zé miguel Publicado Setembro 20, 2004 Publicado Setembro 20, 2004 O azar bateu á porta. é assim comprei 6 ancistros ainda pequenos (3cm), com a intençãoi de os tentar reproduzir, coloquei-os no aquario onde tenho escalares e coridoras. Agora o azar, em 3 dias morreram todos. Porquê? será que foi de fome? È que o aquario não tem algas. set-up: -180l (90x50x40) -temp=26º -kh=2 -gh=5 -ph=6.5 -no2~-0 -no3~-0 peixes -3 escalares -5 coridoras plantas -cabombas -equinodoros -mirifolio Agradeço toda a ajuda pois vou comprar mais destes peixes. A proposito se alguem tiver para venda é favor dizer. Obrigado. Zé Miguel
Nuno Antunes Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Boas Pode ter sido fome mas podem ter sido outros factores. - como os aclimataste ao teu aquário? Eles devem ter vindo de um ph 7 e para os meteres em 6,5 tem que ser muito lentamente. Para teres uma ideia eu aclimato todos os meus peixes da seguinte forma: 1- 30 minutos com saco fechado para equalizar temperaturas. 2- Ao longo de 2h coloco um pouco de água do aqua de 30 em 30 minutos. 3- Retiro-os com cuidado evitando ao máximo stressar os bichos andando com redes atrás deles. - Não lhes deste pastilhas de fundo, próprias para eles? - O teu aqua tem troncos (necessários para a maioria dos "gatos" ) e esconderijos? - Pederiam já ter vindo em más condições da loja. A loja é de confiança? Deverias ter colocado esta duvida no forum dos peixes-gato pois o pessoal de lá está mais apto a dar-te dicas mais concretas que as minhas. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
wassuuup Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Ois tass Epá realmente o Darius falou e muito bem de uma série de cauzas que podem ter sido o problema, eu só queria aqui corrigir uma cena. O deixar o saco fechado dentro do aqua é mau. O saco deve sim senhor ser metido dentro do aqua para que as temperaturas fiquem iguais, mas não fechado. O saco fechado cria pressões lá dentro, uma vez que a água do aqua está quente e a água do saco está fria, o saco vai sufrer pressões derivadas ao aquecimento da água e do proprio ar dentro do saco, isso tambem não é bom para os peixes. O saco deve ser colocado dentro do aqua mas aberto. De resto nem sequer sei que peixes são hehe Mas o melhor será fazeres umas mudas de água antes de ires comprar novamente os peixes. E não sei o que é que comem, mas sendo peixe gato deve comer de tudo né tens é de lhes dar com força. Espero que não te tenham dito na loja quando compras os peixes para só lhe dar umas 2 ou 3 folhas de flocos por dia, como já vi fazerem em várias lojas da especialidade. Devião era fechar as lojas esses gajos. Epá força com isso e boa sorte Portem-se wassuuup
rasec Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Com esses escalares vai se dificil uma postura sobreviver Já tive uma postura de cerca de 100 alevins dentro do aquario. Descobri por acaso pois estava a fazer a limpeza do aqua, como já era muito tarde e estava cheio de sono pensei "Apanho-os amanhã de manhã e coloco-os dentro da maternidade". De manha quando cheguei ao aqua ainda existiam tres ou quatro, ainda vi o banquete dos discus . Aconselho-te a teres um aqua so para as posturas. Deves ter feito mal a aclimatação, principalmente PH. 1 Abraço 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Nuno Antunes Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 O deixar o saco fechado dentro do aqua é mau. O saco deve sim senhor ser metido dentro do aqua para que as temperaturas fiquem iguais, mas não fechado. O saco fechado cria pressões lá dentro, uma vez que a água do aqua está quente e a água do saco está fria, o saco vai sufrer pressões derivadas ao aquecimento da água e do proprio ar dentro do saco, isso tambem não é bom para os peixes. O saco é colocado fechado para permitir um aquecimento o mais homogéneo possivel da água (que só estará fria se tiver passado muito tempo desde a compra até à colocação no aquário), algo que com ele aberto não acontece tão bem pois tens evaporação derivada do aumento de temperatura. Além disso com o aumento de temperatura a concentração do O2 na água tende a diminuir e com o saco aberto ele escapa-se deixando a água pobre em 02 e o peixe em stress. O aumento de pressão é perfeitamente negligenciável pois estamos a falar de 2 ou 3 graus de diferença nas temperaturas na maior parte das vezes e o aumento de pressão daí resultante é praticamente nulo. Espero que não te tenham dito na loja quando compras os peixes para só lhe dar umas 2 ou 3 folhas de flocos por dia, como já vi fazerem em várias lojas da especialidade. Devião era fechar as lojas esses gajos. Porquê? O estomago de um peixe é do tamanho de um dos seus olhos... 2 ou 3 flocos por peixe é suficiente para que se mantenham em forma. Se comida a menos é mau, comida a mais é bem pior. Além disso quando os peixes são transferidos de aquário têm tendencia a comer muito pouco até se ambientarem por isso o conselho do lojista é quanto a mim correcto e perfeitamente válido para os primeiros dias até os peixes se aclimatarem como deve de ser. Comida a mais não vai ser comida e só vai servir para aumentar os niveis de amonia no aquário e causar ainda mais stress aos peixes. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
gh0st Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 hey.esta vai ser a minha 1º mensagem Secalhar esse escalar "papou-os" a mim tb jah me aconteceu meti lá néons pretos +/- 1semana desapareceram >-)))))'> gh0st
zé miguel Publicado: Setembro 20, 2004 Autor Publicado: Setembro 20, 2004 Devo ter explicado mal:. Zé Miguel os peixes morreram só ao fim de 15 dias,3 dias foi o tempo entre a 1ª e a ultima morte. Os escalares tambem não foram (retirei os cadaveres), e a loja é de comfiança. Rasec ainda tens ancistros?Já tiveste mais posturas? Sabes onde se arranjam já crescidos? Obrigado
rasec Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Crescidos penso ser dificil. Em lisboa e na margem sul são mais ou menos faceis de encontrar. Ainda tenho uma femea, vou comprar mais ums na quinta feira 1 Abraço César Pereira 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Nuno Antunes Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Bom assim é diferente. Da forma como escreveste o post inicial assumi que os tinhas comprado e 3 dias depois tinham morrido. Morrerem 15 dias depois pode ter sido fome sim, ou então algum poluente/medicamento na água. Os peixes gato por não terem escamas são mais sensiveis a poluentes e ou medicamentos tanto que se leres as instruções da maioria dos medicamentos todos referem cuidados a ter com peixes sem escamas. A água de nossas casas infelizmente é tratada com diversos quimicos e medicamentos para evitar problemas de saúde publica. Acontece é que as concentrações de quimicos na água estão pensadas para humanos que têm uma capacidade de resistencia completamente diferente da dos peixes. Os escalares quando muito poderiam ter stressado os bichos se estes não tinham esconderijos, mas com 3cm são grandes demais para serem comidos. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts