Recommended Posts

Publicado:
ora boas

aqui vai mais uma foto ja com alguma tubagem

DSCF0795.jpg

ja se pode ver ao lado direito o sitio onde vai funcionar o filtro

ate breve

paulo

Paulo

Esta ficando um belo lago.

Alonso

• Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

boas

depois de algum tempo parado... eheheh

tenho o lago rebocado e afagado (para quem nao sabe é... ( depois do reboco dar cimento em po por cima do cimento fresco ).

como esta de chuva ca para o sul nao da para fazer muita coisa mas estou a contar la para o fim de semana dar uma camada de isolamento

depois ponho umas fotos do trabalho

paulo

Publicado:

Boas

conto com isso entao... tenho estado a acompanhar o teu trab parece que vai ficar uma "bomba" de lago

:D

Cumprimentos

$N$ :D

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]

loading.....

Publicado:

alo alo

parece que a chuva deu treguas

hoje ja deu para fazer mais um pouco, nada demais .

queria isolar mas ainda tenho as paredes molhadas por causa da chuva , talvez la para o fim de semana...

por agora coloquei umas pedras numa parede, ainda nao esta acabado mas da para ter uma idea

aqui ficam mais umas fotos da evoluçao

geralcfiltroo1.jpg

geral-1.jpg

paulo

Publicado:

aleu aquariomaniacos

hoje estive a rejuntar toda fachada de pedra .

ficou um pouco diferente , mas esta quase..

estou com uma duvida...

tenho 3 compartimentos para filtragem o que aconselham por nesses compartimentos?

espero muitas respostas todas serao consideradas validas ate prova em contrario

paulo

Publicado:

O que eu penso é simples... Num 'filtro desse tamanho irias gastar uma fortuna em cerâmicas... Usa bioballs ou ainda mais barato, areão vulcânico.. Também já ouvi falar de tijolo partido :medieval_mace:

Num outro podes usar lã filtrante...

O lago está a ficar uma maravilha :snipersmile:

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Publicado: (editado)
O que eu penso é simples... Num 'filtro desse tamanho irias gastar uma fortuna em cerâmicas... Usa bioballs ou ainda mais barato, areão vulcânico.. Também já ouvi falar de tijolo partido :shocked028:

Num outro podes usar lã filtrante...

O lago está a ficar uma maravilha :)

Daniel

boas daniel

ceramicas é uma idea mas como dizes.... €€€€€€€€€€€ (mas nao esta de parte)

tb ja ouvi falar do tijolo partido ( numa das minhas varias pesquisas )

o areao vulcanico é que nao?!!

podias ou podem dar uma ajuda sobre os beneficios??

paulo

Editado por spyke
Publicado:

Paulo

No primeiro compartimento (entrada dágua) colocaria só plantas flutuantes (aguapés = Jacintos). Na segunda usaria perlon grosso e fino. ( discos de limpeza de enceradeira industrial). Na terceira pedaços de telhas / blocos + biobal + bio-ceramica + carvão ativado. Faria uma ligação da primeira camara diretamente até o lago, pois em caso de entupimento a agua passaria direto para o lago.

Jorge Alonso

Publicado:
...

o areao vulcanico é que nao?!!

podias ou podem dar uma ajuda sobre os beneficios??

paulo

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=75953

Lê a partir do 7º Post... Mas não tenho experiência nele...

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Publicado:

boas

tal como disse antes todas as opinioes sao boas ate prova em contrario,

por isso mesmo estou receptivo a sugestoes

paulo

Publicado:

Eu aconcelho-te a encher um desses compartimentos com Leca "bolinhas de argila expandida" é barata permite uma boa circulação da agua e é porosa o que facilita a fixação de bacterias filtrantes, para elas não fugirem pelos tubos podes coloca-las dentro de uma ou 2 sacas de rede plastica dessas usadas nas batatas +- .

No primeiro compartimento, onde entra a agua convinha teres umas redes de varias medidas de malha até uma fininha para reterem os lixos maiores e mais pequenos, quando quiseres fazer a limpeza é mais facil pois o lixo fica todo neste compartimento, aquela lã sintetica usada nos filtros não te aconcelho, é bom para os aquarios onde a poluição é muito menor mas num lago vai começar a ficar cheia de lodo muito fininho e acaba por obstruir a passagem da agua, eu tentei no meu e acabei por desistir.

No ultimo compartimento podias então colocar uns jacintos ou papirus ou juncos para ajudarem a absorver os nutrientes da agua depois de esta ter sido filtrada, se colocares no primeiro compartimento o lixo que vier na agua vai acabar por ficar todo retido nas raizes das plantas e começar a decompor-se sem que as plantas o consigam absorver.

Estas plantas podes planta-las em bolas de leca tambem sem substrato nenhum, desta forma as plantas são mesmo obrigadas a recolher o alimento da agua.

Podes no 2º compartimento colocar bolas maiores e no 3º mais pequenas com as plantas lá plantadas.

para afiltração mecanica as redes chegam, o mais importante vai ser a filtração biologica e é nesta que deves apostar para não vires a ter problemas de algas e agua turva..por isso os 2 depositos seguintes cheios de bolas de argila é o melhor.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:

boas

ando um pouco longe ...mas estou de volta ... ehheh

CostaAzul

obrigadao pelas dicas . ja tinhapensado em colocar LECA tb penso que seja uma boa fixacao de bacterias.vou tentar essa junto com outras .

mas ainda estou receptivo a sugestoes

hoje estive de roda do lago, finalmente comecei a isolar com WEBER KF parece que aprova .

amanha vou dar a ultima camada...se nao chover.

logo coloco novas fotos para verem como ficou.

ate la fico a espera de sugestoes

paulo

Publicado:

boas

ja tenho isolamento feito levou 3 camadas do dito e parece que ficou bom

é um isolamento que se usa nos depositos de agua potavel por isso nao ha problema...

a BARRACA que dei foi hoje, ao dar tinta das piscinas no espaço do filtro, achei que a tinta deitava muito cheiro...acho que nao vai aprovar.

vamos la a ver se nao da problemas.

estou a pensar encher la para o dia 1 de maio

tenho umas fotos para por aqui no site , mas nao hoje

ate la espero por sugestoes

paulo

Publicado:
boas

ja tenho isolamento feito levou 3 camadas do dito e parece que ficou bom

é um isolamento que se usa nos depositos de agua potavel por isso nao ha problema...

a BARRACA que dei foi hoje, ao dar tinta das piscinas no espaço do filtro, achei que a tinta deitava muito cheiro...acho que nao vai aprovar.

vamos la a ver se nao da problemas.

estou a pensar encher la para o dia 1 de maio

tenho umas fotos para por aqui no site , mas nao hoje

ate la espero por sugestoes

paulo

Paulo

Realmente a tinta de piscina é a base de epox e o cheiro é bem forte, mas passa logo.

Tem que ser aplicada com a superficie bem seca e geralmente sobre argamassa de cimento e areia num traço 1:4.

Alonso

Publicado:
Paulo

Realmente a tinta de piscina é a base de epox e o cheiro é bem forte, mas passa logo.

Tem que ser aplicada com a superficie bem seca e geralmente sobre argamassa de cimento e areia num traço 1:4.

Alonso

boas

esta tinta esta dificil de controlar

depois de 24 h ainda se nota o cheiro

estive eu com a preocupacao de arranjar o isolamento que nao fizesse mal e depois fui dar a tinta

biggrin.png' alt=':biggn:'> :scarerun:

vamos ver se passa e se nao vai influenciar a agua

ate la disparem perguntas e sugestoes

paulo

Publicado:

alo

aqui vai mais umas frescas

DSCF0848.jpg

encher.jpg

paulo

Publicado:

Olá Paulo, estou a gostar do teu projecto mas quero alertar ( já tarde) para essa mangueira verde porque com o tempo(anos) vai perder propriedades e estragar-se, mas quanto a resto é pena o lago não ter o dobro do tamanho.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
Olá Paulo, estou a gostar do teu projecto mas quero alertar ( já tarde) para essa mangueira verde porque com o tempo(anos) vai perder propriedades e estragar-se, mas quanto a resto é pena o lago não ter o dobro do tamanho.

boas

gardenkoi é disso que estava a precisar ... ideias e sugestoes. mas AINDA nao é tarde, esse enchimento foi so ate meio e foi so um teste.

ja vazei e vou dar as ultimas camadas de impermeabilizacao la para a semana que vem.

quanto a mangueira ...ja tinha pensado nisso , vou trocar e colocar tubagem normal é mais seguro!

para alem disso talvez irei colocar ainda mais tubagem pois tenho 1 bomba que faz 5000 L /H e no minimo so com tubagem de 3/4".

quanto ao dobro do tamanho....... ehehe isso é uma outra aventura.

obrigadao pelas dicas

paulo

PS : venham dai mais dicas e sugestoes

Publicado:

((((tubagem pois tenho 1 bomba que faz 5000 L /H e no minimo so com tubagem de 3/4".))))

Paulo explica isso dos tubos e da bomba, porque ou eu estou a entender mal ou temos por ai problemas futuros.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
((((tubagem pois tenho 1 bomba que faz 5000 L /H e no minimo so com tubagem de 3/4".))))

Paulo explica isso dos tubos e da bomba, porque ou eu estou a entender mal ou temos por ai problemas futuros.

boas

gardenkoi os tubos que podem ver( sao 2) sao para 1 bomba 3000L+1 bomba 1200L.

arranjei mais 1 bomba de 5000L mas..... esta vai trabalhar com outra tubagem. tubagem de 32 de diametro o que corresponde a 1" . quanto a elevacao nao vai ter nenhuma no max. 50cm.

quando falei em 3/4" estava a pensar em 2x3/4" ou mesmo 3x3/4" derivado da mesma bomba.em principio nao ira fazer muita forca.espero estar correcto.

no entanto hoje arranjei 50L de LECA para a filtragem.

depois coloco fotos

mandem ideas e sugestoes

paulo

Publicado:

Paulo, tu teres dois tubos de 3/4 em teoria é mesmo de um de 1" mas tens de ter atenção ás perdas de carga devido á pequena secção dos tubos. È que as bombas não são muito potentes e se vais de alguma forma apertar a tubagem o que sai é menos de que o que poderia sair se fosse um secção maior, e, SE um dia quiseres aumentar o lago e o caudal da bomba vais estar limitado. Por mim era tudo a 32 mm.

Uma questão, porque tantas bombas? Se somares o consumo das três provavelmente é superior a uma com mais caudal do que a soma das 3.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

gardenkoi

ja esta toda feita em 32 .tb achei melhor se depois quiser reduzo as bocas para dar mais pressao.

quanto a 3 bombas ...eheh

quanto as bombas

isto é material que tenho agora de sobras do lago existente e dos aquarios.

se precisar vou colocar a bomba mais pequena 1200 L com um filtro UV

a de 3000 L a trabalhar em continuo

a de 5000L so de dia

isto é uma idea . mas.... estou aberto a sujestoes

paulo

Publicado:

Se colocares dois relógios, então concordo em pleno com a ideia, porque só a de 3000 é que vai consumir 24X24 enquanto as outras podem ficar grande parte do dia paradas.

Por coincidência, hoje estive a falar com um electricista que me alertou a importância de colocar um disjuntor diferencial de 30.000 Amp para protecção em caso de passagem eléctrica, porque depois de acontecer é que nos lembramos do que poderias ter feito para evitar.

O meu lago não tem protecção e já encontrei o cabo da bomba "ferido" quase na zona da água.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

Diferencial de 30.000 Amp não existe.....mas a malta percebeu a ideia :)

Na realidade o que querias dizer é 30mA ou seja 0.03 Amperes, mas isto não é muito barato mas é realmente conveniente , isto se a casa de onde vem a alimentação não tiver ja um, que é o mais provavel, normalmente o que esta em casa é de 300mA ou 500mA os mais antigos da EDP

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:

Eu fui ver o meu quadro e realmente lá está um da EDP de 500ma e outro da casa de 300ma .

Agora pergunto, se basta esta protecção para proteger o lago que está a 40 metros do quadro, é que 40 ou 50 € até pode ser caro, mas ficar "esticado" pela falta da protecção o valor até não parece alto.

lagofilia ecossistemas.