fkessler Publicado Março 29, 2009 Publicado Março 29, 2009 Ando já à algum tempo a planear a montagem de um novo aquário para por alguns dos peixes que já tenho e um amigo que vem a caminho e que mais tarde passa para esta nova casa. O Objectivo é montar um aquário com aproximadamente as seguintes dimensões: 150x45x45 O Aquário será a casa de 3 Apteronotus albifrons com cerca de 15cm cada e uma raia ainda pequena. O desafio neste projecto é conciliar uma área do aquário que terá zonas que permitam as Facas terem diversos locais para se esconderem, pois como alguns sabem elas têm alguma tendência para serem territoriais e embora tenha 3 facas a conviverem actualmente no mesmo aquário sem se chatearem, julgo que está na altura de as passar para uma casa maior. Ainda por cima porque a 4ª não cresceu tanto como as outras e assim é necessário separar para que esta possa crescer sossegadamente. A companhia das Facas é a raia que contrariamente a estas, prefere zonas amplas e sem elementos que a impessam de passear. Assim o Aquário será dividido em 2 zonas: 1 - com cerca de 50x45x45 para as facas com um tronco grande ramificado, com subrtacto mais escuro, pedra e plantado e uma zona mais desimpedida para a raia. Julgo que poderá ser uma combinação interessante. Para já fica aqui um primeiro esboço do layout do aquario. A zona para a raia será composta apenas de silica, para se tornar uma zona onde a raia se possa enterar e contrastar com a zona mais escura e densa das Facas. A Zona das Facas deverá ter um substrato Fértil, um areia escuro, provavavelemnte preto, pedras, talvez xisto, um tronco +/- com o formato do desenho para que os galhos ficam o mais para cima possível e assim evitar algum dano à raia. Ainda não sei que plantas irei colocar mas gostaria de ter algum tipo de musgo nos troncos. Umas Anubias glabra ou similares e um tapete do género Eleocharis parvula. Como Background será algo similar a este: Para a filtragem ainda não sei bem que filtro escolher talvez um Eheim professionell wet/dry 2227 que tem cerca de 970l/h Para a iluminação do aquario ainda estou na dúvida do que colocar pois a exigência de iluminação não será muita e os habitantes tb não são muitos amigos de uma iluminação intensa, assim terei que optar por uma calha (aguardo os vossos comentarios) ou em opção estava a pensar em 3 spots com Osram CFL´s (Ver Link) O Aquario estou a pedir preços, pois prefiro aquarios feitos por medida. Estou a pensar em vidro 10 ou 12mm com 2 travessas. Aguardo os vosso comentários. Citar Moderador | Membro #:9
AlexMontenegro Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 Boa noite, não querendo desmoralizar em relação ao projecto, li num artigo sobre raias que o minimo de largura do aqua para as especies mais pequenas seria de 60 cm. Foi só um aviso para não haver futuros problemas. Citar Cumprimentos Alexandre Montenegro
fkessler Publicado: Março 30, 2009 Autor Publicado: Março 30, 2009 Pelo que tenho visto muitos aquários com cerca de 50cm, mas como ´evidente tb depende to tamanho da raia e da sua espécie, pois umas crescem muito e outras nem por isso. Como é evidente quanto maior melhor, mas sinceramente julgo que a área disponível é suficiente. Citar Moderador | Membro #:9
Paulo Cabrita Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 Fala com o membro Severum..... ele é o expert em raias! Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
Recommended Posts