Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa Noite.

Antes demais, Parabéns pelo fórum que tantas curiosidades me tem matado.

Tal como muitas outras pessoas o têm dito, eu era daquelas que sempre que passava por um aquário ficava especado a olhar os peixinhos a andarem de um lado para o outro.

Pois bem...vendo uma loja de animais em liquidação total, não fui de modas e comprei um kit:

Aquário "Aquapor" 100Cx40Ax30L

Filtro interno "Hydor Crystal R20 DUO 4 - 900L/H" (Só até economizar para um filtro externo)

Aquecedor "Aquael" de 250W

Reflector de 80cm

Termometro digital

10kgs de seixo

A ideia é colocar o aquário através de uma parede, de modo a ficar visível em duas divisões diferentes (Entrada e Sala de estar).

A minha intenção era fazer um aquário plantado de cíclideos, mas é aqui que as minhas dúvidas começam...é possível criar cíclideos e as plantas aguentarem? O responsável por uma loja da especialidade em Peniche disse-me que não, mas eu já vi fotos aqui no fórum de aquários de ciclideos com plantas.

Outras dúvidas são sobre que tipo de plantas me aconselham e quantidades e que tipo de substrato tenho de utilizar? (Gostava de utilizar areia branca, se alguém me souber dizer sobre um sítio com preço acessível agradecia).

PS: As fotos serão colocadas o mais breve possível.

Cumprimentos.

Pedro Marques

Editado por g2music
Publicado: (editado)

O pH sai da torneira a 7,5.

Visto isto e dado que queria fazer um aquario plantado com ciclideos ou escalares, que tipo de substracto e plantas devo colocar? e em que quantidades?

Editado por g2music
Publicado:
Com esse pH ?Eu aconselharia 0 porque eles preferem o pH oposto.Embora hoje em dia já suportem melhor mas não há necessidade de eles sofrerem com esse pH,pelo menos é o que eu acho.

Caro Jorge Oliveira, também não é minha intenção fazer os peixes sofrerem, por isso mesmo pergunto sobre que substracto me aconselham a usar, visto saber que existem substractos entre outras coisas (pedras, troncos) que fazem baixar o pH.

Publicado:

Podes meter o substrato que quiseres desde que seja inerte ou então um da Ada que agora não me lembro do nome mas que ajuda a descer o pH mas ADA paga-se e bem.Outra solução é CO2,troncos ou turfa.Isso tudo ajuda a baixar o pH para caso queiras mesmo escalares ou neons.Mas digo-te desde já que esses 30cm são curtos para escalares.

Publicado:

Eu já tenho um tronco até relativamente grande para colocar e estou a fazer CO2 DIY. Quanto a substrato estava a pensar colocar um da tropica e akadama por cima ou então somente akadama special.

Em relação aos peixes que outro tipo me aconselham para trocar pelos escalares? Têm de ser compativeis com ramirezis

Publicado:

Olá amigo,

Em relação aos peixes que outro tipo me aconselham para trocar pelos escalares? Têm de ser compativeis com ramirezis

Depois que conseguir estabilizar o seu pH para ácido (ou levemente ácido) um peixe "grande" que ficaria legal no seu aquário é o Cruzeiro do Sul. Só que nessa litragem o ideal seria 1 exemplar, pois mesmo eles sendo de "cardume" costumam ser um pouco territorialistas entre si em aquários não muito grandes.

Tenho um no meu aqua de 126L, juntamente com Ramirezis, Mato-Grosso, Black Phantons, Neons, Corydoras, Ottos e Borboletas. Qualquer um desses peixes são compatíveis entre si e bem pacíficos entre eles. São todos peixes de água ácida que se dão muito bem.

É claro que existem outras espécies, mas fica aí minha dica.

Abraços e boa sorte!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!