André Limede Publicado Março 21, 2009 Publicado Março 21, 2009 (editado) Boas pessoal este tópico é só para troca de expriências...e para ver se arranjo outro método de fazer as TPA's...é que começo a fartar-me da bomba manual ainda por cima molha o chão todo! Então, como fazem as TPA's? com que equipamento? Deixam a água a repousar de modo a que o cloro se evapore? ou metem produtos? ou lá querem saber... eheh Aquecem a água antes de a meter no aqua, de modo a que a auxilação de temperatura seja minima? ou não? Cump Editado Março 21, 2009 por André Limede Citar
Lost Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 eu tiro a agua do aquario com uma mangueira para bidon de 20l depois para colocar: vai directamente da torneira e sempre um bocadinho aquecida, nao tenho paciencia nem espaço para ter a agua a repousar. uma coisa é certa, nunca tive nenhum problema em o fazer assim, nunca tive baixas nem comportamentos estranhos. acho que os peixes que sao mto "mimados" ficam mais fracos (penso eu) se calhar ate estou a fazer muita coisa errada mas como disse, ate hoje nunca tive problemas. Citar
Octávio Alves Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Boas, Eu retiro a água com uma mangueira e despejo-a em garrafões. A água que coloco no aquário, coloco em garrafões e deixo-a repousar no quartinho pequeno (quarto onde faço os meus projectos), depois de 24h coloco a água dentro do aquário (depois de retirar a água) Cumprimentos Octávio Alves Citar
José Garcia Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Boas eu faço tpa's da forma tradicional .. com mangueira. Deixo em repouso sem qualquer produto ! Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Paulo Cabrita Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 (editado) Eu tiro a agua do aquário com uma mangueira, se tiver bom tempo vai para regar as plantas do terraço, se tiver de chuva.... directo para a banheira. Para encher, ligo a mangueira a uma torneira... e encho! No fim vai uma dose de condicionador da Seachem para dentro do aquario. A temperatura baixa uns graus( 2º a 4º) mas nunca tive problemas. Editado Março 21, 2009 por Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
pc_one Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Bem, eu para retirar é com mangueira ferrada por gravidade para o jardim que está perto, para dentro é com garrafões de 10 litros porque infelismente tenho que ir á fonte (isto em casa dos velhos)Problemas com nitratos... Em lisboa, vai directo da rede, desde que seja lentamente nõão deve haver problema, pelo menos os meus discus nunca se queixaram... PedroC. Citar
Nuno Toste Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Eu tiro a agua do aquario com um sifao para um balde que levo para a casa de banho e despejo para a sanita, depois enxo o balde com a agua da torneira muito pouco aquecida pois a temperatura custuma baixar muito e coloco directo no aquario com a ajuda de um "caneco" de plastico de 1lt que tinha por aqui. Citar
peixe-espada Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Olá, Eu uso mangueira directo para o jardim e reponho com mangueira ligada á torneira do esquentador, tendo o cuidado de ir aquecendo um pouco a água enquanto enche. No fim um pouco de condicionador Biotopol da JBl só para prevenir. Ainda não tive problemas. A minha principal regra é que faço as TPAs sempre ao meio da semana para evitar as alturas de fim de semana em que a companhia carrega nos quimicos. Tb encho sempre um copo antes de iniciar para verificar visualmente como está a água. 1A, pE Citar
koyodu Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 (editado) Eu despejo com uma mangueira directamente para a banheira e volto a encher directo da torneira para o aquario. Editado Março 21, 2009 por koyodu Citar CumprimentosRui Alves
André Oleiro Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Sifão ligado à mangueira,enquanto aspiro, a agua vai directamente para o quintal,para enxer, "engato" a mangueira na torneira e voila!!! A temperatura desce aproximadamente 2 a 3 graus,sem causar qualquer dano,acho que os bixarocos até gostam! Citar Feedback
André Limede Publicado: Março 21, 2009 Autor Publicado: Março 21, 2009 Bem...tou a ver que aqui ninguem faz nada igual! o sifão de que alguns falam é manual? Ao pôr a água no aquário têm o cuidado de não remexer muito o areão? já li para utilizar um regador... Cump Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Eu meto uma mangueira no aquario, chupo, e aquilo cria vacuo, e deposito a agua em bidons de 5 L, depois agarro em garrafoes de 5L com agua repousada e despejo para o aquario com a mao a fazer concha Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Jorge Oliveira Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 É o meu método.Embora agora seja mangueira virada á rua e depois do chuveiro ao aquário.Mas em cada TPA passo sempre no fundo a aspirar a porcaria.Isto era no tempo que tirava para o garrafão mas agora em vez do sifão uso uma mangueira virada ao jardim.Já usei água repousada mas devido a agora mudar 80L cada 2 dias ou diários não conseguia armazenar tanto e uso o Prime da Seachem como o Paulo Cabrita disse,bom e barato e dá para 20 000L. Citar O meu feedback
William Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Eu aspiro com uma mangeira de 13mm e vai directamente para o esgoto, depois encho directamente da torneira sem aquecer e sem qualquer tipo de acondicionador! :D Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Fazes isso tbm nos discus?? xD So pa saber, assim escuso de mariquices com repousar a agua :D Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Alvaro Gama Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Boas Eu utilizo JBL "AQUA IN-OUT", é uma maravilha e a Maria agradeçe (nem uma gota de água no chão) :D Cumprimentos Álvaro Citar Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui!
William Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Sim, com os discus e com os altuns também Desde que o aquário esteja bem maturado não há qualquer azar mas nunca te esqueças de encher bem lentamente, nas tpa's maiores (40%) chega a estar mais de 2h a encher Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 ah nao eu faço tpa's pequenas tipo 10 litros de agua :D o aqua tbm tem 54 L brutos Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
William Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 BoasEu utilizo JBL "AQUA IN-OUT", é uma maravilha e a Maria agradeçe (nem uma gota de água no chão) Cumprimentos Álvaro Eu tenho uma "coisa" dessas (pra não dizer porcaria) e espirra-me água por todo lado no aperto da torneira... :D Citar
Pedro1234 Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 (editado) Boas Há algum tempo que ando a preparar um sistema para mim mas com um automato da marca G.E.Power Controls ou da Merlin Gerin Tenho as duas programações feitas mas vou utilizar o 1 Vai fazer TPA de 2 Aquarios 1-Antes de comecar o sistema a funcionar liga o aquecedor e a bomba de ar Quando a agua esta quente começa a funcionar 2-Ou seja todas as semanas, todos os dias ou quando queremos tira a litragem (tempo) que esta programado 3-Depois mete do deposito para o 1 aqua e quando este esta cheio mete para o 2 4-No fim começa a por para o deposito passando por carvão activo e turfa para encher o deposito Os meus Aquas 1200x400x500 e 700x350x400 aqui fica a ideia AQUI FICA O ESQUEMA PARA CONTROLAR AS MUDAS DE ÁGUA NO AQUARIO RELÉ PROGRAMAVEL CONTROLA AS SEGUINTES FUNÇÕES Abastecimento Água ao Deposito (Electro Vávula 3) Sonda para quando cheio Desligar Controle Entrada de Água Aquario 1 (Bomba Água) Sonda para quando cheio Desligar (Electro vávula 1 Agua de segurança) Controle Entrada de Água Aquario 2 (Bomba Água) Sonda para quando cheio Desligar (Electro vávula 2 Agua de segurança) Controle Saida Água do Aquario (Bomba Água) Sonda para não tirar a mais e Desligar Controle Bomba Ar (Interruptor On-Off) O relé é que controla Controle Luz (Interruptor On-Off) O relé é que controla Com Relogio Interno Controle Aquecimento Termostato (Interruptor On-Off) O relé é que controla (para manutenção) Controle Filtro Água (Interruptor On-Off) O relé é que controla (para manutenção) Controle Filtro Uv (Interruptor On-Off) O relé é que controla (para manutenção) Todo o sistema tem como segurança um ou mais relogios com o tempo de cada operação em caso de bloqueio de alguma bomba o sistema desliga a mesma e passa a seguinte até acabar a programação (se não tira não pode por controlo das sondas) Material Gasto Para Mudas de Agua 1-AUTOMATO (relé controlo) acho que vou fazer com um que tenho G. E. Power Controls ou o esquema em cima Merlin Gerin 1-DEPOSITO AGUA 3-ELECTRO VÁVULAS AGUA (igual as das maquinas de lavar) não vale desmontar a de casa ok 3-BOMBAS AGUA ( 2 de tirar +1 de por ) 1-BOMBA AR (opção) 3-SONDA AGUA ( tipo bomba de furo ) 1-AQUECEDOR AGUA (opção) Comandos de 12v 12v 0v 1 = Sonda Tirar Agua aquário 1 e 2 Mínimo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático) 2 = Sonda Por Agua aquário 1 Máximo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático) 3 = Sonda Por Agua aquário 2 Máximo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático) 4 = Sonda Por Agua Deposito 3 Máximo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático) 5 = 6 = 7 = 8 = Reles Contacto Seco 1.1 = Bombas Tirar Agua (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido) 2.1 = Electro Válvula 1 Por Agua Aquário 1 (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido) 2.2 = Electro Válvula 2 Por Agua Aquário 2 (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido) 3.1 = Electro Válvula 3 Por Agua Deposito (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido) 4.1 = 5.1 = 6.1 = 7.1 = 8.1 = (exemplo da bomba de por agua a desligar quando aquário esta cheio) Comentem pois só asim posso alterar para melhor Vou tentar por as letras maiores Cumps. Pedro Editado Março 22, 2009 por Pedro1234 Citar
William Publicado: Março 21, 2009 Publicado: Março 21, 2009 Eu até comentava mas é complexo demais pra eu entender :D lol Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 22, 2009 Publicado: Março 22, 2009 E as letras então nem se fala :D Citar O meu feedback
Bruno A. Cardoso Publicado: Março 22, 2009 Publicado: Março 22, 2009 muita area para a minha camiuneta xD Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
alcaide Publicado: Março 22, 2009 Publicado: Março 22, 2009 Eu ponho água directamete do chuveiro e sem problemas.... Citar ALCAIDE
Bruno A. Cardoso Publicado: Março 22, 2009 Publicado: Março 22, 2009 Ta decidido, vou optar pela mesma forma, apesar de ser um aqua mais pequeno que o vosso Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Recommended Posts