altura da iluminação


Recommended Posts

Estou com dúvidas sobre a altura a que deve estar a iluminação (HQI 150). Quando montei o aquário (90cm larg. x 60 cm alt.) li que não devia ser colocada a menos de 30 cm da linha de água. Foi o que fiz, mas tenho tido maus resultados com corais duros qdo colocados do meio para baixo do aquário.

Há alguma verdade qto à altura de luz mínima ? HAverá algum problema se a colocar a 6-10 cm da linha de água ?

A mudança da altura de luz implica refazer toda a estrutura, por isso queria ter algumas certezas.

Quem pode ajudar ?

Obg

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor opção seria, na minha opinião, mudar de 150W para 250W. O meu aquário tem 45cm de altura e tenho um projector de 250W exactamente à mesma altura que está o teu, 30cm e garanto-te que não é luz a mais.

Podes, com o teu esquema actual, descer mais 10cm o projector e controlar a temperatura da água com uma ventoínha de computador que eventualmente poderá subir devido à proximidade do projector com a superfície da água.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pterois,

 

Não me parece que o problema esteja na iluminação, 30cm é a altura recomendada. Se colocares o projector mais baixo o cone de luz emitido por este vai diminuir e o calor transferido para a água vai aumentar, para além de que a manutenção de um aquário com um projector a 10cm da água é uma chatice e um perigo. Aproveito para questionar há quanto tempo tens o aquário montado? Tens escumador? Quantos kg de RV (rocha viva) tens? Qual a movimentação de água dentro do aquário? Com que periodicidade fazes TPA (trocas periódicas de água)? Quais os parâmetros químicos da água? Quais foram as espécies de corais duros que introduziste e se deram mal? É necessária mais informação para tentar perceber onde é que as coisas correram menos bem.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e pelos conselhos

 

Quanto às questões do Alexandre:

 

Aproveito para questionar há quanto tempo tens o aquário montado? Tens escumador? Quantos kg de RV (rocha viva) tens? Qual a movimentação de água dentro do aquário? Com que periodicidade fazes TPA (trocas periódicas de água)? Quais os parâmetros químicos da água? Quais foram as espécies de corais duros que introduziste e se deram mal?

 

Este aquário está montado há cerca de ano e meio (é um Percula 90 - +/- 275 lts ); ; Tem escumador; Não sei exactamente qtos kgs de RV tenho pq fui adicionando gradualmente, mas é quase toda a rocha que tenho no aq.; aumentei a movimentação de água que vinha de origem e está em 4.600 lts h (admitindo que as bombas debitam o que dizem...) dkh 9, ph 8, Nitritos e nitratos quase a 0. Já agora, densidade 1.025. TPA tenho feito menos do que devia.. confesso. No entanto a ideia é cumprir mudas quinzenais de 10 a 20 lts Recentemente comecei a usar água natural (aconselho a "praia " do Mexilhoeiro no Guincho onde o mar mto batido e á água tem óptimas condições)

Corais que tiveram problemas: Euphyila, Montipora, Trachiphylia geoffrei e, agora, uma Galaxea que está em regressão. De duros, tenho ainda 2 Caulastreas em perfeitas condições (curiosamente, ou talvez não, estão do meio para cima do aquário, daí a minha questão inicial). Os moles estão todos bem, mas isso é normal.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se houve confusão com o que eu disse mas não ponhas o projector a 10 cm da água. Podes, na minha opinião, descê-lo 10cm de modo a que fique a 20cm da superfície da água.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pterois,

 

Pelas tuas informações de facto parece tudo estar em ordem. Em relação aos corais com que tiveste problemas nenhuma das espécies indicadas me parece muito exigente em termos de sobrevivência em aquário de recife. Levanto apenas aqui mais algumas hipóteses e questões para te ajudar a resolver o problema: 1) tempo de vida que as lâmpadas hqi têm, o espectro destas ao fim de 1 ano perde muitas qualidades, podes experimentar trocar as tuas lâmpadas (calculo que tenham cerca de ano e meio); 2) as bombas que contribuem para a movimentação de água no aquário podem não estar bem posicionadas, estas devem estar próximo da superfície em lados opostos do aquário, os seus fluxos devem estar orientados de forma a criarem um fluxo total turbulento / desordenado; 3) quando fizeres as tpa aproveita para remover os sedimentos que se acumulam na RV e que asfixiam o trabalho das bactérias que lá existem; 4) tens osmose? 5) costumas dosear Kalkwasser para compensar a água evaporada; 6) no momento em que adquiriste os corais estes apresentavam-se de boa saúde? Os corais são muito sensíveis a infecções que podem ser causadas por mau manusemanento ou por estarem constantemente a cair do seu local no aquário.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, obg pelas dicas

 

Quanto às questões colocadas, estou a equacionar trocar a lâmpada e a ideia era passar a HQI a 250. Tenho que ver como fazer pq implica outra reactãncia e ligações novas. As bombas estão à superfície e sim, tenho osmose e uso kalk (embora qdo perdi a euphyllia ainda não o estivesse a fazer).

Tenho 3 das bombas à superfície (ontem comprei mais uma maxijet 1100/h e aumentei a circulação total para 5.700/h).

Vamos ver se as coisas melhoram

Abraços

João

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pterois, eu comprei um Percola 90 há cerca de 2 meses e já agora gostava de saber se estás satisfeito com ele.

 

Vou fazer um post novo aki porque tenho muitas dúvidas, e aí se quiseres poedrás ver fotos do meu.

 

Cumps,

 

ZiGeN !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zigen,

 

Se fosse hoje, não o teria comprado e preferia montar um peça a peça. Mas na altura....não sabia ainda menos que sei hoje.

Se quiseres trocar ideias específicas sobre o percula, envia-me uma mp.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais