Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Alguém sabe informar se é possivel determinar a idade (aproximada) de um disco apenas pela análise do tamanho?

Isto é conhecem algum estudo (ou por experiência própria) que apresente uma tabela de crescimento por idade?

Comprendo que os factores ambientais e alimentação influenciem bastante o crescimento, mas deverão existir valores médios.

O motivo que me leva a lançar o desafio é tentar determinar a idade de alguns discus que possuo cujas dimensões vão de 6 a 14cm.

Obrigado e cumprimentos,

pE

Publicado:

É muito dificil determinar a idade de um discu pelo seu tamanho pois este é muito condicionado pela qualidade do ambiente em que está, alimentação, etc

Tanto podes ter um discu com pouco mais de um ano com 15cm como podes ter um com 4 ou 5 anos com 8 cm....

Um indicador de que o discu é jovem ou velho é pelo tamanho do olho mas não dá pra determinares a idade

Publicado: (editado)

Obrigado William,

Já calculava que a resposta fosse dificil ou até muito dificil, mas confesso que não imaginava taxas de crescimento tão variadas.

Abraço,

pE

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Boas

Pois, o discu ficando atrofiado no crescimento nos primeiros meses de vida, depois já não cresce mais.Quanto ao crescimento, crescem à volta de 2,5 cm por mês. Se postar fotos dos discus em questão talvez se possam dar palpites em relação à idade....

Cumprimentos

Publicado:

Eu vi bem um caso desses no meu aquário.De criadores diferentes o crescimento nem se comprava,comiam o mesmo cá em casa etc mas de um criador o crescimento era absurdo mesmo.Era muito mais pequeno que os restantes quando chegou ao aquário e em 2 meses passou-os todos e estava um bom bocado maior.É mesmo difícil determinar a idade de um discu.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu também confirmo o que já foi dito, ainda à dias vi um casal de Discos com ovinhos tinham 9-10 cm, fiquei pasmado, pois no mínimo devem ter 8,5 meses-9 meses de idade, que é quando atingem a maturidade sexual na melhor das hipóteses, tenho um casal de turquesa que com 10 meses tinham uns 15 cm quando puseram ovos a primeira vez, neste momento têm 19cm. Agora pergunto eu, ainda pensas que se consegue saber a idade de um disco pelo tamanho.

Francisco Ramalho

Publicado: (editado)

Caro Francisco,

Decididamente a resposta é: não.

Obg e cumps,

pE

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário