peixe-espada Publicado Março 20, 2009 Publicado Março 20, 2009 Olá a todos, Alguém sabe informar se é possivel determinar a idade (aproximada) de um disco apenas pela análise do tamanho? Isto é conhecem algum estudo (ou por experiência própria) que apresente uma tabela de crescimento por idade? Comprendo que os factores ambientais e alimentação influenciem bastante o crescimento, mas deverão existir valores médios. O motivo que me leva a lançar o desafio é tentar determinar a idade de alguns discus que possuo cujas dimensões vão de 6 a 14cm. Obrigado e cumprimentos, pE
William Publicado: Março 20, 2009 Publicado: Março 20, 2009 É muito dificil determinar a idade de um discu pelo seu tamanho pois este é muito condicionado pela qualidade do ambiente em que está, alimentação, etc Tanto podes ter um discu com pouco mais de um ano com 15cm como podes ter um com 4 ou 5 anos com 8 cm.... Um indicador de que o discu é jovem ou velho é pelo tamanho do olho mas não dá pra determinares a idade
peixe-espada Publicado: Março 20, 2009 Autor Publicado: Março 20, 2009 (editado) Obrigado William, Já calculava que a resposta fosse dificil ou até muito dificil, mas confesso que não imaginava taxas de crescimento tão variadas. Abraço, pE Editado Março 20, 2009 por William quote desnecessário
Pedro.Soares Publicado: Março 20, 2009 Publicado: Março 20, 2009 Boas Pois, o discu ficando atrofiado no crescimento nos primeiros meses de vida, depois já não cresce mais.Quanto ao crescimento, crescem à volta de 2,5 cm por mês. Se postar fotos dos discus em questão talvez se possam dar palpites em relação à idade.... Cumprimentos
Jorge Oliveira Publicado: Março 20, 2009 Publicado: Março 20, 2009 Eu vi bem um caso desses no meu aquário.De criadores diferentes o crescimento nem se comprava,comiam o mesmo cá em casa etc mas de um criador o crescimento era absurdo mesmo.Era muito mais pequeno que os restantes quando chegou ao aquário e em 2 meses passou-os todos e estava um bom bocado maior.É mesmo difícil determinar a idade de um discu. O meu feedback
fjmr123 Publicado: Março 29, 2009 Publicado: Março 29, 2009 Eu também confirmo o que já foi dito, ainda à dias vi um casal de Discos com ovinhos tinham 9-10 cm, fiquei pasmado, pois no mínimo devem ter 8,5 meses-9 meses de idade, que é quando atingem a maturidade sexual na melhor das hipóteses, tenho um casal de turquesa que com 10 meses tinham uns 15 cm quando puseram ovos a primeira vez, neste momento têm 19cm. Agora pergunto eu, ainda pensas que se consegue saber a idade de um disco pelo tamanho. Francisco Ramalho Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
peixe-espada Publicado: Março 30, 2009 Autor Publicado: Março 30, 2009 (editado) Caro Francisco, Decididamente a resposta é: não. Obg e cumps, pE Editado Março 31, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário
Recommended Posts