RobertoCC Publicado Setembro 19, 2004 Publicado Setembro 19, 2004 Oi pessoal... Tenho 8 pés de bleheri e não sei pk começaram a ficar todas furadas e acastanhadas. Tenho pedras d fertilizante (varios componentes), pedras com Fe, 120 W de luz (antigamente com 60 elas tavam mais verdinhas), CO2 caseiro, ph neutro e a temperatura da h2o a 27/28 graus (não consigo baixar a temperatura pk ta calor aki na Madeira e os 4 balastros das luzes fasem muito calor o que dificulta o arrefecimento ). Que posso fazer? Obg RobCC
Pedro Borges Publicado: Setembro 19, 2004 Publicado: Setembro 19, 2004 Falta aí algum macronutriente em princípio. Experimenta usar adubo comum de jardim NPK, apenas uma gota de vez em quando e nota se as novas folhas que vão aparecendo vêm porreiras. Quanto às folhas esburacada, essas não há nada a fazer-lhes. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
peixe_mario Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Tive um problema semelhante, até que descobri o meu tubarão bala a comer as folhas! Não digo que não seja falta de nutrientes, mas mexer na ferida tambem não deve ajudar muito!
Pedro Borges Publicado: Setembro 20, 2004 Publicado: Setembro 20, 2004 Ah, sim claro, convém primeiro estudar a hipótese de haver um animal qualquer entretido a comê-las. Bem lembrado... Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
RobertoCC Publicado: Setembro 20, 2004 Autor Publicado: Setembro 20, 2004 Antes d mais obg pelas respostas e sugestões. Penso k não será nenhum peixe a comer as folhas visto k as folhas novas vão clareando e ficando com buracos e mais tarde parece k apodrece á volta desses buracos. Para alem disso elas encontram-se rasteiras (ao contrario do normal). Quanto ao adubo vou experimentar mas n sei s será solução uma vez k as bleheris consomem os seus nutrientes pelas raizes. A ver vamos... Obg RobCC
Pedro Borges Publicado: Setembro 21, 2004 Publicado: Setembro 21, 2004 Mas ninguém falou na forma de adubagem, macronutrientes até aconselho a colocar no substrato sob a forma daqueles sticks práticos. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Paulo Almeida Publicado: Setembro 21, 2004 Publicado: Setembro 21, 2004 Boas, Bleheri e outros echinodorus são criados emersos, ou seja, fora de água. Quando se colocam esses echinodorus no aquário eles vão começando a ficar com as folhas podres e feias. A melhor forma de verificar se esse é o teu problema é verificar se existem novas folhas a crescer saudáveis. Este é um comportamento normal especialmente nos Echinodorus que aos poucos vão perdendo a folhagem crescida emersa e vai adquirindo novas folhas na forma submersa, estas são geralmente mais pequenas e alongadas que as criadas fora de água. Cumps Carpe Diem
RobertoCC Publicado: Setembro 22, 2004 Autor Publicado: Setembro 22, 2004 Realmente existem folhas a crescer com um ar saudavel mas o que me preocupa é que a planta esta parece atrofiada ou melhor está mais pequena que o habitual. Ate parece que não cresce em altura, tá muito baixinha (comparada com a altura que já as tive banana rock ). Duas das lampadas já têm cerca de um ano. Será que é por causa disso? Obg RobCC
sospeed Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Eu ia mais para a temperatura da agua,tenta por uma ventoinha de pc a refrescar isso e vê qual é o resultado Que nunca por vencidos se conheçam
Paulo Almeida Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Echinodorus de qualquer espécie aguenta facilmente 30º, é por isso normalmente incluido em aquas de discus. O Bleheri debaixo de água não cresce mais que 25 ou 30 cms. Existe um echinodorus parecido, o amazonicus que cresce muito mais dentro de água. Cumps Carpe Diem
sospeed Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Echinodorus de qualquer espécie aguenta facilmente 30º, é por isso normalmente incluido em aquas de discus. O Bleheri debaixo de água não cresce mais que 25 ou 30 cms. Existe um echinodorus parecido, o amazonicus que cresce muito mais dentro de água. Cumps Pelo o que vi no site da TROPICA a temp está entre 20º e 30º logo se optarmos pelos 25º penso que seja mais benefico Que nunca por vencidos se conheçam
Pedro Borges Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Qualquer dos valores entre os 20 e os 30 são aceitáveis para Echinodorus, já testemunhei muitas a crescer sem problemas a 30º. 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
sospeed Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Qualquer dos valores entre os 20 e os 30 são aceitáveis para Echinodorus, já testemunhei muitas a crescer sem problemas a 30º. Não estou a por em causa esses valores,pois tambem já li que há quem as tenham saudaveis a 33º,agora neste caso em particular penso que não perdia nada em tentar baixar um pouco a temp,penso eu de que. Que nunca por vencidos se conheçam
Pedro Borges Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Sim, mal não faz concerteza, mas só vale a pena se não der trabalho, nem houverem impedimentos (p.ex.discos) Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
RobertoCC Publicado: Setembro 22, 2004 Autor Publicado: Setembro 22, 2004 Vou usar o velho metodo... tentativa e erro . Obg RobCC
Recommended Posts