Novo Projecto para Aquario de 300L

Recommended Posts

Ando já à algum tempo a planear a montagem de um novo aquário para por alguns dos peixes que já tenho e um amigo que vem a caminho e que mais tarde passa para esta nova casa.

O Objectivo é montar um aquário com aproximadamente as seguintes dimensões: 150x45x45

O Aquário será a casa de 3 Apteronotus albifrons com cerca de 15cm cada e uma raia ainda pequena.

O desafio neste projecto é conciliar uma área do aquário que terá zonas que permitam as Facas terem diversos locais para se esconderem, pois como alguns sabem elas têm alguma tendência para serem territoriais e embora tenha 3 facas a conviverem actualmente no mesmo aquário sem se chatearem, julgo que está na altura de as passar para uma casa maior. Ainda por cima porque a 4ª não cresceu tanto como as outras e assim é necessário separar para que esta possa crescer sossegadamente.

A companhia das Facas é a raia que contrariamente a estas, prefere zonas amplas e sem elementos que a impessam de passear.

Assim o Aquário será dividido em 2 zonas: 1 - com cerca de 50x45x45 para as facas com um tronco grande ramificado, com subrtacto mais escuro, pedra e plantado e uma zona mais desimpedida para a raia.

Julgo que poderá ser uma combinação interessante. Para já fica aqui um primeiro esboço do layout do aquario.

300l.jpg

A zona para a raia será composta apenas de silica, para se tornar uma zona onde a raia se possa enterar e contrastar com a zona mais escura e densa das Facas.

A Zona das Facas deverá ter um substrato Fértil, um areia escuro, provavavelemnte preto, pedras, talvez xisto, um tronco +/- com o formato do desenho para que os galhos ficam o mais para cima possível e assim evitar algum dano à raia.

Ainda não sei que plantas irei colocar mas gostaria de ter algum tipo de musgo nos troncos. Umas Anubias glabra ou similares e um tapete do género Eleocharis parvula.

Como Background será algo similar a este:

background3d.jpg

Para a filtragem ainda não sei bem que filtro escolher talvez um Eheim professionell wet/dry 2227 que tem cerca de 970l/h

Para a iluminação do aquario ainda estou na dúvida do que colocar pois a exigência de iluminação não será muita e os habitantes tb não são muitos amigos de uma iluminação intensa, assim terei que optar por uma calha (aguardo os vossos comentarios) ou em opção estava a pensar em 3 spots com Osram CFL´s (Ver Link)

O Aquario estou a pedir preços, pois prefiro aquarios feitos por medida. Estou a pensar em vidro 10 ou 12mm com 2 travessas.

Aguardo os vosso comentários.

assinatura-forum_II.jpg

Moderador | Membro #:9

Partilhar nas redes sociais

Boa noite, não querendo desmoralizar em relação ao projecto, li num artigo sobre raias que o minimo de largura do aqua para as especies mais pequenas seria de 60 cm. Foi só um aviso para não haver futuros problemas.

Cumprimentos

Alexandre Montenegro

Pelo que tenho visto muitos aquários com cerca de 50cm, mas como ´evidente tb depende to tamanho da raia e da sua espécie, pois umas crescem muito e outras nem por isso. Como é evidente quanto maior melhor, mas sinceramente julgo que a área disponível é suficiente.

assinatura-forum_II.jpg

Moderador | Membro #:9

Fala com o membro Severum..... ele é o expert em raias!

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!