Fertilização..duvidas!


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas

Estou com umas dúvidas e gostava da opinião aqui do pessoal…

 

Tenho um aquário com sensivelmente de 270 l reais. Tem sido um aquário digno dos trabalhos de Hércules tal é a quantidade de azares q lhe têm acontecido… Já se passou um pouco de tudo e a última e pior foi a morte de quase todos os habitantes (incluindo 5 discos, 2 casais a desovarem semanalmente, só sobrou uma cory albina), pelo facto de no espaço de uma tarde se ter despejado acidentalmente uma garrafa de 2kg de co2 lá para dentro.

 

Mas aparte disso, depois de uma luta interminável com cianobactérias, que consegui eliminar quase como por magia com uma resina para silicatos, tinha tentado de tudo e no fim era esse o problema a água de rede tinha excesso de silicatos, a coisa parece estar a entrar nos eixos. ;)

 

Então é assim:

Setup:

>Comp – 157cm; Altura (coluna de água) – 45cm; Largura – 37cm

>2 filtros eheim, 2217 e 2213

>4*80w 2 de 10000k e 2 de 6500k – 10000k + 6500k - ligadas 8h/dia

10000k + 6500k - ligadas 3h/dia

>Injecção CO2 8h/dia, solenoide sincronizada com a iluminação

>Testes – Amónia e nitritos - 0 ppm

pH – 7

Nitratos – 5 ppm

Fosfatos – 0,5 ppm

>Fauna – uma corydora albina

>Flora – bem, n sei…fui comprando e devia ter perguntado o nome e apontado. Mas actualmente esta a ficar “bem recheado”. Sei que tenho algumas espécies pouco exigentes, como valisnerias, anubias, higrofilas, cambombas, mas outras n sei … Sei é que algumas espécies estão a puxar para o vermelho. (o que dá um aspecto bem engraçado)

 

Depois deste testamento todo as minhas questões são:

 

1 – Neste momento está tudo a desenvolver-se bem e tenho deste fds começar com as podas, devo começar com alguma fertilização ou espero ate verificar alguma diminuição no crescimento?

 

2 – Só estou fisicamente ao pé do aquário ao fim de semana. Tenho lido que o pessoal costuma fazer as fertilizações diáriamente ou bidiáriamente de fertilizantes individuais. No meu caso é totalmente impossível. Como contornar o problema? Existe algum produto que permita um tipo de fertilização semanal e que permita suprir na generalidade as necessidades das plantas? Que aconselham?

 

3- Que testes devo comprar, em termos de nutrientes, para fazer o controlo, sabendo de antemão que só vou fertilizar semanalmente?

 

 

Obrigado a todos.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens sempre os doseadores de liquidos... mesmo estando longe...a dose diaria entra sempre... os ajustes, são aos fins de semana.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

com essa luz toda e co2... elas consomem muitos nutrientes..por isso tens que os por... se não podes fertilizar com líquidos diariamente podes meter um substrato rico em nutrientes... mas estes podem-se acabar passado não muito tempo... se só tens uma cory... nao deverás ter grandes níveis de nitratos e fosfatos... por isso vai-te faltar muita coisa na água.. se conseguires fertilizar duas vezes por semana deve ser suficiente... não convém é abusares dos fosfatos e micros... é uma questão de experimentares...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais