Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Peço a quem me puder ajudar neste problema.

Tenho um Guppy macho com a cauda ratada e outro Guppy macho com a cauda bicada.

O meu aquário é constituído por: medidas 50x30x25, capacidade +-40l, luz 14W peixe/plantas, termostato 100W, Filtro int tetratec 400.

Flora: Substracto fértil, areão, bastantes plantas, tronco.

Fauna: 2 casais de Guppy's, 2 cory's, 1 pleco, 4 neon's, 2 molly's balão, red cherry's, 3 Tylomelania sp. Super Yellow e alguns caracóis.

Os parâmetros apresentam-se na normalidade (amanhã é dia de TPA): No3-10; No2-0; GH, DT, TH > 7ºd; KH, TAC-6ºd; pH-7,2.

Mostrando as fotos do macho em más condições:

guppy

Desde ontem que se apresenta nestas condições e hoje a cauda apresenta-se mais deteriorada, por pensar que os 2 machos se poderiam ter engalfinhado, ontem mesmo tratei de o proteger na maternidade.

Já li noutros tópicos que existe um produto falgil, será o adequado para estas condições ou haverá necessidade de recorrer a outro tratamento? Nesse ou outro tópico li que poderá ser doença ou bactéria, mas também não tem fezes brancas, como se pode constatar na foto, será?

Se for necessário mais alguma informação que me tenha esquecido de dizer, digam.

Beta

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato

Publicado:

Acabei de encontrar a resposta para o meu problema, e para quem não sabe, passo a partilhar a informação:

Doenças

Caso você dê aos seus Lebistes todas as condições para que eles vivam bem, raramente acontecerá problemas de doença em sua criação.

Os Lebistes são muito resistentes, mas como todo organismo vivo, está sujeito a várias doenças se alguma coisa errada estiver acontecendo no seu aquário, como quedas bruscas de temperatura, excesso de alimento, escassez de plantas, etc.

As doenças mais comuns são:

Íctio:

Pontos brancos que aparecem na pele do peixe. É parasitária, e só ataca quando a temperatura está muito baixa, ou quando o peixe esta muito debilitado, por isso a qualquer sinal de íctio, faça o seguinte: eleve a temperatura a 28°C e mantenha-a estável, aplique um anti-íctio de acordo com a bula e separe os peixes donentes em aquários individuais com a mesma água do aquário em que eles estavam.

Nadadeiras Roídas:

Devido a alta quantidade de melanomas e células cromatóforas na caudal e na dorsal destes peixes elas são mais propensas a instalações de bactéria nestes locais.

Isole o peixe em um aquário menor e aplique mercúrio-cromo direto

no local afetado, mantendo a temperatura alta (28ºC).

Fungos:

As doenças causadas por fungos são várias, e geralmente causadas por ferimentos na pele ou por deficiências vitamínicas que enfraquecem o visgo na pele. Geralmente os fungos formam tufos como algodão ou manchas brancas e para tratar aumente previamente a temperatura do tanque e aplique mercúrio-cromo no local afetado.

No mais, fique de olho no comportamento, nas cores ou no formato do peixe; cuide bem também da alimentação do peixe e sua criação estará livre de certos inconvenientes.

Estou tentando descobrir quais espécies podem ser colocadas com lebistes.Mas eu não recomendo coloca-los com tricogaster e nem com peixe espada.Estou achando que podem ser colocados com colisas lalias.Se você desejar coloque-os com neon,mas colocando com eles as caudas dos lebistes nunca ficarão perfeitas.

De qualquer forma, para aqueles que andavam a navegar na net para me fornecer ajuda, agradeço com humildade.

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato