Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal...

Tenho 8 pés de bleheri e não sei pk começaram a ficar todas furadas e acastanhadas.

Tenho pedras d fertilizante (varios componentes), pedras com Fe, 120 W de luz (antigamente com 60 elas tavam mais verdinhas), CO2 caseiro, ph neutro e a temperatura da h2o a 27/28 graus (não consigo baixar a temperatura pk ta calor aki na Madeira e os 4 balastros das luzes fasem muito calor o que dificulta o arrefecimento ;) ).

Que posso fazer?

Obg

RobCC

Publicado:

Falta aí algum macronutriente em princípio.

Experimenta usar adubo comum de jardim NPK, apenas uma gota de vez em quando e nota se as novas folhas que vão aparecendo vêm porreiras.

Quanto às folhas esburacada, essas não há nada a fazer-lhes.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Tive um problema semelhante,

até que descobri o meu tubarão bala a comer as folhas!

Não digo que não seja falta de nutrientes, mas mexer na ferida tambem não deve ajudar muito!

Publicado:

Ah, sim claro, convém primeiro estudar a hipótese de haver um animal qualquer entretido a comê-las. :twisted:

Bem lembrado...

Pedro

Publicado:

Antes d mais obg pelas respostas e sugestões.

Penso k não será nenhum peixe a comer as folhas visto k as folhas novas vão clareando e ficando com buracos e mais tarde parece k apodrece á volta desses buracos.

Para alem disso elas encontram-se rasteiras (ao contrario do normal).

Quanto ao adubo vou experimentar mas n sei s será solução uma vez k as bleheris consomem os seus nutrientes pelas raizes.

A ver vamos...

Obg

RobCC

Publicado:

Mas ninguém falou na forma de adubagem, macronutrientes até aconselho a colocar no substrato sob a forma daqueles sticks práticos.

Pedro

Publicado:

Boas,

Bleheri e outros echinodorus são criados emersos, ou seja, fora de água.

Quando se colocam esses echinodorus no aquário eles vão começando a ficar com as folhas podres e feias. A melhor forma de verificar se esse é o teu problema é verificar se existem novas folhas a crescer saudáveis.

Este é um comportamento normal especialmente nos Echinodorus que aos poucos vão perdendo a folhagem crescida emersa e vai adquirindo novas folhas na forma submersa, estas são geralmente mais pequenas e alongadas que as criadas fora de água.

Cumps

Carpe Diem

Publicado:

Realmente existem folhas a crescer com um ar saudavel mas o que me preocupa é que a planta esta parece atrofiada ou melhor está mais pequena que o habitual. Ate parece que não cresce em altura, tá muito baixinha (comparada com a altura que já as tive banana rock ).

Duas das lampadas já têm cerca de um ano. Será que é por causa disso?

Obg

RobCC

Publicado:

Eu ia mais para a temperatura da agua,tenta por uma ventoinha de

pc a refrescar isso e vê qual é o resultado

Que nunca por vencidos se conheçam

Publicado:

Echinodorus de qualquer espécie aguenta facilmente 30º, é por isso normalmente incluido em aquas de discus.

O Bleheri debaixo de água não cresce mais que 25 ou 30 cms. Existe um echinodorus parecido, o amazonicus que cresce muito mais dentro de água.

Cumps

Carpe Diem

Publicado:
Echinodorus de qualquer espécie aguenta facilmente 30º, é por isso normalmente incluido em aquas de discus.

O Bleheri debaixo de água não cresce mais que 25 ou 30 cms. Existe um echinodorus parecido, o amazonicus que cresce muito mais dentro de água.

Cumps

Pelo o que vi no site da TROPICA a temp está entre 20º e 30º logo se optarmos pelos 25º penso que seja mais benefico

Publicado:

Qualquer dos valores entre os 20 e os 30 são aceitáveis para Echinodorus, já testemunhei muitas a crescer sem problemas a 30º.

Publicado:
Qualquer dos valores entre os 20 e os 30 são aceitáveis para Echinodorus, já testemunhei muitas a crescer sem problemas a 30º.

Não estou a por em causa esses valores,pois tambem já li que há quem

as tenham saudaveis a 33º,agora neste caso em particular penso que

não perdia nada em tentar baixar um pouco a temp,penso eu de que. :)

Publicado:

Sim, mal não faz concerteza, mas só vale a pena se não der trabalho, nem houverem impedimentos (p.ex.discos)

Pedro