alternativas, e com base na informação recolhida, fazer os meus julgamentos, tendo como relação "qualidade/custo". Para isso peço ajuda a voçês q terão muito mais experiência na matéria e acredito q o q para uns será melhor para outros n será assim tão vantajoso...logo seja powersand, FloreDepot, outro marca qq...ou mesmo farinha de trigo ou milho...espero pela opinião de todos. obrigado e cumprimentos
sfmaximo Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 Olá a todos Alguem já experimentou esta marca "JBL aquabasis" para substrato fértil? Sabem se vale a pena? Cumprimentos
Recommended Posts