Miguel Figueiredo Publicado Março 21, 2009 Publicado Março 21, 2009 Viva, Hoje vi numa loja em Almada um grupo de Trichogaster pectoralis. Alguém tem experiencia com esta espécie? Modo de manutenção, requisitos, reprodução, etc? Pareceram-me uns peixinhos bonitos, muito vivaços mas algo magros... como não nunca mantive a espécie não sei se essa magreza algum problema de saúde ou se é tipica da especie... Obrigado, Miguel
Paulo Vedor Publicado: Março 30, 2009 Publicado: Março 30, 2009 (editado) Olá Miguel São Peixes de fácil manutenção em termos de reprodução são construtores de ninhos de bolhas e com níveis de nascimento bastante elevados. Podem atingir um pouco mais de 20cm se contarmos com a cauda, são normalmente pacíficos e calmos mesmo para peixes mais pequenos que eles. Como todos os Trichogaster´s podem no entanto mostrar alguma agressividade na altura em que estão a proteger o ninho e as crias e durante os primeiros dias após o nascimento. Para melhores níveis de sobrevivência devesse proceder a remoção do casal após a desova a fêmea logo após a desova e o macho 3 ou 4 dias após o nascimento. Se isto não for feito haverá sempre sobrevivência embora em menor número. Para construir o ninho é preferível haver algumas plantas flutuantes no aquário mas não é essencial pois o macho consegue manter o ninho mesmo sem suporte de plantas. Em termos de dureza não são particularmente sensíveis e em termos de temperatura podem iniciar a reprodução com temperaturas acima de 22ºC está temperatura não funciona com todos os casais sendo necessário por vezes aumentar um pouco mais a temperatura. Eu arriscava-me a dizer que se os colocasses no lago a partir desta altura seria muito provável que se adaptassem perfeitamente a viver no lago. Em termos de reprodução não sei se seria possível criarem no lago pois sempre os reproduzi em aquário. Em relação a ser magros não sei exactamente como estavam os que vistes as são normalmente peixes elegantes sendo as fêmeas normalmente ligeiramente mais cheias notando-se perfeitamente quando estão cheias. Abraço Paulo Vedor Editado Março 30, 2009 por Paulo Vedor
Recommended Posts