nplima Publicado Setembro 20, 2004 Publicado Setembro 20, 2004 Bom dia, Lentamente tenho vindo a juntar o material necessário para a minha transição para os salgados e a minha estreia deverá acontecer ainda este ano. Falta-me uma coisa, que quero saber da vossa opinião até que ponto será essencial: um substrato daqueles que custa 2€ /kg. Ora bem... Já li no aquariofilia.net que usar areia de sílica/da praia é má ideia, porque com o excesso de sílica e fosfatos vem uma dose invulgar de algas; já sei que preciso de substrato calcário e rico em cálcio para estabilizar o pH e alcalinidade; e, para meu espanto, já vi também quem simplesmente não use substrato. Esta última hipótese tem, NMO, um impacto tão grande na estética do conjunto, que francamente nao a quero considerar. Uma grande questão para mim é, para quê trazer areia do outro lado do mundo, se há pedreiras calcárias em Portugal? Pondo de parte essa problemática, da origem da gravilha calcárea, tenho pensado seriamente em fazer esta mistura (a dispôr de baixo para cima): 1) gravilha calcárea das lojas de bricolage 2) conchas esmagadas, recolhidas na nossa costa 3) ehfi-substract da Eheim (pedra porosa à base de sílica) 4) aragonite em 2a mão 5) areia de quartzo branca, também da bricolage Trata-se de um aquário com 100x40cm de área, o que quer dizer que para fazer uns 8 cm de substrato só com aragonite e 'areia viva' arrisco-me a ficar arruinado Os materiais 3) e 4) são os que menos dúvidas me causam, o propósito é contribuir para a filtragem biológica. Sobre o 1) tenho a dizer que num aquário de água doce que aqui tenho, inicialmente o pH da água subiu para >7,6 e hoje em dia está estável nos 7. Este material é barato, já o tenho a sobrar lá em casa e penso que tem 'grão' demasiado grande para estar à vista, sendo apenas adequado para fazer volume e ficar no fundo do aquário. sobre o 2) valerá a pena o esforço? ou quando eu vejo que há quem use substrato de conchas esmagadas, na realidade tratar-se-á de 'fósseis' de conchas esmagadas? sobre o 5) já usei esta areia fininha num aquário de água doce; gostei do efeito visual, mas com as plantas não resultou bem. É também um material barato, nao afectou o pH nem dureza da água, e acho que as partículas têm o tamanho adequado para os peixes mexerem, remexerem e escavarem nele. Agradeço os vossos comentários. Nuno Lima
Marco Madeira Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Oi... De todas as opções que tens apenas consideraria a 4 opção... tudo o resto simplesmente ou só te trará problemas ou a que não causa muitos (conchas esmgadas) esteticamente é feio e para efeitos de DSB não serve... Na minha opinião se queres fazer ma DSB e não queres gastar dinheiro, opta por areão de coral o mais fino possivel que encontras barato. De qualquer maneira deverias sempre misturar o areão que te falei com um saquinho de areia viva que ajuda bastante no inicio do aquario, quer na maturação quer na população inicial de "bichezas" que trás... Abraço...
Daniel Teixeira Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 se realmente queres apenas o efeito estético porque é que em vez de fazer uma dsb não metes apenas 2 dedos de aragonite ou aragamax? É o que eu tenho...
Erazor Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Ola', Gostava de saber se alguem ja' ponderou o uso de calcite ( CaCO3 ) esmigalhado como um dos constituintes de um substrato mais economico. Antonio Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Ricardo Rodrigues Publicado: Setembro 21, 2004 Publicado: Setembro 21, 2004 Oi Nuno, Ideias não te faltam, no entanto para um aquário de recife o melhor mesmo é aquele areão fino aragonítico. Há várias razões para esta escolha vou apenas apontar aqui algumas: 1) o cálcio está mais disponível para se dissolver na água do aquário aumentando a sua concentração - concentrações elevadas de cálcio fazem crescer os corais duros e alguns moles e também a alga coralina; 2) este substrato fino impede que os sedimentos se acumulem no seu interior não sendo necessário aspirar o fundo para remové-los - é mais higiénico; 3) a equipa de limpeza (sobretudo Nassarius, minhocas e algumas estrelas do mar) pode passear-se no interior do substrato arejando-o e contribuindo para o conceito de um substrato verdadeiramente vivo; 4) a cor branca deste reflecte a luz emitida da superfície aumentando a claridade no interior do aquário; 5) é o tipo de substrato que se encontra nos recifes e ao qual toda a fauna que daí provém está habituada. Como o Daniel disse em vez de construires uma DSB porque não colocar apenas 2 dedos desta fabulosa areia no fundo do aquário?!? No teu caso 1 saco de areia viva mais 1 saco de Aragamax sugar size é suficiente. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
Recommended Posts