fkessler Publicado Março 26, 2009 Publicado Março 26, 2009 Boas, precisei de arranjar uma nova casa para o meu oscar, pois ele quando veio para cá era mesmo pequeno e agora tem mais de 15cm. Assim o cubo que mandei fazer estava cá para montar. Cá vão as fotos e setup: Aquario 50x50x50 = aprox 125L Substrato: Areia de Silica Filtragem: Eheim 2211 Iluminação: Calha 2x30w Aquecimento: Jagger 200w Tronco XL Anúbias para enraizar no tronco 1Oscar 1Pleco ele tem por volta dos 7-8cms ja anda agarrado ao tronco. Aprovei-to para deixar umas fotos do aquario. A Montagem: Já Montado e com os animais O Pleco Não está muito cheio pois daqui a 2 semanas chega 1 novo inquilino, uma motoro Bébé. (aproveito para dizer, e não escandalizar ninguem, que o filtro e +50% da água vieram do outro aquario pelo que o Filtro já estava ciclado) Citar Moderador | Membro #:9
Pedro.Soares Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 Boas Não concordo com o setup.Cubo de 50 parece-me curto, assim como a filtragem pouca.Para um oscar já é pouco, então para uma raia ainda pior.As raias andam junto ao substrato e são granditas.Vai ficar apertada, assim como o oscar que não tem espaço para se "esticar".Nesses dois peixes, um aquario em forma de cubo, ainda por cima 50x50x50 não é de todo o ideal.... Citar Cumprimentos
José Garcia Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 Boas vais juntar uma motoro Bébé com um oscar que tamanho têm o Oscar ? Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
a_feijao Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 Boas Não concordo com o setup.Cubo de 50 parece-me curto, assim como a filtragem pouca.Para um oscar já é pouco, então para uma raia ainda pior.As raias andam junto ao substrato e são granditas.Vai ficar apertada, assim como o oscar que não tem espaço para se "esticar".Nesses dois peixes, um aquario em forma de cubo, ainda por cima 50x50x50 não é de todo o ideal.... o amigo Varez disse tudo!! Citar
fkessler Publicado: Março 26, 2009 Autor Publicado: Março 26, 2009 O Oscar é pequeno, tem cerca de 12-15cm, tal como a raia, e ambos têm bastante espaço para já, mais tarde a raia irá para um novo aquário que estou a preparar. A raia como referi é bébé ou seja muito pequena o que permite que ela esteja bem com um aquário com estas dimensões. O facto de juntar uma raia e um oscar, não me parece nada de mais, pois basta procurar um pouco no google e no youtube e encontramos muitos aquarios com raias e oscars. A questão da filtragem por enquanto garante a filtragem para o oscar e para o pleco, mas claro que sei que deverá ser superior, a ideia será passar para um 2215, que julgo ser suficiente. Citar Moderador | Membro #:9
Pedro.Soares Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 mais tarde a raia irá para um novo aquário que estou a preparar. Aproveita e dá boleia ao oscar.Um aquário grande para os dois parece-me uma óptima solução.....Boa sorte... Citar Cumprimentos
José Garcia Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 Boas com 12 cm o Oscar já não é assim tão pequeno ! e 50 cm não é muito para ele nadar . Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
fkessler Publicado: Março 26, 2009 Autor Publicado: Março 26, 2009 Se comparar a litragem para um oscar adulto de 25-30cm com a aquário que tenho agora para um oscar de 12 cm parece me proporcional, ou seja muitos dizem que em 300L podemos ter 2 oscares, ou seja cerca de 150L por cada ora neste caso temos cerca de 100-110L para um com 1/3 do tamanho de adulto. Se formos pela regra de 5L /cm de peixe adulto temos cerca de 150L para um peixe de 30cm. Mais uma vez parece-me aceitável. E por observação ele tem bastante espaço para nadar. Como é obvio não pretendo manter o oscar para sempre neste cubo, mas julgo que estamos a falar de um espaço de cerca de 4x o comprimento do oscar por lado, o que ainda dá para ele crescer mais. Quanto à raia ela terá este aquário para se ambientar e crescer um pouco até que o novo aquário mais apropriado para ela esteja pronto. Citar Moderador | Membro #:9
Kost Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Se comparar a litragem para um oscar adulto de 25-30cm com a aquário que tenho agora para um oscar de 12 cm parece me proporcional, ou seja muitos dizem que em 300L podemos ter 2 oscares, ou seja cerca de 150L por cada ora neste caso temos cerca de 100-110L para um com 1/3 do tamanho de adulto. Se formos pela regra de 5L /cm de peixe adulto temos cerca de 150L para um peixe de 30cm. Mais uma vez parece-me aceitável. E por observação ele tem bastante espaço para nadar. Como é obvio não pretendo manter o oscar para sempre neste cubo, mas julgo que estamos a falar de um espaço de cerca de 4x o comprimento do oscar por lado, o que ainda dá para ele crescer mais. Quanto à raia ela terá este aquário para se ambientar e crescer um pouco até que o novo aquário mais apropriado para ela esteja pronto. Boas! O caso aqui nao e a litragem mas sim o espaço que proporcionas ao teu oscar para nadar. O cubo que tens neste momento ate pode ter a litragem minima requerida para um oscar com essas dimensoes mas em termos de espaço para nadar nao de todo o melhor. Penso que o aquario mais apropriado para o oscar seja um que tenha mais em comprimento do que em largura e altura, mas claro e uma opiniao. Cumps. Citar
fkessler Publicado: Março 27, 2009 Autor Publicado: Março 27, 2009 Pelo que tenho observado do oscar, pelo menos do meu, ele gosta de andar por todo o lado, passar no meio do tronco e andar sempre entre o fundo e a superfície, quando decidi pelo cubo, foi por permitir em termos de área algo mais que não seja comprido e depois estreito assim e estando limitado a um aquario nunca superior a 150L optei por este formato, até porque julgo que no caso do oscar a altura importa pois ele gosta de vir à superifiecie mas tb gosta de abrir buracos no fundo. E se formos ver com 12-15 uma largura de 40cm de aquario julgo ser demasiado curta. Sinceramente e pela observação que tenho feito, ele não passa a vida a ir só de um lado ao outro do aquário assim e claro não sendo um aquário com 1metro e tal ele anda por todo o lado. O Único ponto que pretendo assim que possível mudar é o Filtro por algo maior. Independemente do facto de que continuo a fazer os TPAs semanais em todos os aquários e a limpar os fundos, pois plecos e oscars... meu Deus sujam e não é pouco. Citar Moderador | Membro #:9
Jose Miguel Gomes Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Tal como já disseram, eu acho que é apertado. As imagens "transpiram" essa ideia. Citar O treino do Toy
jsramalho Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Tal como já disseram, eu acho que é apertado. As imagens "transpiram" essa ideia. e o pleco?????tenho um igual que está com cerca de 25-30cm Citar
DIDZ Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Ok ele agora é pequeno mas sabes que o oscar pode ter ate 30 cm, daquia um ano vais ter de o por num aqua beeem maior, por agora chega mas vai ficar bem apertadinho eu tenho 2 num aqua de 50 litro ainda pequenos e ja me custa pois ja vao pa um grande daqui a 2 meses quanto mais esse num cubo pequeno. cumps Citar
Bali Bobby Publicado: Março 27, 2009 Publicado: Março 27, 2009 Pois é eu tive um Oscar durante 6 anos chegou aos 30 cm e a pesar 1,450 gr... Mais vale logo investir num aqua grande se tens intenções de manter o Oscar... Citar
Recommended Posts