Recommended Posts

Publicado

Boas,

deixo aqui uma questão para que os mais entendidos possam ajudar:

Tenho que colocar um aquário na estante onde neste momento tenho 2 aquários. O problema é que a estante em questão tem dois pilares (em mármore) com 1.2 de separação entre eles e por cima um vidro com 1cm de espessura. Como são só dois coloquei cada 1 em cima do respectivo pilar para que não ficassem em suspensão em cima do vidro. Cada pilar tem cerca de 30 cms de base, e o aquário tendo 1.7 ainda fica um pouco de fora do pilar de cada lado.

Agora que os aquários já começam a ser pequenos para os peixes que tenho, as minhas "black ghost Knifes" estão a crescer muito bem:), preciso de montar um aquário maior.

Assim estou a pensar montar um aquario com 170x35x30. Este aquario terá que ficar nessa estante e com esta dimensão fica suportado por cada um dos pilares da estante e apoiado no meio pelo vidro da estante.

A questão é: será que no meio dos pilares não existe pressão a mais? O vidro da estante tem 1cm o aquário estou a pedir com um vidro de base com 1cm para ser mais forte. Mas será que o vidro do aquário e da estante não vão flectir e criar demasiada pressão? O aquario terá um peso só de áqua equivalente a 150kg + o Vidro que pelo que pesa o meu cubo de 50, ainda devem ser uns bons 20kg ou mais.

Aguardo os comentários

assinatura-forum_II.jpg

Moderador | Membro #:9

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!