Recommended Posts

Publicado

O azar bateu á porta. é assim comprei 6 ancistros ainda pequenos (3cm), com a intençãoi de os tentar reproduzir, coloquei-os no aquario onde tenho escalares e coridoras. Agora o azar, em 3 dias morreram todos. Porquê? será que foi de fome? È que o aquario não tem algas.

set-up:

-180l (90x50x40)

-temp=26º

-kh=2

-gh=5

-ph=6.5

-no2~-0

-no3~-0

peixes

-3 escalares

-5 coridoras

plantas

-cabombas

-equinodoros

-mirifolio

Agradeço toda a ajuda pois vou comprar mais destes peixes. A proposito se alguem tiver para venda é favor dizer.

Obrigado.

Zé Miguel

Publicado:

Boas

Pode ter sido fome mas podem ter sido outros factores.

- como os aclimataste ao teu aquário? Eles devem ter vindo de um ph 7 e para os meteres em 6,5 tem que ser muito lentamente. Para teres uma ideia eu aclimato todos os meus peixes da seguinte forma:

1- 30 minutos com saco fechado para equalizar temperaturas.

2- Ao longo de 2h coloco um pouco de água do aqua de 30 em 30 minutos.

3- Retiro-os com cuidado evitando ao máximo stressar os bichos andando com redes atrás deles.

- Não lhes deste pastilhas de fundo, próprias para eles?

- O teu aqua tem troncos (necessários para a maioria dos "gatos" ) e esconderijos?

- Pederiam já ter vindo em más condições da loja. A loja é de confiança?

Deverias ter colocado esta duvida no forum dos peixes-gato pois o pessoal de lá está mais apto a dar-te dicas mais concretas que as minhas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Ois tass :wink:

Epá realmente o Darius falou e muito bem de uma série de cauzas que podem ter sido o problema, eu só queria aqui corrigir uma cena.

O deixar o saco fechado dentro do aqua é mau. O saco deve sim senhor ser metido dentro do aqua para que as temperaturas fiquem iguais, mas não fechado. O saco fechado cria pressões lá dentro, uma vez que a água do aqua está quente e a água do saco está fria, o saco vai sufrer pressões derivadas ao aquecimento da água e do proprio ar dentro do saco, isso tambem não é bom para os peixes. O saco deve ser colocado dentro do aqua mas aberto.

De resto nem sequer sei que peixes são hehe :lol:

Mas o melhor será fazeres umas mudas de água antes de ires comprar novamente os peixes. E não sei o que é que comem, mas sendo peixe gato deve comer de tudo né :) tens é de lhes dar com força. Espero que não te tenham dito na loja quando compras os peixes para só lhe dar umas 2 ou 3 folhas de flocos por dia, como já vi fazerem em várias lojas da especialidade. Devião era fechar as lojas esses gajos.

Epá força com isso e boa sorte

Portem-se

:twisted:

wassuuup

Publicado:

Com esses escalares vai se dificil uma postura sobreviver

Já tive uma postura de cerca de 100 alevins dentro do aquario.

Descobri por acaso pois estava a fazer a limpeza do aqua, como já era muito tarde e estava cheio de sono pensei "Apanho-os amanhã de manhã e coloco-os dentro da maternidade".

De manha quando cheguei ao aqua ainda existiam tres ou quatro, ainda vi o banquete dos discus :twisted: .

Aconselho-te a teres um aqua so para as posturas.

Deves ter feito mal a aclimatação, principalmente PH.

1 Abraço

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:
O deixar o saco fechado dentro do aqua é mau. O saco deve sim senhor ser metido dentro do aqua para que as temperaturas fiquem iguais, mas não fechado. O saco fechado cria pressões lá dentro, uma vez que a água do aqua está quente e a água do saco está fria, o saco vai sufrer pressões derivadas ao aquecimento da água e do proprio ar dentro do saco, isso tambem não é bom para os peixes.

O saco é colocado fechado para permitir um aquecimento o mais homogéneo possivel da água (que só estará fria se tiver passado muito tempo desde a compra até à colocação no aquário), algo que com ele aberto não acontece tão bem pois tens evaporação derivada do aumento de temperatura.

Além disso com o aumento de temperatura a concentração do O2 na água tende a diminuir e com o saco aberto ele escapa-se deixando a água pobre em 02 e o peixe em stress. O aumento de pressão é perfeitamente negligenciável pois estamos a falar de 2 ou 3 graus de diferença nas temperaturas na maior parte das vezes e o aumento de pressão daí resultante é praticamente nulo.

Espero que não te tenham dito na loja quando compras os peixes para só lhe dar umas 2 ou 3 folhas de flocos por dia, como já vi fazerem em várias lojas da especialidade. Devião era fechar as lojas esses gajos.

Porquê? O estomago de um peixe é do tamanho de um dos seus olhos... 2 ou 3 flocos por peixe é suficiente para que se mantenham em forma. Se comida a menos é mau, comida a mais é bem pior. Além disso quando os peixes são transferidos de aquário têm tendencia a comer muito pouco até se ambientarem por isso o conselho do lojista é quanto a mim correcto e perfeitamente válido para os primeiros dias até os peixes se aclimatarem como deve de ser. Comida a mais não vai ser comida e só vai servir para aumentar os niveis de amonia no aquário e causar ainda mais stress aos peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

hey.esta vai ser a minha 1º mensagem :twisted:

Secalhar esse escalar "papou-os" a mim tb jah me aconteceu meti lá néons pretos +/- 1semana desapareceram :wink:

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Publicado:

Devo ter explicado mal:.

Zé Miguel os peixes morreram só ao fim de 15 dias,3 dias foi o tempo entre a 1ª e a ultima morte. Os escalares tambem não foram (retirei os cadaveres), e a loja é de comfiança.

Rasec ainda tens ancistros?Já tiveste mais posturas? Sabes onde se arranjam já crescidos?

Obrigado

Publicado:

Crescidos penso ser dificil.

Em lisboa e na margem sul são mais ou menos faceis de encontrar.

Ainda tenho uma femea, vou comprar mais ums na quinta feira

1 Abraço

César Pereira

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Bom assim é diferente.

Da forma como escreveste o post inicial assumi que os tinhas comprado e 3 dias depois tinham morrido.

Morrerem 15 dias depois pode ter sido fome sim, ou então algum poluente/medicamento na água.

Os peixes gato por não terem escamas são mais sensiveis a poluentes e ou medicamentos tanto que se leres as instruções da maioria dos medicamentos todos referem cuidados a ter com peixes sem escamas.

A água de nossas casas infelizmente é tratada com diversos quimicos e medicamentos para evitar problemas de saúde publica. Acontece é que as concentrações de quimicos na água estão pensadas para humanos que têm uma capacidade de resistencia completamente diferente da dos peixes. :(

Os escalares quando muito poderiam ter stressado os bichos se estes não tinham esconderijos, mas com 3cm são grandes demais para serem comidos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi