pmgfc Publicado Março 30, 2009 Publicado Março 30, 2009 (editado) Boas, Há dois dias atrás deparei-me com uma especie de centopeia/minhoca a espreitar da rocha viva... Tinha 3 antenas brancas e um risco branco ao longo de todo o corpo. O corpo é cinzento meio translúcido e daquilo que eu vi, parece-me muito comprida... Não tem nem tipo de pelugem como as fireworms... Andei a investigar no google e aqui no forum também e não consegui encontrar nenhuma referencia daquilo que vi... Ontem estive sentado umas horas com a camera em punho a ver se conseguia tirar alguma foto, mas n consegui, ao minimo movimento o gajo enfia-se instantaneamente dentro da rocha viva. O pior é que a minha mulher já me disse que viu outra noutro local do aquario. Eu tenho um nano reef de 130 litros (praí uns 120 uteis) e começo a ficar preocupado se isto é uma praga e se é nocivo para os habitantes no meu recife... Como ainda não consegui tirar uma foto, fiz uma arte rupestre para dar uma ideia do que vi. Alguém me consegue identificar este senhor? Mal consiga uma foto, eu actualizo o post. Agradeço desde já a ajuda! Editado Abril 2, 2009 por pmgfc
octopus Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 Boas, Fotos urgentemente ! Quanto à " arte rupestre ", não visualizo a foto. Abraço, Paulo
Hugo R. Silva Publicado: Abril 1, 2009 Publicado: Abril 1, 2009 Já vês a foto? Se não fica aqui uma ajuda. Alguns dos meus aquários (shrimps)
pmgfc Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Já vês a foto? Se não fica aqui uma ajuda. Tinha a foto alojada no google e por algum motivo o link já não funcionava... Já actualizei o link e a imagem já deverá ser visivel... Todos os dias me sento cerca de 1h à frente do aquario com uma maquina fotografica na mão para tirar uma foto... Da ultima vez que apanhei o gajo de fora, o sixline decidiu nada à frente da maquina e não consegui fotografar.... Já tentei tentei apanhar o gajo com uma daquelas armadilhas DIY mas não deu em nada e nos últimos 2 dias já nem sequer vejo as antenas dela quando alimento o pessoal... Mais informações sobre o dito: - Nunca o vi totalmente fora da rocha, e do que eu vi esticado, tinha uns 5-6cm não faço ideia de qto mais estará dentro da RV. - É extremamente rápido a recolher-se dentro da RV. - Não há nenhuma construção tubular a sair da RV, ele usa um buraco da RV. - E por enquanto, ainda não tive baixas no aquario (nem nassarios nem Ermitas). Obrigado pela ajuda, continuo a tentar arranjar a foto deste verme esquivo (e a procurar na net) e mal consiga alguma coisa eu faço o posto. Novamente obrigado pela ajuda.
Pedro Conceição Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Existem vários vermes parecidos ao que descreves, uns bons e outros maus. Experimenta dar de comer e esperar uns minutos a ver se ele sai e dá uma espreitadela a meio da noite, quando as luzes estão apagadas. MEGA ARQUIVO
pmgfc Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Existem vários vermes parecidos ao que descreves, uns bons e outros maus.Experimenta dar de comer e esperar uns minutos a ver se ele sai e dá uma espreitadela a meio da noite, quando as luzes estão apagadas. Normalmente quando dou comida vejo um bocado do corpo do bicho a sair mas se algum peixe nada perto da toca dele, ele recolhe-se rapidamente... Já andei à procura dele às escuras, com uma lanterna com um filtro vermelho e não vi nada (isto depois de cerca de 2 horas de luzes apagadas). Hoje quando der comida, vou tentar apanha-lo com a maquina fotográfica (isto se o sixline não se meter à frente novamente ).
Hugo R. Silva Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Vê lá se não tens alguma coisa destas Verme Alguns dos meus aquários (shrimps)
pmgfc Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Vê lá se não tens alguma coisa destas Verme Não... Se fosse uma coisas dessas, até saltava. Nunca mais entrava na sala... As antenas são um branco bem vivo e a risca que tem no meio do corpo também se vê muito bem... Isso é uma bristle worm, não é? Eu andei a ver na net uma data de minhocas e ainda não encontrei nenhuma parecida com aquela, daí estar a perguntar ao pessoal mais experiente. Estou com fezada que hoje à noite consigo tirar uma fotografia...
pmgfc Publicado: Abril 7, 2009 Autor Publicado: Abril 7, 2009 Só para dar um update à situação da minhoca: Nunca mais a vi... Nem quando alimento os peixes, nem depois de o aquario estar de luzes apagadas durantes umas horitas... Talvez o sixline lhe tenha dado caminho... Pelo menos no local onde a costumava ver sair ou só as suas antenas nunca mais a vi... Ou mudou-se ou finou-se! Vou continuar a estar atento e pode ser que daqui a uns tempos a encontre mais gordinha. Obrigado pela ajuda qualquer das maneiras. Cumprimentos, Pedro
c4m4l340 Publicado: Abril 7, 2009 Publicado: Abril 7, 2009 Nao percebo nada de salgados, mas procurando no google por Eunice aphroditois aparecem uma fotos bem parecidas com o teu desenho. Tambem conhecido com Bobbit worm Nojento. Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem. O meu Aqua aqui. Outras fotos aqui e aqui.
Recommended Posts