nf98977a Publicado Março 27, 2009 Publicado Março 27, 2009 Boas, morreram dois otos no meu aqua e estranhei porque já estavam á bastante tempo nesse aquário e foram duas mortes seguidas. Fui medir os nitratos e zero, medi os fosfatos e tenho 2.0, poderá ter sido essa a causa da morte? Tenho algumas plantas com falta de nutrientes (já tratei desse problema), e existem algumas folhas em decomposição na água, será esse o motivo que fez subir o nível dos fosfatos? Também limpei o filtro que estava um pouco sujo. Para além duma tpa de 40% que vou fazer amanhã, existe mais alguma coisa que possa baixar os fosfatos? Obrigado. Vitor Amaro Citar
Pedro.Soares Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Boas Nitratos a 0? Tens a certeza? Citar Cumprimentos
nf98977a Publicado: Março 27, 2009 Autor Publicado: Março 27, 2009 (editado) Sim tenho a certeza absoluta, o que pode ter acontecido; foi eu não ter tido a certeza em relação á cor com que o teste dos fosfatos ficou e ter-me enganado a ler o resultado. Em ralação aos nitratos tenho a certeza que estavam a zero. Os testes são da API, e nunca tive problemas com eles. Mas realmente é estranho existirem fosfatos e o teste dos nitratos dar zero, geralmente quando um está presente o outro também, certo? Mas para além disso não morreu mais nenhum peixe, pode ter sido coincidencia e terem morrido de velhice ao mesmo tempo. Também não sei qual a esperança de vida de um oto, mas já tenho estes á 7 meses, e já vinham grandes... Mas vou fazer a tpa e depois faço novamente os testes de nitratos e fosfatos. Editado Março 27, 2009 por William quote desnecessário Citar
nf98977a Publicado: Março 27, 2009 Autor Publicado: Março 27, 2009 (editado) Afinal, estava convencido que não tinha morrido mais nenhum, mas fui agora alimentá-los e tenho mais um oto e um pleco mortos?! Mas os outros parecem-me bem, tenho escalares, neons, e guppys nesse aqua e parecem-me todos bem. Será que me enganei a ver os nitratos, se assim for qual a melhor maneira de solucionar esse problema? Editado Março 27, 2009 por William quote desnecessário Citar
arty77 Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Boas, Eu uso água da torneira acondicionada para cloro e metais pesados, que tem um teor habitual de 1.25 de fosfatos, sem qualquer problema para os peixes. Os parâmetros mais críticos são a Amónia, Nitritos e Nitratos. Recentemente houve alguma alteração em termos de manutenção? Para as plantas adicionaste algum produto? Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
nf98977a Publicado: Março 27, 2009 Autor Publicado: Março 27, 2009 (editado) Não houve nenhuma alteração dos procedimentos habituais, excepto a colocação de pastilhas de ferro junto ás raizes das plantas, mas já tinham morrido 2 otos antes de eu fazer isso?! Amónia e nitritos, não tenho testes para ver o nível desses dois parametros; mas fazendo tpas regulares como eu faço não deverei ter problemas a esse nível, digo eu... Mas se esses parametros estivessem num nivel alto os peixes morriam todos seguidos, certo? Editado Março 28, 2009 por William quote desnecessário Citar
arty77 Publicado: Março 28, 2009 Publicado: Março 28, 2009 ... Também limpei o filtro que estava um pouco sujo. ... Reparei agora nesse pormenor... A filtragem biológica está nesse filtro? Se por exemplo as matérias filtrantes com as bactérias desnitrificantes tiverem sido lavadas com água da torneira (cloro), poderá ter reduzido / eliminado essas bactérias e ter havido um pico de amónia / nitritos... Normalmente quando há picos de amónia, nitritos e nitratos, podem ir morrendo um ou outro peixe e entretanto o equilíbrio restabelecer-se e a maioria dos peixes safar-se... Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts