Nitratos altos


Recommended Posts

Boas,

 

ontem resolvi medir os nitratos no meu comunitario... ia-me dando uma coisa....

nao consegui perceber bem se era 80 ou 160 ppm[mg/L] mas era entre esses valores....

Fiz uma TPA de urgencia. Baixou para os 50. Mesmo assim acho que esta alto.

 

Não sei o que terá levado a estes valores. Os nitratos teem andado sempre na casa dos 10 ou 20.

Há duas semanas coloquei algumas (40) ampularias pequenas. Será de ter colocado as ampularias?

So tenho testes de Nitratos e PH. O PH ontem tinha descido para os 6.8/7.0. Costumava andar no 7.2.

O setup é este.

A fauna é esta.

Ajuda please.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas mesmo muitas tpa's.

acho que se deve ao facto de teres posto as ampularias. ainda não tens bacterias suficientes para equilibrar o aquario e aconteceu isso.

se quiseres vai ao meu topico do aquarium e lê lá porque ando com o mesmo problema. tipo a mim cresce o no3 , 2ppm por dia. logo ao final de uma semana tenho 14 ppm no3 no aquario. o valor ideal é entre os 5 e 10 ppm.

mas lê lá :unsure:

 

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse nível de nitratos indica pelo menos que o ciclo está completo... a não ser que a água que introduziste no aquário já tivesse elevadas concentrações de nitratos.

 

Isso com TPAs vai ao sítio em menos de um fósforo, depois é ir adicionado fauna, lentamente, e verificando os parâmetros.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

hoje medi outra vez... estao nos 10/20. Parece que baixaram de ontem para hoje. Fico mais descansado. O nivel de nitratos da torneira anda pelo 10/20.

 

Tenho de arranjar tempo para mais uma TPA pelo menos antes do fim de semana.

 

Estou a espera do aspirador, que já esta encomendado, para dar uma valente limpeza no fundo (William é contigo).

 

O meu filtro é daqueles internos 300L/H e so tem uma esponja e la. Aconselham cortar metade da esponja e colocar ceramicas, para poder ter mais bacterias?

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu fiz porque tinha cá e cabia.De baixo para cima.Esponja azul --> lã filtrante,mesmo pouca --> cerâmicas --> lá filtrante --> esponja azul.Mas podes conjugar conforme tenhas ai em casa os materiais mas não deves começar pelas cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

então jorge tudo bem?? tem de se organizar mais um almoçozito eheh.

bem respondendo a questão , eu no meu filtro externo tenho : esponja azul > esponja azul> ceramicas> la filtrante.

 

eu acho que as ceramicas devem ficar sempe no meio mas é a minha opinião :lol:

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(..)

acho que se deve ao facto de teres posto as ampularias. ainda não tens bacterias suficientes para equilibrar o aquario e aconteceu isso.

(..)

Estive a matutar nesta frase... se as bacterias nao fossem insuficientes teria amonia, certo? Porque as bacterias transformam a amonia em nitritos e depois em nitratos....

Parece-me a mim que esta transformacao esta a ser feita.....

Ou estarei errado na minha "deducao logica"

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

 

as camadas de ceramicas na foto do eheim sao diferentes.

a ceramica que esta por baixo é a lavavel e serve basicamente

para partir ou desfazer (lixo).

a do meio....essa sim para a decomposiçao do nitrogenio.(lavar com agua da aquario),nas tap´s.

 

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente as plantas é que nao estao a consumir os nitratos que deviam.... mas ai ja n tenho mta volta a dar.

Tenho algumas plantas de superficie de crescimento rapido que as ampularias teimam em comer, e acho que tenho outra de crescimento extra-rapido que

em duas semanas duplicou o tamanho. :P

 

Fora isso, alguma parece que estao a morrer. Provavelmente falta qualquer coisa para assimilarem os nitratos. Algas tb so tenho algumas, poucas, no vidro da frente pelo que me parece que o sistema nao esteja assim muito desiquilibrado.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi aqueles tubos ceramicos devem de estar no inicio da entrada de agua, e servem como filtro mecanico e biologico, e no meio é que se por o material tipo substrato para as bacterias se alojarem. Eu comprei umas bolas da jbl que diz que equivale a 1500m2/L. Sai um bocado caro, mas penso poderem ser lavadas e reutilizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.