Ajda com o meu primeiro lago


Recommended Posts

Cumprimentos

 

Chamo-me Mauro, e como o titulo indica finalmente vou fazer uma coisa que ando a anos para fazer mas que por uma razao ou por outra foi sendo adiada, pois bem chegou o momento hehehe...

 

O problema e que nao tenho muitos conhecimentos e por isso conto com a vossa ajuda :confused4:

 

aqui esta ele o projecto de lago vai levar cerca de 20000L vai ser em alvenaria forrada a pedra e terá 3 zonas de profundidade um declive de 0 a 40 cm (com areao) para plantas de margem ( tambem mais tarde servira de berçario ) , uma zona que vai variar emtre os 50 e 100 cm (tambem com areao) para plantas subaquaticas e a parte mais funda (1,5m) que tera apenas rochas e paus para os peixes se abrigarem (e com sorte procriar), como o lago esta rodeado de pinheiros tenciono colocar 3 skimers dois dentro do lago e um na parede, bem como uma entrada para a bomba no fundo

esta vai alimentar os filtros (com UV) e dai a cascata

 

agora aqui começam os problemas

 

que bomba devo colocar? to a pensar na aquamax 12000

que potencia tera que ter o UV?

que filtros preciso visto que mais tarde quero colocar peixes

que plantas coloco? (elodea ja esta confirmada) (nao precebo nada de plantas subaquaticas!)

e mais tarde que peixes coloco? (prefiro especies pequenas e que aguentem o inverno, eu sou de Coimbra por isso nao e muito rigoroso ou que façam limpezas hehe)

 

Agradeço a todos a ajuda que me puderem dispençar!

 

lagoII_by_Moaru.jpg

 

ps: a piscina nao fica ligada ao lago (apenas parece hehe)

Este forum tem sido uma ajuda indispensavel para este projecto os meus parabens a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moaru antes de mais quero dar-te as boas vindas a este forum.

 

Á temas que eu não domino e um deles é a construção em cimento, talvês porque sou adepto das telas.

Mas posso dar-te uma ajuda em relação á bomba que é o seguinte: Se queres X litros em determinado sitio tens de consultar a curva manumetrica da bomba e perceberes se á distancia Y com a altura Z têns o caudal X, porque quando a bomba é de x litros, esse valor é á saida porque com a distancia e com o desnivel temos percas de carga que reduzem o caudal.

 

Qual a distancia da bomba á cascata e qual o desnivel?

Quanta água queres a correr na cascata?

 

A aquamax é boa, mas a SICCE tem uma bomba de 14.000 l/h que consegue fazer boas prestações.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a elevação e de 2m a uma distancia aprox de 8 m o caudal seria o maximo possivel, pelo que entendi terei que colocar os filtros noutro circuito ou entao optar por filtros selados algem me pode dizer quais sao os mais indicados para este volume de agua, e se seria viavel colocar uma bifurcaçao a saida da bomba com uma saida para os filtros e outra para a cascata?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu podes fazer essa bifurcação sem problemas e colocar as duas saidas para a cascata e a essa distancia vais ter um caudal rasoavel ( se for uma bomba de pelo menos 10.000L )

 

Mas depois de ver o teu projecto melhor , parece que pelas dimenções (6X4) não tens necessidade de ter tantos skimmer podes ter apenas um.

 

Como é que vais fazer os skimmer´s ?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu podes fazer essa bifurcação sem problemas e colocar as duas saidas para a cascata e a essa distancia vais ter um caudal rasoavel ( se for uma bomba de pelo menos 10.000L )

 

Mas depois de ver o teu projecto melhor , parece que pelas dimenções (6X4) não tens necessidade de ter tantos skimmer podes ter apenas um.

 

Como é que vais fazer os skimmer´s ?

 

Bem tava a pensar em comprar mas se encontrar uns diy tento fazer porque os que vi custam 50 euros cada, decidi nao colocar o skimmer da parede !

So nao to a contar ligar a saida do filtro a cascata porque este vai ficar mais baixo .

Editado por Moaru
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um skimmer por 50.00 €?

Podes por aqui uma foto?

Eu vou tentar fazer um esta semana (se tiver tempo) depois coloco as fotos.

 

Em relação ao desnivel do filtro não há problema se for um presorizado.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Moaru

Tenho tambem acompanhado o seu Topico e com o Gardenkoi apoiando, não temos muito a comentar, pois esta em boas maõs.

Voce tem muitas arvores em volta do lago?

Acho que voce deveria se preocupar mais com o(s) filtro(s) e a limpeza de fundo e menos com a da superficie.

Dimesione bem sua bomba, se puder coloque um filtro atras e no alto da cascata e esqueça a limpeza da superficie que na maioria dos lagos é minima.

Se não puder colocar um filtro para alimentar a cascata por gravidade, coloque uma pequena bomba só para a cascata. Esta bomba incusive não precisará ficar ligada 24 horas/dia.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está uma duvida que presegue.

O que é mais viável e efeciente?

 

Um skimmer para limpeza de superficie ou um ralo de fundo para limpeza do fundo?

 

Ou os dois?

 

Eu já pensei em colocar duas bombas , uma para o fundo e outra para a superficie.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais