Recommended Posts

Publicado

Antes de mais cumprimentos a todos do fórum.

Tenho procurado em alguns sites com o tema “faça você mesmo” e encontrei um site de uma comunidade de aquariófilos espanhóis onde têm em uma área especifica ao que eu refiro em cima. A morada é do conhecimento de muitos de vós, mas mesmo assim fica a morada para aqueles que não o conhecem: http://www.drpez.com/drbric.htm . Após ter realizado a tão importante busca no fórum, não encontrei o que procurava pelo que a minha pergunta é a seguinte:

1 – Quanto à construção de um filtro externo, quem já fez um ? Que materiais utilizou ?

2 – Estou a pensar fazer um de uma caixa de acrílico e colocar-lhe uma bomba para um aqua de 60 litros ( talvez uma Powerhead da Hagen: http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01005650030101 )ou então comprar daquelas caixas de filtros para água e depois adaptá-lo para o aqua. O que acham ? Vale a pena a criação de um filtro assim para um aqua pequeno? Que experiências têm vocês na criação de aquas utilizando estas Powerheads ?

3 – Num aquário pequeno como um de 60 litros, com um filtro interno, já alguém substituiu a espoja e misturou, por exemplo, dois materiais filtrantes ? Que impressões têm ?

Obrigado pelas respostas.

:?:

Publicado:

Quando fiz o meu aquário de 200L também pensei em fazer um filtro externo mas acabei por desistir da ideia.

Tinha diversos projectos para filtros externos e o que me parecia mais promissor utilizava tubos de esgoto de 12 cm de diâmetro.

Mas depois comecei a fazer as contas ao material e concluí que o melhor era mesmo comprar um filtro pois ficava mais ou menos o mesmo custo.

Os filtros externos DIY (faça você mesmo) têm quanto a mim 2 problemas potenciais:

1- É algo complexo tornar os mesmos estanques.

2- A manutenção (trocar materiais filtrantes, bomba, etc) não é simples.

Para mim o unico filtro DIY que realmente vale a pena fazer é uma sump.

Para isto precisas de um aquário baratucho, uma bomba de circulação, mangueiras e um método de retirar água do aquário principal.

Tenho um aquário de 60L neste momento com guppies (é da minha mulher) e o filtro que lhe meti foi um filtro de cascata da hagen, um aquaclear 200. No recipiente destinado à filtragem mantive a esponja, sobre ela coloquei um saco de rede com Sera Siporax (cerâmicas) e por cima de tudo um bocado de lã filtrante. Está a funcionar bem na parte mecânica mas deixa um pouco a desejar na componente biológica.

Por fim... um filtro externo de compra é sempre uma boa opção. No mercado tens 2 boas marcas que te dão boas garantias e são elas a Fluval e a Eheim.

A eheim tem é o problema de ser muito cara.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá,

Eu fiz um para um lago que tenho pequeno. Foi todo feito em PVC (tubo de 75).

Não funciona mal mas se a bomba fosse mais forte não se perdia nada.

Este só leva lã/fibra. No entanto se quisesse podia colocar uma rede com alguma cerâmica.

É um pouco grande pois o tubo é largo para facilitar a manutenção. Acho que não ficaria muito bem ao lado de um aquário. :?

O material arranjei-o de borla e a bomba tinha lá em casa, ou seja, ficou-me quase a custo 0. :?

Comprando o material teria de desembolsar 25€ para a powerhead e + uns 20€ para material.

É algo complexo tornar os mesmos estanques.

Se for feito em PVC não acho.

A manutenção (trocar materiais filtrantes, bomba, etc) não é simples

Colocando uns "topos com tampa de roscar" (penso que se chamam tampões de sifonamento :) ) ficas com o problema resolvido no que toca ao abrir e fechar o "filtro" (e veda bem pois tem orings).

Na minha opinião acho que fica mal um "trambolho" deste ao lado do aquário. No entanto podes optar por tentar escondê-lo...

Eu concordo com o Darius: para 60l podias optar mesmo por um de cascata ou externo.

Se quiseres posso-te mandar umas fotos (tenho de as tirar).

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!