jmatos Publicado Março 30, 2009 Publicado Março 30, 2009 Boas Arranjei uma videira... já pesquisei no forum e arranjei 1000 post' s sobre o assunto. Mas continuo com uma duvida... a videira estava viva ...logo verde por dentro. Tenho que a secar 1º ? Ou basta seguir os passas descriminados nos post's? A minha duvida é se estar de molho 5 dias o 'seca' / 'mata' ou se tenho de deixar ao sol.... se deixar ao sol antes do tratamento ou depois ? Não massacrem com o procurar não custa... pois eu procurei Um abraço Jorge Citar
barrocas Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 Boas Arranjei uma videira... já pesquisei no forum e arranjei 1000 post' s sobre o assunto. Mas continuo com uma duvida... a videira estava viva ...logo verde por dentro. Tenho que a secar 1º ? Ou basta seguir os passas descriminados nos post's? A minha duvida é se estar de molho 5 dias o 'seca' / 'mata' ou se tenho de deixar ao sol.... se deixar ao sol antes do tratamento ou depois ? Não massacrem com o procurar não custa... pois eu procurei Um abraço Jorge Acho que devías ter procurado melhor Agora a sério. Penso que vais ter que a deixar secar ao sol. A pressa é a tua inimiga. Mas espera pelas respostas dos "profissionais", pois eu não tenho nenhuma experiência nisso. Só mesmo umas luzinhas de natal Cumps Citar JC
A. Ferreira Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 Tem que se deixar secar muito bem, eu uma vez o que fiz para acelerar o processo foi meter uma dentro do forno da cozinha..................LOL Abraço Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
sportcv Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 Boas, olha eu tenho 3 estacas de videira neste momento, uma seca (de 0,50m) e duas "verdes" (uma de 1m e outra de 0,50m), e devido à sua dimensão, não as consigo nem secar no forno, nem "cozê-las" na panela... então resolvi arriscar e colocá-las no aqua... a seca já estava de molho há quase 2 meses (para a afogar) e as verdes, estiveram de molho 2 ou 3 dias... depois de raspadas e limpas (c/maquina de alta pressão) coloquei-as no aqua... mas deu asneira. Ao fim de 2 dias as verdes, largaram uma especie de alga gelatinosa, que invadiu o aquario todo... fiz TPA's mas não resultou... estranhamente não afectou a fauna, mas o aqua ficou com um aspecto horroroso... parecia uma aqua fantasma. neste momento, esta tudo de molho num recepiente enorme, em agua c/ cloro, lixivia e sal grosso... vai ficar assim uma semana... depois voltam de molho mais duas semanas em agua simples com mudas de 5 em 5 dias!!! No final, ou seja daqui a 3 semanas, voltam a ser limpas com a maq de alta pressão e aí experimento colocá-las de novo no aqua... não sei, qual o resultado daqui a 3 semanas... mas fica o relato da experiência, para que não faças o mesmo que eu... um abraço Sportcv Citar Webraço para todos Sportcv
Jorge Oliveira Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 Uma das regras para se usar a madeira dentro do aquário é estar bem seca caso contrário terá a tendência a apodrecer dentro do aquário.Pode-se meter num forno a sacar ou então ao sol ou caso não dê nenhuma dessas opções é escolher outra mas bem seca :D Citar O meu feedback
hmsa Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 boas e mesmo depois de bem secas ainda vao largar essa alga gelatinosa. mas é inofensiva e desaparece com o tempo. alguns peixes ate apreciam e as ampularias tambem Citar HENRIQUE ANTONIO
jmatos Publicado: Março 30, 2009 Autor Publicado: Março 30, 2009 Obrigado a todos vou tentar secar não vá o diabo tece-las e só depois fazer a histório do sal e deixar de molho...cheira-me que para agosto deve ficar pronta. Citar
JCalheiros Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Boas, Eu no meu aqua tenho uma videira com mais de 1m de comprimento. O tratamento que teve dado o tamanho, foi passarum verão ao sol, ter apanhado umas valentes camadas de geada... Posto esta fase, limpei-a toda (casca exterior) e mergulhei-a aos poucos em água bastante quente e com bastante sal. Repeti o processo várias vezes e terminei levando a cepa ao chuveiro onde lhe passei água bastante quente. Ao colocar no áqua o único problema que tive foi ter a cepa 15 dias a flutuar... Situação que resolvi amarrando umas pedras a alguns pontos mais escondidos para não se ver mt.... De referir que todo este processo me levou vários e largos meses......... Cumps a todos Citar
Recommended Posts