nf98977a Publicado Março 24, 2009 Publicado Março 24, 2009 Boas, tenho um aqua com 240l, e tenho várias plantas nesse mesmo... Valisnérias, anúbia, blyxa japónica, eleocharis parvula e algumas echinodorus... A minha dúvida é a seguinte: fazendo eu a fertilização líquida e parecendo-me a mim que algumas plantas não estão muito bem (folhas esburacadas e muito transparentes), devo fazer outro tipo de fertilização; tal como pastilhas para por no substrato? Tenho o aqua á 8 meses e na altura do enchimento do aqua o substrato levou terra fertil da jbl por baixo do areao e bem como algumas pastilhas recomendadas pela loja onde o comprei... Será que a fertilidade do substrato está esgotada? Eu sei também que algumas plantas como as anubias vem buscar nutrientes directamente á água e outras ao substrato... O que me aconselham? Obrigado. Vitor Amaro
Miguel Reis Publicado: Março 24, 2009 Publicado: Março 24, 2009 Fertilizas com o quê? E como? E quando? Cumps
nf98977a Publicado: Março 24, 2009 Autor Publicado: Março 24, 2009 Fertilizas com o quê? E como? E quando? Cumps Fertilizo com plant nutrition liquid da tropica aquacare normalmente de 15 em 15 dias, depois de acrescentar água no aquário no decorrer duma tpa. Desta vez pus a quantidade indicada, pois achei que as plantas estavam a precisar, mas a pessoa que me vendeu o fertilizante aconselhou-me a meter metade da dose por causa do aparecimento de algas. Sendo assim só fertilizo na coluna de água, será que é necessário mais alguma coisa; neste caso directamente no substracto?
pedrioo Publicado: Março 25, 2009 Publicado: Março 25, 2009 Viva, nunca usei fertilizante da tropica, mas essa dose é muito baixa... não deixes de 15 em 15 mas sim de 7 em 7 no min. as algas só aparecem se exagerares nisso e se tiveres muita luz muito tempo ou se as plantas n estiverem a consumir por falta de um certo nutriente. Isso parece-me ser falta de ferro...o qual vem nesse fertilizante... mas em pequenas quantidades... o melhor era comprares fertilizante de ferro... a jbl tem cápsulas disso... penso que na crystalred.eu também há liquido da seachem e na horizonte aquatico.... mas não te dou o minimo de garantias que seja falta de ferro... apenas suspeito que seja...espera por mais opinioes... cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
hmsa Publicado: Maio 2, 2009 Publicado: Maio 2, 2009 Boas, tenho um aqua com 240l, e tenho várias plantas nesse mesmo... Valisnérias, anúbia, blyxa japónica, eleocharis parvula e algumas echinodorus... A minha dúvida é a seguinte: fazendo eu a fertilização líquida e parecendo-me a mim que algumas plantas não estão muito bem (folhas esburacadas e muito transparentes), devo fazer outro tipo de fertilização; tal como pastilhas para por no substrato?Tenho o aqua á 8 meses e na altura do enchimento do aqua o substrato levou terra fertil da jbl por baixo do areao e bem como algumas pastilhas recomendadas pela loja onde o comprei... Será que a fertilidade do substrato está esgotada? Eu sei também que algumas plantas como as anubias vem buscar nutrientes directamente á água e outras ao substrato... O que me aconselham? Obrigado. Vitor Amaro boas parece-me que as plantas estao com falta de potassio,mas podes ver aqui ,talvez te ajude a identificar qual a causa para esse problema. as anubias retiram os nutrientes quase esclusivamente pelas raizes ,daí que adicionares umas pastilhas fertilizantes talvez ajude. cumps. HENRIQUE ANTONIO
Recommended Posts