Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal :)

este tópico é só para troca de expriências...e para ver se arranjo outro método de fazer as TPA's...é que começo a fartar-me da bomba manual :chair: ainda por cima molha o chão todo!

Então, como fazem as TPA's? com que equipamento?

Deixam a água a repousar de modo a que o cloro se evapore? ou metem produtos? ou lá querem saber... ;) eheh

Aquecem a água antes de a meter no aqua, de modo a que a auxilação de temperatura seja minima? ou não?

Cump ;)

Editado por André Limede
Publicado:

eu tiro a agua do aquario com uma mangueira para bidon de 20l

depois para colocar: vai directamente da torneira e sempre um bocadinho aquecida, nao tenho paciencia nem espaço para ter a agua a repousar.

uma coisa é certa, nunca tive nenhum problema em o fazer assim, nunca tive baixas nem comportamentos estranhos.

acho que os peixes que sao mto "mimados" ficam mais fracos (penso eu)

se calhar ate estou a fazer muita coisa errada mas como disse, ate hoje nunca tive problemas.

Publicado:

Boas,

Eu retiro a água com uma mangueira e despejo-a em garrafões. A água que coloco no aquário, coloco em garrafões e deixo-a repousar no quartinho pequeno (quarto onde faço os meus projectos), depois de 24h coloco a água dentro do aquário (depois de retirar a água)

Cumprimentos

Octávio Alves

Publicado: (editado)

Eu tiro a agua do aquário com uma mangueira,

se tiver bom tempo vai para regar as plantas do terraço,

se tiver de chuva.... directo para a banheira.

Para encher, ligo a mangueira a uma torneira... e encho!

No fim vai uma dose de condicionador da Seachem para dentro do aquario.

A temperatura baixa uns graus( 2º a 4º) mas nunca tive problemas.

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:

Bem, eu para retirar é com mangueira ferrada por gravidade para o jardim que está perto, para dentro é com garrafões de 10 litros porque infelismente tenho que ir á fonte (isto em casa dos velhos)Problemas com nitratos...

Em lisboa, vai directo da rede, desde que seja lentamente nõão deve haver problema, pelo menos os meus discus nunca se queixaram...

PedroC.

Publicado:

Eu tiro a agua do aquario com um sifao para um balde que levo para a casa de banho e despejo para a sanita, depois enxo o balde com a agua da torneira muito pouco aquecida pois a temperatura custuma baixar muito e coloco directo no aquario com a ajuda de um "caneco" de plastico de 1lt que tinha por aqui.

Publicado:

Olá,

Eu uso mangueira directo para o jardim e reponho com mangueira ligada á torneira do esquentador, tendo o cuidado de ir aquecendo um pouco a água enquanto enche. No fim um pouco de condicionador Biotopol da JBl só para prevenir.

Ainda não tive problemas.

A minha principal regra é que faço as TPAs sempre ao meio da semana para evitar as alturas de fim de semana em que a companhia carrega nos quimicos. Tb encho sempre um copo antes de iniciar para verificar visualmente como está a água.

1A,

pE

Eu despejo com uma mangueira directamente para a banheira e volto a encher directo da torneira para o aquario.

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Bem...tou a ver que aqui ninguem faz nada igual! :music_singguitar: o sifão de que alguns falam é manual?

Ao pôr a água no aquário têm o cuidado de não remexer muito o areão? já li para utilizar um regador...

Cump :mrgreen:

Publicado:

Eu meto uma mangueira no aquario, chupo, e aquilo cria vacuo, e deposito a agua em bidons de 5 L, depois agarro em garrafoes de 5L com agua repousada e despejo para o aquario com a mao a fazer concha :music_singguitar:

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

imagem045.th.jpg

É o meu método.Embora agora seja mangueira virada á rua e depois do chuveiro ao aquário.Mas em cada TPA passo sempre no fundo a aspirar a porcaria.Isto era no tempo que tirava para o garrafão mas agora em vez do sifão uso uma mangueira virada ao jardim.Já usei água repousada mas devido a agora mudar 80L cada 2 dias ou diários não conseguia armazenar tanto e uso o Prime da Seachem como o Paulo Cabrita disse,bom e barato e dá para 20 000L.

Publicado:

Boas

Eu utilizo JBL "AQUA IN-OUT", é uma maravilha e a Maria agradeçe (nem uma gota de água no chão) :D

Cumprimentos

Álvaro

Visite o meu aquario.....

500 lts para os meus Discus!!!!!

Clique aqui!

Publicado:

Sim, com os discus e com os altuns também

Desde que o aquário esteja bem maturado não há qualquer azar mas nunca te esqueças de encher bem lentamente, nas tpa's maiores (40%) chega a estar mais de 2h a encher

Publicado:
Boas

Eu utilizo JBL "AQUA IN-OUT", é uma maravilha e a Maria agradeçe (nem uma gota de água no chão) :)

Cumprimentos

Álvaro

Eu tenho uma "coisa" dessas (pra não dizer porcaria) e espirra-me água por todo lado no aperto da torneira... :D

Boas

Há algum tempo que ando a preparar um sistema para mim

mas com um automato da marca G.E.Power Controls ou da Merlin Gerin

Tenho as duas programações feitas mas vou utilizar o 1

Vai fazer TPA de 2 Aquarios

1-Antes de comecar o sistema a funcionar liga o aquecedor e a bomba de ar

Quando a agua esta quente começa a funcionar

2-Ou seja todas as semanas, todos os dias ou quando queremos tira a litragem (tempo) que esta programado

3-Depois mete do deposito para o 1 aqua e quando este esta cheio mete para o 2

4-No fim começa a por para o deposito passando por carvão activo e turfa para encher o deposito

Os meus Aquas 1200x400x500 e 700x350x400

aqui fica a ideia

Pic_16151_21.jpg

Pic_16151_22.jpg

AQUI FICA O ESQUEMA PARA CONTROLAR AS MUDAS DE ÁGUA NO AQUARIO RELÉ PROGRAMAVEL CONTROLA AS SEGUINTES FUNÇÕES

Abastecimento Água ao Deposito (Electro Vávula 3) Sonda para quando cheio Desligar

Controle Entrada de Água Aquario 1 (Bomba Água) Sonda para quando cheio Desligar (Electro vávula 1 Agua de segurança)

Controle Entrada de Água Aquario 2 (Bomba Água) Sonda para quando cheio Desligar (Electro vávula 2 Agua de segurança)

Controle Saida Água do Aquario (Bomba Água) Sonda para não tirar a mais e Desligar

Controle Bomba Ar (Interruptor On-Off) O relé é que controla

Controle Luz (Interruptor On-Off) O relé é que controla Com Relogio Interno

Controle Aquecimento Termostato (Interruptor On-Off) O relé é que controla (para manutenção)

Controle Filtro Água (Interruptor On-Off) O relé é que controla (para manutenção)

Controle Filtro Uv (Interruptor On-Off) O relé é que controla (para manutenção)

Todo o sistema tem como segurança um ou mais relogios com o tempo de cada operação em caso de bloqueio de alguma bomba

o sistema desliga a mesma e passa a seguinte até acabar a programação (se não tira não pode por controlo das sondas)

Pic_16151_24.jpg

Material Gasto Para Mudas de Agua

1-AUTOMATO (relé controlo) acho que vou fazer com um que tenho G. E. Power Controls ou o esquema em cima Merlin Gerin

1-DEPOSITO AGUA

3-ELECTRO VÁVULAS AGUA (igual as das maquinas de lavar) não vale desmontar a de casa ok

3-BOMBAS AGUA ( 2 de tirar +1 de por )

1-BOMBA AR (opção)

3-SONDA AGUA ( tipo bomba de furo )

1-AQUECEDOR AGUA (opção)

Comandos de 12v

12v

0v

1 = Sonda Tirar Agua aquário 1 e 2 Mínimo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático)

2 = Sonda Por Agua aquário 1 Máximo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático)

3 = Sonda Por Agua aquário 2 Máximo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático)

4 = Sonda Por Agua Deposito 3 Máximo (é igual ao interruptor de nossa casa mas automático)

5 =

6 =

7 =

8 =

Reles Contacto Seco

1.1 = Bombas Tirar Agua (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido)

2.1 = Electro Válvula 1 Por Agua Aquário 1 (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido)

2.2 = Electro Válvula 2 Por Agua Aquário 2 (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido)

3.1 = Electro Válvula 3 Por Agua Deposito (quando contacto da sonda liga ou desliga conforme o sentido)

4.1 =

5.1 =

6.1 =

7.1 =

8.1 = (exemplo da bomba de por agua a desligar quando aquário esta cheio)

Comentem pois só asim posso alterar para melhor

Vou tentar por as letras maiores

Cumps.

Pedro

Editado por Pedro1234
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!