fuzi Publicado: Março 29, 2009 Publicado: Março 29, 2009 O areão foi comprado numa florista não sei o nome. será que n é mesmo disso? poderá não ser apropriado Citar
fuzi Publicado: Março 29, 2009 Publicado: Março 29, 2009 imaginem que n têm nada calcario no aqua. que mais poderá fazer subir o pH? é porque o meu em uma semana passou de 7.0 para 7.5 ....retirei uma pedra para fazer uma experiencia ...porque apesar de com vinagre n borbulhar n me inspira confiança... abraço Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 29, 2009 Publicado: Março 29, 2009 Vê o que disse aqui Citar O meu feedback
fuzi Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 tirei um calhau e vou experimentar .... obg jorge forte abraço Citar
fuzi Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 ao tirar a tal rocha por volta das 15:00 reparei que agora quando cheguei a casa o pH desceu...parece que afinal o teste do vinagre poderá não ser totalmente eficaz correcto? Citar
sergealain Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 (editado) Não percebo muito disso , mas, por curiosidade, qual é o nivel KH da tua agua (efeito tampao)? My 2 cents... Editado Março 30, 2009 por sergealain Citar /Serge
Jorge Oliveira Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 O pH desce se não existir efeito tampão e não sobe como é este caso.De qualquer das formas testaste a pedra?Tipo mete-la num recipiente com água da torneira e depois medir o pH passado umas 4h ou no dia seguinte ? Citar O meu feedback
Maçarico Publicado: Março 31, 2009 Autor Publicado: Março 31, 2009 Pessoal já não sei o que fazer para baixar o pH do meu áqua. Tenho experimentado por partes, tenho dois tipos de areão, nenhum deles sobe o pH, depois experimentei com a areia que tenho num canto, também não é, só me falta mesmo as pedras vulcânicas, dizem que são neutras, mas no meu talvez seja mesmo isso, já retirei uma e coloquei num recepiente à parte, amanhã faço o teste, mas é a única coisa que vejo que possa ser. Ou então, será que o substrato que coloquei no fundo, Sera Floradepot e Tetra Plant, estão a passar para a agua? Acham que pode ser disso? NF Citar
Maçarico Publicado: Abril 14, 2009 Autor Publicado: Abril 14, 2009 (editado) Boas... Ora bem novidades? Depois de ter retirado uma rocha vulcânica e ter colocado de parte para fazer o teste, passado 4h não tinha dado em nada e o pH era o mesmo que saía da torneira, neutro 7. No entanto deixei ficar do lado de fora durante uma semana (ausente do país) e agora quando regressei voltei a fazer o teste, não é que o pH estava nos 8,6. Quem disse que rocha vulcânica não altera o pH? Pensava que tinha conseguido encontrar a causa, mas passado dois dias e depois de um TPA 25% da água, nada continuo com o pH nos 8 - 8.6 Alguém me pode informar se o substrato pode interferir no pH? Como tive que fazer algumas alterações, retirar todas as rochas que tinha e mudar um tronco que não ficava submerço, e prende-lo no fundo, mas claro que ao mexer no substrato, este pode ter subido à superficie. O Sera Floradepot e o Tetra Plant nas emalagens não fala em pH, mas estes ao passar para a água podem alterar o pH? Queria colocar os peixes, mas não posso. Já tenho o áqua à um mês e não consigo resolver este problema. Agradeço todos os vossos comentários. Obrigado NF Editado Abril 14, 2009 por Maçarico Citar
Maçarico Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Pessoal, pareçe que ninguem tem nada para me dizer.... Bem eu para além disto tudo, descobri que a minha água é muito dura, daí a minha dificuldade em baixar o pH, aguém sabe o que poderei fazer, para além do que já fiz? Agradecia coments, pois já não sei mais o que fazer, pelos vistos não vou conseguir colocar o pH para os peixes que tinha idealizado, vou ter mesmo que optar pelos ciclídeos, ms e as plantas que tenho no aquário, seria melhor tira-las não? os peixes não as vão devorar? Obrigado NF Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Testa turfa a ver o resultado,seria a minha opção. Citar O meu feedback
Maçarico Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 Desculpa a minha ignorância, mas tenho algumas questões sobre a turfa, pode ser que me saibas responder. Turfa normal? Coloco dentro do aquario ou no filtro? Devo colocar dentro de um saco de rede tipo licra para não se misturar na água e entopir o filtro? No filtro, na parte superior ou nos compartimentos de baixo? Se conseguires responder a estas questões agradecia, ou se alguém souber responder. Obrigado NF Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Nunca usei mas pelo que tenho lido e pelo que me falou um colega meu que usou,ele meteu dentro do filtro e a meio do filtro dentro de um saco de rede.Dentro do aquário é capaz de ser pior porque se pode espalhar etc. Citar O meu feedback
Maçarico Publicado: Abril 15, 2009 Autor Publicado: Abril 15, 2009 OK Vou experimentar. Se mais alguém tiver alguma coisa a dizer, agradeço. Obrigado NF Citar
cardoso666 Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 Boas, A turfa é dá um excelente resultado no q diz respeito a baixar o ph. Tinha o meu a 7.6 meti a turfa dentro do filtro (numa espécie de meia de nylon q traz dentro da embalagem) e dois dias depois tinha o ph a 6! Na embalagem dizia q aquela quantidade era para aquários de 200lts, o meu é de 250 e tive q a tirar quase toda (deixei cerca de 1/4) para tentar manter o ph por volta dos 6.6/6.8. Resulta mesmo mas tem o grande inconviniente de te deixar a água amarelada, tipo chá. Cumprimentos. Citar
Maçarico Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Boas, Isso da água tipo chá é um mal menor, desde que baixe o pH. Onde compraste a tua turfa? É que eu só comprei uma vez turfa, foi para colocar em um ninho de passaros no caso Caturras, porque diziam que mantinha a temperatura e a húmidade constante, será que é a mesma? A turfa é preciso lavar ou fazer alguma coisa, ou é meter dentro do filtro conforme se compra? O saco, eu tenho um que veio com substrato para o filtro, julgo que deve dar. Thanks NF Citar
Maçarico Publicado: Abril 21, 2009 Autor Publicado: Abril 21, 2009 Alguém me sabe dizer se é preciso uma turfa especial, ou é mesmo aquela que se compra em floristas? É necessário algum tratamento especial. Alguém me pode responder a estas questões? Obrigado NF Citar
fuzi Publicado: Abril 22, 2009 Publicado: Abril 22, 2009 em lojas de aquariofilia existe ..quanto a essa da florista não sei nada Citar
sergealain Publicado: Abril 22, 2009 Publicado: Abril 22, 2009 Alguém me sabe dizer se é preciso uma turfa especial, ou é mesmo aquela que se compra em floristas? É necessário algum tratamento especial. Alguém me pode responder a estas questões? Obrigado NF Boas, podes comprar ou encomendar turfa numa loja de aquariofilia qualquer. A minha é da EHEIM, sem razão especial apenas será de boa qualidade (limpa de impurezas nocifas para os peixes). O pacote traz uma meia com um clip para selares. Depois é colocado no filtro, como uma das massas filtrantes. Se tiveres mais duvidas avisa. Citar /Serge
Maçarico Publicado: Abril 22, 2009 Autor Publicado: Abril 22, 2009 Obrigado, acho que vou ter mesmo que usar, já verifiquei todos os materiais um a um,nenhum deles sobe o pH, mas a água do aquario continua com o pH elevado. Vou tentar fazer trocas de água com água que tenho de uma fonte que está perto de minha casa, pois a água do poço que estou a usar, apesar de ter um pH quase neutro, tem uma grande dureza, o que não me facilita em baixar o pH. Obrigado pela ajuda. NF Citar
Maçarico Publicado: Abril 22, 2009 Autor Publicado: Abril 22, 2009 Ok, brigadão, é melhor não arriscar a das floristas. Cumprimentos. NF Citar
alterego Publicado: Abril 24, 2009 Publicado: Abril 24, 2009 Boas! Boas...Ora bem novidades? Depois de ter retirado uma rocha vulcânica e ter colocado de parte para fazer o teste, passado 4h não tinha dado em nada e o pH era o mesmo que saía da torneira, neutro 7. No entanto deixei ficar do lado de fora durante uma semana (ausente do país) e agora quando regressei voltei a fazer o teste, não é que o pH estava nos 8,6. Quem disse que rocha vulcânica não altera o pH? Pensava que tinha conseguido encontrar a causa, mas passado dois dias e depois de um TPA 25% da água, nada continuo com o pH nos 8 - 8.6 Alguém me pode informar se o substrato pode interferir no pH? Como tive que fazer algumas alterações, retirar todas as rochas que tinha e mudar um tronco que não ficava submerço, e prende-lo no fundo, mas claro que ao mexer no substrato, este pode ter subido à superficie. O Sera Floradepot e o Tetra Plant nas emalagens não fala em pH, mas estes ao passar para a água podem alterar o pH? Queria colocar os peixes, mas não posso. Já tenho o áqua à um mês e não consigo resolver este problema. Agradeço todos os vossos comentários. Obrigado NF Pode ser que a minha experiência te ajude! Também tive em tempos um problema semelhante com o pH da água da torneira. Fiz todas as experiências, testei as pedras e o areão para ver ser seriam eles os causadores da subida do pH e cheguei à conclusão que o pH da água da rede subia algumas horas depois de retirada da torneira. A água quando saída da torneira tinha um pH que rondava os 7.5 e horas depois disparava para os 8 e tal. A explicação que me deram é que por vezes é adicionado um estabilizador de pH à agua da rede .... No meu caso com não queria mesmo ter ciclídeos optei por tratar a água com turfa e assim consigo manter um pH entre os 6.8 e os 7. Acrescento que ainda experimentei primeiro colocar um tronco mas tb este não conseguiu baixar significativamente o pH, só mesmo a turfa resolveu o problema. De qualquer das formas no meu caso os valores do Kh da água eram bons e foi fácil baixar e manter estável o pH porque se forem muito elevados ou demasiado baixos torna a coisa mais complicada. Cumprimentos e espero ter ajudado Margarida Citar
fuzi Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 eu não sei se estou correcto mas pelo que me dá a entender o pH a 20 graus n vai ser o mesmo que a 27 graus por exemplo... nos garrafões que compramos vem sempre a dizer pH = n qualquer coisa (a 20º) logo penso que poderá alterar... forte abraço Citar
sergealain Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 eu não sei se estou correcto mas pelo que me dá a entender o pH a 20 graus n vai ser o mesmo que a 27 graus por exemplo... nos garrafões que compramos vem sempre a dizer pH = n qualquer coisa (a 20º) logo penso que poderá alterar... forte abraço Nisso tens razão, MAS, os valores mudam a centessima, não a decima. EX: 20Cº 7,55 versus 27Cº 7,59. Ou seja, a maioria dos testes são resultados a decima... por isso não tem muito importancia... Citar /Serge
Maçarico Publicado: Abril 30, 2009 Autor Publicado: Abril 30, 2009 Pessoal, já não sei mais o que fazer ao meu aqua, pareçe impossivel, mas o pH continua alto e não sei porque razão, separei tudo o que tenho no aqua, execepto os troncos e separei, fiz o teste pH e nada faz subir´. Estava a tentar não utilizar a turfa, pois já me disseram que deixa a água não um pouco turva, mas bastante turva. Agora desliguei uma bomba de ar que tenho no aquario, a deitar bolhas, será que oxigenação a mais pode fazer subir assim tanto o pH? Alguem me sabe dizer se tem alguma coisa a ver ou não? Já fiz duas trocas de quase 50% de água com o pH de 6.4 e ainda agora na medição continua nos 7.8 Sinceramente, já não sei o que fazer. Agradeço os vossos comentários Obrigado NF Citar
Recommended Posts