Cristina_ Publicado Março 26, 2009 Publicado Março 26, 2009 Olá amigos, eu tenho a trabalhar ha um ano um aquario de 30 L com 2 corys 2 platis, recentemente mudei para um de 43 L e o filtro da tetra que tinha para além de nao se adaptar bem, só dá até 40L por isso penso que apesar de por agora desenrascar, porque nao tenho população a mais, nao estar totalemnte cheio e de fazer tpa´s semanais de 40%, julgo que era melhor adquirir outro filtro mais apropriado. A minha questão é, como faço para nao perder as bacterias do filtro antigo já totalemnte colonizado? as esponjas deste nao dao para adaptar noutro. Estive a pesquisar na net e falam-me em colocar os 2( o velho e o novo) a trabalhar no mesmo aquario até o novo ter bacterias lá, acham que é seguro? nao é muita máquina para o mesmo aquario? a peixaria nao stressa com tanto barulho? como é que voces fazem ? obrigada cumps Citar
apolo21 Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 Boas, A melhor maneira é por os dois a funcionar, outra hipotese é colocar as materias filtrantes dentro do novo equipamento. Cumps Citar Vitor Ramos
bixpu Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 (editado) Acho qe e mais viavel a 2ª...os materiais filtrantes......... ou sera que a tua filtraçao nao e suficiente? Editado Março 26, 2009 por William quote desnecessário Citar
Cristina_ Publicado: Março 26, 2009 Autor Publicado: Março 26, 2009 olá, o filtro que tenho de momento é um tetratec easy cristal 250 com carvão activo. as esponjas dele são muito próprias com características nao adaptáveis. Já agora qual é o que recomendam? Estou indecisa entre tetra ou eihm ? Para 43L ? obrigada :D Citar
William Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 O carvão só deve ser utilizado no final de um tratamento com a finalidade de retirar os medicamentos ainda existentes na coluna de água, feito isso deve ser retirado pois passado algum tempo tem o efeito inverso, liberta para a água tudo o que absorveu entretanto. Quanto ao filtro para essa litragem eu recomendo um eheim de mochila (cascata) Citar
Cristina_ Publicado: Março 26, 2009 Autor Publicado: Março 26, 2009 a sério? é incrivel como podemos ser enganados. É que estes filtros vêm só com carvão activo!! Muito obrigada pelo esclareciemtno.vou comprar da eheim então. cumprimentos e obrigada mais uma vez Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Para acrescentar ao que o William disse,2042 seria boa opção. Citar O meu feedback
pedrioo Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Viva, 1ª coisa: achas mesmo que precisas de um filtro novo só porque na embalagem diz que da ate 40 e tu tens mais 7,5% de volume que o máximo recomendado? se calhar esses 43 nem são os efectivos mas os brutos....o problema desse filtro é que não tem muita matéria filtrante... porque até tem um bom retorno... 6 vezes o volume desse aqua por hora...o recomendado é 3 a 6 2ª coisa : se quiseres mesmo mudar... o filtro que o william recomendou acho mesmo a melhor opção.... principalmente por ser um tanque em que o filtro interno rouba muito espaço e fica inestético 3ª coisa: eu conheço esse filtro, ele não traz só carvão activo... tem uma cartilagem com la filtrante que pode ou não ter dentro carvão activo... existem duas embalagens diferentes.. seja como for podes remover facilmente o carvão activo.. quanto ao que se diz de ele libertar tudo o que absorveu.. não tenho certezas disso porque já vi aqui no fórum dizerem que tal como uma esponja ele apenas satura e perde capacidade de absorção, podendo no entanto libertar algumas substância para absorver outras a que tem preferência...o que é diferente.. mas não garanto 4ª coisa: ele tem uma pequena esponja... que esta carregada de bactérias... podes perfeitamente retira-la e coloca-la no filtro novo... 1 passada uma semana já tens as novas matérias filtrantes habitadas pelas mesmas bactérias. nenhum dos dois filtro faz ruído significativo para stressar os peixes Boas mudanças de filtro Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Cristina_ Publicado: Março 29, 2009 Autor Publicado: Março 29, 2009 olá amigos estive a ver...para colocar esse filtro de cascata nao posso ter o aquario tapado certo?....o que aqui em casa significaria.... dias de pesca!( tenho 2 gatos...) que alternativa me sugerem ao cascata? obrigadissima Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 29, 2009 Publicado: Março 29, 2009 Não creio que os gatos fossem lá á pesca mas tens tampa?Um recorte na tampa para caber o de cascata e está feito.Tapado na mesma e com um filtro de cascata a funcionar. Citar O meu feedback
William Publicado: Março 29, 2009 Publicado: Março 29, 2009 que alternativa me sugerem ao cascata? Sendo assim Eheim 2211 Citar
Cristina_ Publicado: Abril 7, 2009 Autor Publicado: Abril 7, 2009 desculpem só hoje pude respoder. Muito obrigada todos, vou seguir a sugestão do William porque recortar a tampa com o jeito que eu tenho ainda partia tudo lol cumps e muito obrigada Citar
Recommended Posts