Recommended Posts

Publicado

Viva,

Hoje vi numa loja em Almada um grupo de Trichogaster pectoralis.

Alguém tem experiencia com esta espécie? Modo de manutenção, requisitos, reprodução, etc?

Pareceram-me uns peixinhos bonitos, muito vivaços mas algo magros... como não nunca mantive a espécie não sei se essa magreza algum problema de saúde ou se é tipica da especie...

Obrigado,

Miguel

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Olá Miguel

São Peixes de fácil manutenção em termos de reprodução são construtores de ninhos de bolhas e com níveis de nascimento bastante elevados.

Podem atingir um pouco mais de 20cm se contarmos com a cauda, são normalmente pacíficos e calmos mesmo para peixes mais pequenos que eles. Como todos os Trichogaster´s podem no entanto mostrar alguma agressividade na altura em que estão a proteger o ninho e as crias e durante os primeiros dias após o nascimento.

Para melhores níveis de sobrevivência devesse proceder a remoção do casal após a desova a fêmea logo após a desova e o macho 3 ou 4 dias após o nascimento. Se isto não for feito haverá sempre sobrevivência embora em menor número.

Para construir o ninho é preferível haver algumas plantas flutuantes no aquário mas não é essencial pois o macho consegue manter o ninho mesmo sem suporte de plantas.

Em termos de dureza não são particularmente sensíveis e em termos de temperatura podem iniciar a reprodução com temperaturas acima de 22ºC está temperatura não funciona com todos os casais sendo necessário por vezes aumentar um pouco mais a temperatura.

Eu arriscava-me a dizer que se os colocasses no lago a partir desta altura seria muito provável que se adaptassem perfeitamente a viver no lago. Em termos de reprodução não sei se seria possível criarem no lago pois sempre os reproduzi em aquário.

Em relação a ser magros não sei exactamente como estavam os que vistes as são normalmente peixes elegantes sendo as fêmeas normalmente ligeiramente mais cheias notando-se perfeitamente quando estão cheias.

Abraço

Paulo Vedor

Editado por Paulo Vedor
assinaturasoficial.png