Começar de novo


sfmaximo

Recommended Posts

Olá a todos

 

Já n sou bem um iniciante na aquariofilia...é mais...um novato de longo prazo. De qq maneira voltei a interessar-me bastante pelo hobbie e gostava de montar novamente um aquario de 60x30x30cm.

A minha ideia seria um plantado e estava a pensar utilizar plantas pequenas de rasteiras onde as condições de manutenção não fossem superiores ao grau médio, pq acho q ainda n tenho experiência suficiente para mais.

 

Enfim...começando por partes:

 

Já tenho iluminação adequada respeitanto aproximadamente a relação 1L/1W

 

Preciso de ajuda quanto ao substrato, já li bastantes abordagens a este tema mas continuo com algumas duvidas, gostava de saber qual o tipo mais indicado para a plantação sugerida em cima?

 

Filtragem estava a pensar adquirir um filtro da heim 2213, penso q seria o mais indicado.

 

Para as plantas tinha pensado em plantas rasteiras ou de pequena dimensão como:

Echinodorus tenellus

Cryptocoryne parva

Cryptocoryne wendtii ''green''

Eleocharis parvula

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

Pogostemon helferi

Sagittaria subulata

Gostava que dessem alguns aconselhamentos sobre este tema.

 

CO2 vou-me ficar pelo caseiro por agora.

 

Bom finalizando, peço alguns aconselhamentos especialmente sobre o tema "substrato.

Obrigado e cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na secção "plantas" podias ter opiniões muito mais bem formadas que cá :D pede para te moverem o tópico para lá.

É a única ajuda que posso dar,lamento mas eu e as plantas não nos damos bem:?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então e como faço para transferirem este post para a secção plantas?

 

O moderador das Plantas é o Fernando Freire.

Se não for movido, pede-lhe directamente por MP.

Acho que podes fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Clicando no botão "alertar" qualquer moderador geral pode mover o tópico ou então o William ou o João Teixeira que são os moderadores desta secção.Os de plantas não conseguem fazer aqui nada,creio eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como isso é tudo plantas de enraizamento apostava num bom substrato fértil e na bela da Akadama. A Akadama facilita o enraizamento das plantas.

 

Marcas e qualidades só depende da tua carteira.. O que pensas/podes gastar nesta brincadeira?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato fértil do género powersand?

Já agora quais seriam as minhas hipóteses neste caso?

 

Por exemplo um substrato do género da marca ADA aquasoil chegaria? Ou seja n seria necessário mais nada ou teríamos sempre de acrescentar o Powersand?

Desculpem mas já vi neste fórum inúmeras maneiras de se instalarem substratos, que acabei por ficar um pouco na dúvida!

Gostava de saber o mais indicado para as minhas pretensões.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquasoil da ADA nunca poderá fazer de substrato fértil! Caso possas gastar, aconselharia a compra de PowerSand Special e Aquasoill ambos da ADA. Caso não possas gastar muito, PowerSand Special e Akadama.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe, sim. Talvez seja é melhor meter farinha dos bolos que sai mais barato...

 

Cumps

 

???

Então quer dizer que a ADA é uma excelente marca, e o resto "não presta"?

Como deves saber nem todos têm possibilidades de comprar produtos da ADA (eu não posso) e tu dizes que mais vale meter farinha dos bolos do que outro substracto fértil que não o ADA?!

Se foi isso que quiseste dizer com esse comentário, não estava nada á espera... Sobretudo de alguém experiente como tu.

 

Relativamente ao tópico, tal como o Miguel Reis disse, essas plantas, na sua maioria, são plantas que absorvem nutrientes pelas raízes, pelo que vale a pena investir num substracto fértil. Se tiverres possibilidades de optar pelo tal aquasoil e powersand, força, pois parece ser muito bom( não tenho experiência nele).

Se não, tens outras hipótesses. Até agora só usei FloreDepot da SERA, e tenho dado muito bem.

Atenção que não podes usar apenas substracto fértil... Tens de ter sempre um substracto inerte por cima do fértil.

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é canhake, não me vou desculpar para ficar bem visto.. mas pensei na palavra "alguns" e esqueci-me de a escrever.. E pelos vistos faz muita diferença. :P

 

De qualquer das maneiras, não posso dizer que só ADA é que é bom pois sou suspeito ao dizê-lo, visto ter tido má experiência com a qualidade da ADA. :D

 

EDIT:

 

Se não, tens outras hipótesses. Até agora só usei FloreDepot da SERA, e tenho dado muito bem.

 

Experimenta usar o PowerSand e vê a duração e o poder que tem comparado com o FloreDepot. :(

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é canhake, não me vou desculpar para ficar bem visto..

Orgulhoso :P

Saber quando se erra é uma grande virtude :D

Experimenta usar o PowerSand e vê a duração e o poder que tem comparado com o FloreDepot. :(

 

Estou com fé de vir a usar... Mas até lá ainda faltam uns anitos...

Quando tiver uma "bacia" maiorzita logo se vê.

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Bem, como com todos os produtos comercializados que tem possibilidade de mercado, surgem sempre alternativas, melhores ou piores, mais baratas ou mais caras...chama-se a lei da concorrência...logo não acredito que relativo a este produto seja diferente. A minha questão é um pouco obvia, n desdenho das possibilidades da PowerSand, se é ou n o melhor substrato fértil do mercado, simplesmente como todos os compradores, gosto de saber as minhas alternativas, e com base na informação recolhida, fazer os meus julgamentos, tendo como relação "qualidade/custo". Para isso peço ajuda a voçês q terão muito mais experiência na matéria e acredito q o q para uns será melhor para outros n será assim tão vantajoso...logo seja powersand, FloreDepot, outro marca qq...ou mesmo farinha de trigo ou milho...espero pela opinião de todos.

 

obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais