Recommended Posts

Publicado (editado)

Oi,

em primeiro lugar parabéns pelo fórum!!

Já li bastante por aqui.

Sou uma principiante no mundo dos nanos...

Tenho tartarugas há muitos anos e já tive um aquário com peixes, mas não era assim tão pequeno.

Já pesquisei muito sobre o nano que estou a construir a partir de uma pequena tartarugueira 40X25X20 cm. Tenho o material praticamente todo (filtro, bomba de ar e aquecedor/termostato), o restante está encomendado deve estar quase a chegar (luminária, pedra difusora e tubos, testes, areia e substrato para as plantas...) Vou plantar anubia nana e musgo de java.

A minha dúvida agora é saber que peixes posso lá introduzir... sem "popular" em demasia o aqua...

Já vi, na net, peixes bem pequenos (por exemplo Paedocypris micromegethes, Barboides gracilis, Hyphessobrycon amandae) que se adaptariam a esse ambiente, mas como são um pouco "raros" acho que nunca os vi à venda em nenhuma petshop...

Que peixes posso lá colocar, uns que sejam mais fácil de arranjar?

Já vi a lista que está nos inamovíveis e esclarece-me bastante, mas quantos devos colocar?

Sei que os neons andam em cardumes, por isso tinha de colocar no minimo 5/6 não é? Serão muitos para esta litragem?

Se me pudessem ajudar com estas questões... ficaria muito grata!

Thanks!

Editado por sophyazinha

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Publicado:

Antes de mais nada tens de completar o ciclo do azoto o que significa que tens de manter o aqua depois de colocares as báctérias que transformam a amónia em nitritos e nitritos em nitratos, que seguidamente são retirads com t.p.a.s.

Anubia e musgo de java não necessitão de substracto fértil, a não ser que penses em colocar mais outras, mas atenção á iluminação

Quanto á fauna podes colocar 4 néons mas mais 1 ou 2 não fazem mal penso eu e uns red cherrys que são uma espécie de camarões muito adorada na aquariofilia, mas depois disso não podes colocares mais nada.

Quantos litros por hora faz o filtro???

cumprimentos

hugo feio

Publicado:
Antes de mais nada tens de completar o ciclo do azoto o que significa que tens de manter o aqua depois de colocares as báctérias que transformam a amónia em nitritos e nitritos em nitratos, que seguidamente são retirads com t.p.a.s.

Anubia e musgo de java não necessitão de substracto fértil, a não ser que penses em colocar mais outras, mas atenção á iluminação

Quanto á fauna podes colocar 4 néons mas mais 1 ou 2 não fazem mal penso eu e uns red cherrys que são uma espécie de camarões muito adorada na aquariofilia, mas depois disso não podes colocares mais nada.

Quantos litros por hora faz o filtro???

cumprimentos

hugo feio

Ok...

estava a pensar deixar mais ou menos 2 ou 3 semanas o aquário com tudo a funcionar e só com as plantas antes de introduzir os peixes.

Encomendei o substrato para as anubias pois li que precisavam dele. E já comprei areia de rio pra colocar por cima.

Acho que ficaria bem colorido com a fauna que recomendaste! :laugh:

O filtro faz 200l/h, é bem pequeno e faz filtragem biológica com esponja e química com carvão activado.

Thanks!

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Publicado:

Olá,

A anúbia é uma planta que se amarra aos troncos ou pedra tal como o musgo. Não se deve plantar no substracto senão apodrece.

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

Betarato

Publicado:
Oi,

em primeiro lugar parabéns pelo fórum!!

Já li bastante por aqui.

Sou uma principiante no mundo dos nanos...

Tenho tartarugas há muitos anos e já tive um aquário com peixes, mas não era assim tão pequeno.

Já pesquisei muito sobre o nano que estou a construir a partir de uma pequena tartarugueira 40X25X20 cm. Tenho o material praticamente todo (filtro, bomba de ar e aquecedor/termostato), o restante está encomendado deve estar quase a chegar (luminária, pedra difusora e tubos, testes, areia e substrato para as plantas...) Vou plantar anubia nana e musgo de java.

A minha dúvida agora é saber que peixes posso lá introduzir... sem "popular" em demasia o aqua...

Já vi, na net, peixes bem pequenos (por exemplo Paedocypris micromegethes, Barboides gracilis, Hyphessobrycon amandae) que se adaptariam a esse ambiente, mas como são um pouco "raros" acho que nunca os vi à venda em nenhuma petshop...

Que peixes posso lá colocar, uns que sejam mais fácil de arranjar?

Já vi a lista que está nos inamovíveis e esclarece-me bastante, mas quantos devos colocar?

Sei que os neons andam em cardumes, por isso tinha de colocar no minimo 5/6 não é? Serão muitos para esta litragem?

Se me pudessem ajudar com estas questões... ficaria muito grata!

Thanks!

Para essa litragem aconselho uma colónia de reds e um trio de endlers e mais nada... Mas atenção que tens que ir controlando a população... Em minha opinião endlers e reds ia te dar mais gozo que néons e reds...

Publicado: (editado)

Ok...

mais uma boa ideia... Thanks!

assim fico com vontade de os ter todos! eheheh...

Os endlers são parecidos com os guppies mas mais coloridos não é? também são bem girinhos!

As condições para os manter são as mesmas que os guppies?

Editado por sophyazinha

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Publicado:
Ok...

mais uma boa ideia... Thanks!

assim fico com vontade de os ter todos! eheheh...

Os endlers são parecidos com os guppies mas mais coloridos não é? também são bem girinhos!

As condições para os manter são as mesmas que os guppies?

As condições são as mesmas... Eles são é mais pequenos que os guppys e s machos têm cores espéctaculares... Aconselhei os endlers porque assim podes reproduzi los e ainda podes ficar com alguns filhotes, ahh e não te comem os reds coisa que os guppys de vez em quando fazem...

P.S. O membro mjm tem endlers puros (chamados "Classe N")... Dá uma olhadela neste site, www.viviparos.com tem imensas variedades de endlers e o membro mjm tem quase de todos...

Publicado:

Sim endler's é uma boa opção, são muito bonitos, aguardamos as evoluções.

Betarato

Publicado:

Fico muito contente pela atenção que me têm prestado!

Thanks...

Estive a pesquisar sobre os endlers (e consultei o site) e são realmente bonitos! Têm um óptimo tamanho para este pequeno aqua.

Para comprar a alguém do fórum é que vai ser mais complicado pois eu vivo nos Açores e não sei se e como o transporte poderia ser feito...

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Publicado:

Boas de novo,

Já substitui o vidro do aqua que estava partido.

está a secar para amanhã fazer o teste com água.

Ontem estive numa loja que tinha imensas espécies de peixes pequenos: guppies (muito coloridos), endlers (lindos), neons, danios, rasboras... fiquei ainda mais indecisa! LOL

E agora mais dúvidas:

A areia para o fundo tem de ser fervida ou é só passar por água quente? (comprei de rio, branca)

Os troncos, para não flutuarem, têm algum tratamento especial? Ou é do tipo de madeira?

Será que posso utilizar um daqueles que dão à costa nas praias?

Já vêm descascados e tão redondinhos... eheheh! Fervia-os muito bem com água com sal e depois usava. Mas se calhar deve flutuar!

Thanks again...

:smile2:

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Publicado:

Olá, Olá!

Quanto mais vês, mais queres. Porquê um aqua de 20l? basta acrescentar do lado dtº mais um 0 à litragem e mais um 9 à conta bancária!!!

Eu também começei, em Janeiro deste ano, com um aqua de 40l, e já é muito pequeno, é mais fácil trabalhar com um maior.

Com um aquário para 20l de capacidade, descontando o areão, sempre fica com menos 2 a 4 litros.

Bem! Com o tempo esse aquário vai ficar para maternidade.

Quanto ao tronco, basta frevê-lo apenas em água, várias vezes (5) e se o meteres ainda quente na água fria, durante uns 3 dias, ele fica bem ensopado e já não flutua. Foi assim que fiz com os meus.

Betarato

Publicado:

Viva,

Ontem estive numa loja que tinha imensas espécies de peixes pequenos: guppies (muito coloridos), endlers (lindos), neons, danios, rasboras... fiquei ainda mais indecisa! LOL

Pois é verdade quanto mais se vê pior lol. Também sou da opinião que devias arranjar um aquário maior, aumentado assim as possibilidades de escolha de peixes bem como é mais fácil de manter, ou seja, quanto maior mais fácil se torna de manter os parâmetros da água estáveis. Esse utilizaria para uns invertebrados e arranjava outro para por peixes.

A areia para o fundo tem de ser fervida ou é só passar por água quente? (comprei de rio, branca)

Quando utilizo areão costumo ferver, e penso que seja o melhor.

Os troncos, para não flutuarem, têm algum tratamento especial? Ou é do tipo de madeira?

O tratamento é deixa-los em água até eles afundarem. Pode-se por dentro do aquário com uma pedra em cima e quando o tronco já tiver afundado retiras a pedra. O importante é ferver o tronco antes de o meter dentro do aquário.

Será que posso utilizar um daqueles que dão à costa nas praias?

Já vêm descascados e tão redondinhos... eheheh! Fervia-os muito bem com água com sal e depois usava. Mas se calhar deve flutuar!

Mas é aquário de agua doce ou salgada?

Não deves utilizar "material" de água salgada em aquários de água doce. São ambientes completamente diferentes e esses troncos irão alterar os parâmetros da água. Ou compras um tronco numa loja ou podes sempre apanhar um tronco de uma árvore não resinosa. Este último irá dar algum trabalho pois tens que secar, descascar e ferver.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:
Quanto mais vês, mais queres. Porquê um aqua de 20l? basta acrescentar do lado dtº mais um 0 à litragem e mais um 9 à conta bancária!!!

Eu também começei, em Janeiro deste ano, com um aqua de 40l, e já é muito pequeno, é mais fácil trabalhar com um maior.

Com um aquário para 20l de capacidade, descontando o areão, sempre fica com menos 2 a 4 litros.

Bem! Com o tempo esse aquário vai ficar para maternidade.

Pois... o plano é daqui a uns tempos montar um grandinho. Em Agosto mudo-me para a minha casa (por enquanto estou em casa dos "papás") e aí vou começar com o novo projecto. Até tenho um espaço na sala já destinado para isso!

;)

Mas é aquário de agua doce ou salgada?

Não deves utilizar "material" de água salgada em aquários de água doce. São ambientes completamente diferentes e esses troncos irão alterar os parâmetros da água. Ou compras um tronco numa loja ou podes sempre apanhar um tronco de uma árvore não resinosa. Este último irá dar algum trabalho pois tens que secar, descascar e ferver.

É de água doce, mas posso fervê-los sem sal, então, várias vezes, até que saiam todos os restinhos de sal... ou não?

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Actualização do meu projecto

A tartarugueira que deu origem a este projecto dei-a à minha mãe para fazer um terrário (não gostava nada de ver as calhas pretas) e fiz um novo com vidros de 4mm que comprei.

Assim tem mais valor! Foi feito totalmente por mim! :pompomgirl:

Aumentei a litragem em 5 litros. (já editei o título do tópico)

O aqua tem 40X25X25 cm. Só não o fiz maior pois o material (aquecedor, lâmpada e filtro) não iria dar para muitos mais litros.

Assim que tiver as fotos no computador (não encontro o cabo USB :thumbdown2: ) posto-as aqui!

O aqua esteve a secar 2 dias e já fiz o teste com água: nem uma gotinha para fora!!

Está tudo pronto para quando a encomenda chegar montar tudo! (está a levar uma eternidade, vamos lá ver se chega ainda esta semana)

Já tenho o tronco, a areia e as pedras fervidas.

Vou colocar também fetos de java pois acho que ia ficar muito vazio só com as anubias e o musgo.

Mas fiquei com uma dúvida: terei de injectar co2 no aqua com estas plantas? Aquelas pastilhas que se compram são eficazes?

Já ensaiei o setup e já me decidi pela fauna: ;) 2 machos e 3 três fêmeas guppy e 2 otocinclus sp.

O que acham?

Editado por sophyazinha

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Publicado:

Acho que fizeste uma boa escolha. Em relação ao co2 não há necessidade para esse tipo de plantas, eu tb tenho um aqua de 40l sem co2 e as minhas plantas estão bastante saudáveis.

Betarato

Publicado:

OK, obrigada!

Menos uma coisa para me preocupar...

E como tinha prometido aqui vão as fotos do aqua!

A tartarugueira inicial...

029ylt.th.jpg

Era bem feiinha, não?

Os vidros do aqua e o silicone

img0001f.th.jpg

Já colado e amarrado com elásticos para secar

img0003y.th.jpg

Depois de secar durante 2 dias

img0006x.th.jpg

Já com água (a imagem ficou meia torcida...mas...)

img0010g.th.jpg

Brevemente, nova actualização (assim que montar o equipamento todo)!

:bs_quesexclaim:

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Finalmente vou pôr o aqua a funcionar!

Vou colocar substrato fértil na parte detrás do aqua e areia de rio por cima e no resto da área.

Pedras de rio e um tronco fervidos e submersos há uma semana.

Anubia nana nas pedras, musgo de java o tronco e feto de java ao fundo do aqua.

O filtro vai ficar a funcionar (já substitui o carvão pelas cerâmicas), juntamente com o termostato, a lâmpada (10 horas/dia) e a bomba de ar (só à noite).

Vou juntar aquastart (para introduzir bactérias) e também irei pondo alguns flocos todos os dias para ajudar no ciclo...

Agora tenho mais algumas dúvidas... :pompomgirl:

Como saberei que o ciclo está completo?

Para além do PH, quais os testes que deverei ter em conta, antes de introduzir os peixes?

Em média, quanto tempo demora um aqua deste tamanho e com estas características a completar o ciclo?

Já li imenso, :laugh: mas continuo um pouco confusa e não quero fazer asneira!

Muito obrigada!

;)

Editado por sophyazinha

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!