Recommended Posts

Publicado

Boas, preciso da vossa ajuda!

Tenho um aquário comunitário de 120l, com 24 guppys, 5 corridoras bronze, um limpa vidros, 8 neos e dois escalares. :P

Antes de os escalares completarem um mês no aquário, eram muito pacificos, após completarem um mês, tornaram-se um pouco mais agressivos para os guppys. ;)

Com a certeza que os dois escalares são machos, comprei dois escalares femeas (penso eu que são).

Não resultou, agora andam os 4 escalares, como cumplices, para fazerem a vida negra as guppys e aos neons. :D

Que devo fazer retirar os escalares? :D

Obrigado pela vossa atenção e agradeço ajuda!

Publicado: (editado)

Acho melhor retirares os gupys pois são de biotopos diferentes dos escalares e dos neons

Os gupys preferem águas alcalinas já os escalares e os neons preferem águas ácidas

E mesmo os neons os escalares vão tentar sempre come-los... ;)

Editado por William
Publicado:

UUPPPSSS ;)

Então fiz asneira...porque introduzi os neons na mesma altura que os escalares :character0050:

Pois neste aquário já viviam os guppys, as corridoras e o limpa vidros... :thumbup3:

Mas o que me está a contecer é os escalares serem mauzinhos para os guppys, aos neons por agora não os devem de comer, mas masi tarde quando forem mais crescidos, poderá acontecer, né! :character0050:

obrigado, pela rapidez da resposta :lol:

Publicado:

Eu deixava os Guppies... quando tiverem alevins, servem para alimentar os escalares...

Publicado:
Com a certeza que os dois escalares são machos, comprei dois escalares femeas (penso eu que são).

como sabes :character0050:;)

Qual são as dimensões do aquário ?? cria ponto de fuga para que os escalares não consigam "apanhar" os guppys

Cumps

Boas! :thumbup3:

Pois eu seu que é dificil identificar o sexo nos escalares, mas pelo que li, as femeas, tem a barbatana mais arredondadas, como fui a uma loja que tenho plena confiança e os esclares já tinham um tamanho significativo, pode ser que tenha tido sorte. Mas segundo me parece, não são femeas, pois acontece que os dois escalares machos, tb picam nos escalares recém -chegados (a 3 dias). O aquário tem de dimensões 80x30x40. Os guppys e os neons fogem e tem também bastantes plantas onde se escondem, só acho que devem estar com uma vida muito stressante, :shocked028: devido aos escalares :confused4:

obrigado pela ajuda :)

Editado por William
quote desnecessário

N te peokupes, tenho dois casais de escalares com guppys e mollys e os escalares so comen os bebes, de resto os adultos nao sao comidos, se os escalares forem bem alimentados nao comen os guppys, cheguei a essa conclusao, depois de os ter deixado um mes ao cuidado do meu pai... quando cheguei tavam os guppys todos comidos. ja agora quando os teus escalares crescerem esse aquario vai ser so rebolia.....

cmps.

Editado por William
quote desnecessário

Boas obrigado pelo conselho :sunbathing:

Acho que vou deixando ficar ate ver....caso façam mal aos guppys, tomo uma decisão urgente.

obrigado a todo pela ajuda :alberteinstein:

cumprimentos

Editado por William
quote desnecessário

Olá Isabel! Existem duas maneiras de fazer aquariofilia: a maneira da Natureza e a maneira dos Homens.

A maneira da Natureza, (que já deu provas suficientes de que sabe o que faz), é a de colocarmos os seres que temos nos nossos aquários de acordo com as suas necessidades, ou seja colocarmo-los a viver dentro de um PH que seja aceitavel e colocarmos apenas peixes que sejam compativeis, em termos de agressividade, de modo a haver uma sã convivência.

A maneira dos Homens é a outra,que pode ser menos correcta, ou a mais correcta, se for feita com as ''instruções'' da Natureza.

Escalares: PH 6.0 / 6.5 ; Guppy's, PH 7.5 / 8.0

Para além disso os Escalares preseguirão e comerão as barbatanas dos Guppys, sendo que estes viverão em stress.Para não falar nas crias que serão comidas ao nascerem...porque num aquário, talvez a única coisa que não podemos comparar com a Natureza é o espaço. Por isso é que a convivência de predador/presa não é justa, nem por vezes o facto de se manter peixes grandes em aquas pequenos.

Acho que deves fazer as coisas de acordo com o que te vai na alma! Continuação de boa aquariofilia e mete fotos!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Boas, Vasco!

CONCORDO, com tudo o que disseste e tens toda a razão.Desde a resposta do william que reparei que fiz asneira e sempre que olho para o meu aquário, sinto que tenho de retirar os escalares, apesar de ser uma espécie da qual gosto bastante! Por isso mesmo à pouco tomei uma decisão, vou dá-los a um amigo, assim que tenha o aquário ciclado e pronto para receber esta espécie ;) Assim vou puder saber como estão! :P

Obrigado pela comentário

cumprimentos :)

Editado por William
quote desnecessário