Ruy M. Publicado Março 24, 2009 Publicado Março 24, 2009 Boa Tarde/Boa Noite! Sou relativamente novo no meio e montei agora um segundo aquario de 60cm (55ltr) mas q não traz iluminação. O aquario já está relativamente completo com 7 especies diferentes de plantas evai receber mais barbos tigres ou escalares. Estou ainda a decidir. Gostaria de receber dicas e conselhos acerca do q fazer, de qual a melhor calha, tipos d luzes e qts devem levar. Se souberem de locais onde se vendem (calhas) a preços justos, agradecia. Já "ouvi" por aqui pessoas a falar em fazer as suas proprias calhas, cm s faz isso? Devo também acrescentar q tenho um orçamento reduzido... Espero então pela vossa ajuda e participação. Cumprimentos a tds. Citar
William Publicado: Março 24, 2009 Publicado: Março 24, 2009 Gostaria de receber dicas e conselhos acerca do q fazer, de qual a melhor calha, tipos d luzes e qts devem levar. Se souberem de locais onde se vendem (calhas) a preços justos, agradecia. Eu aconselhava-te uma calha de 60cm com 3x24w t5, procura nos patrocinadores que tens vários que vendes essa e outras calhas a bons preços.. Já "ouvi" por aqui pessoas a falar em fazer as suas proprias calhas, cm s faz isso?Devo também acrescentar q tenho um orçamento reduzido... Se preferires tentar tu costruir uma pesquisa aqui que encontras vários projectos de onde podes retirar ideias Citar
Miguel Reis Publicado: Março 24, 2009 Publicado: Março 24, 2009 Que plantas são? Requerem que iluminação? William, não te esqueças que 3x24W em 55LT para anúbias e musgos é muita fruta! Cumps Citar
William Publicado: Março 24, 2009 Publicado: Março 24, 2009 (editado) Yep! Mas nunca se sabe o dia de amanha e essas calhas dão pra ligar três, duas, ou apenas uma só lampada Editado Março 24, 2009 por William Citar
Ruy M. Publicado: Março 26, 2009 Autor Publicado: Março 26, 2009 Faltam os nomes de algumas plantas, mas depois confirmo. Tenho as seguintes: Sessiflora Hz Anubia Blyxa Higrophilas Citar
TAZ Publicado: Março 26, 2009 Publicado: Março 26, 2009 Boa Tarde/Boa Noite! Sou relativamente novo no meio e montei agora um segundo aquario de 60cm (55ltr) mas q não traz iluminação. O aquario já está relativamente completo com 7 especies diferentes de plantas evai receber mais barbos tigres ou escalares. Estou ainda a decidir. Em relação a iluminação já te responderam e bem, só te queria alertar para o facto de que esse aquario é muito pequeno para colocares Escalares, mesmo muito pequeno. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Ruy M. Publicado: Março 27, 2009 Autor Publicado: Março 27, 2009 (editado) Sim, já sei. vou colocar antes uns barbos. Editado Março 28, 2009 por William quote desnecessário Citar
Ruy M. Publicado: Março 30, 2009 Autor Publicado: Março 30, 2009 (editado) Pessoal, tenho em vista as seguintes calhas: SUNSUN LUMINÁRIA DUPLA (SIZE: 60 CM 2x15W/T5) Ramirezi A60CM-REGUA T5 2X24W (embora tenha q levar ainda o reflector) Qual a que se adequa melhor ao aquario que tenho? Editado Março 30, 2009 por Ruy M. Citar
William Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 É preferivel a mais potente, tens certeza que a sun sun é só 2x 15w t5? Citar
maxxedison Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Não sei se a sun sun tem 2x15W com 60cm, possivelmente até tem mas deverá ser t8?!?!? Sei sim é que tem a calha de 60cm com 2x24w t5 lampadas com 10000k (tenho uma ) e para o meu aquário plantado (densamente plantado diga-se de parte) funciona muito bem! Citar
imvs Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Não sei se a sun sun tem 2x15W com 60cm, possivelmente até tem mas deverá ser t8?!?!? Sei sim é que tem a calha de 60cm com 2x24w t5 lampadas com 10000k (tenho uma ) e para o meu aquário plantado (densamente plantado diga-se de parte) funciona muito bem! comprei á cerca de um mes uma sun sun de 60cm, 2x 15w T5, na caixa é o que diz e na propria calha diz 2 x 24W, as lampadas sao de 10000k Dá uma optima luz, estou muito contente com ela Olhando para as lampadas não dá para saber se são de 15 ou de 24 . segundo a pet4you é um novo produto , pois a que eu tinha encomendado inicialmente era com lampadas T8 abraços Citar Isabel Verissimo
maxxedison Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 São essas mesmas imvs, na caixa da parte de fora realmente dizem 2x15w, mas na calha diz 24w!?!?!?!?! Será o balastro que está preparado para 24w e trás lampadas de 15w na calha? Agora deixaste-me baralhado...não me lembro se nas lampadas vem a dizer 24w ou não.... Quando chegar hoje a casa vejo isso...! Nessa suposta nova serie de calhas da sun sun também há uma calha de 60cm com uma PLL de 55W!!! cumps Ricardo Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Essas mesmas calhas da sunsun ou sensen de 1,5 mt T5 têm escrito 4x 35w e realmente são 4x80w. Funcionam perfeitamente c as lâmpadas T5 de 80w pois é a potencia desses tamanho. Não entendo os chineses - literalmente... Cumps Ricardo Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Ruy M. Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 Acabei por comprar a regua com reflectores e a suspensao. O preço acabou quase por ser o mesmo... Pois, como diz no site que eram de 15w... Obrigado então pela informação: Citar
Ruy M. Publicado: Abril 4, 2009 Autor Publicado: Abril 4, 2009 Aproveito já para esclarecer outra duvida. Tenho um aquario q vinha em kit e que trazia como iluminação uma lampada compacta mas das convencionais. Estava a pensar em trocar os casquilhos para lampadas pll. Tendo em conta que o aquario tem plantado, qual é a potencia que mais se adequa? Existem os seguintes tipos: - Lampada de PLL DE 18W,24W,36W,55W e 80w - Nessas potencias existem lampadas de 4200k, 6500k, 8000k Eu estava a pensar em comprar as de 8000k, mas no site diz que deve ser misturada com 4200k, porque? Quais as vantagens e desvantagens destas lampadas? Cumprimentos a todos! Citar
Recommended Posts