desteves Publicado Março 19, 2009 Publicado Março 19, 2009 Boas. Estou a começar a montar um reef de 120l e tenho uma duvida quanto à sump. Eu já utilizava este aquário em agua doce, logo não tenho nenhuns furos nele. A minha duvida é se posso comprar uma bomba de agua daquelas multi-usos para fazer a circulação de agua entre sump e aquário. A ideia é ter a bomba na sump a puxar agua do reef e a enviá-la para lá também. Istto é correcto de se fazer e trará bons resultados ?
Pedro Conceição Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Essa ideia não é nada boa. Tens de ver que a bomba que eleva para o aquário perde força à medida que sobre. Tens 2 opções: - Furares - usar um overflow Abraço. MEGA ARQUIVO
desteves Publicado: Março 19, 2009 Autor Publicado: Março 19, 2009 Obrigado Pedro. Então basta-me comprar isso e montar ? Não precisa de nenhum equipamento adicional ? Estou a perguntar porque nas imagens não vejo nenhum tipo de bomba ou algo do genero. Abraço.
Pedro Conceição Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Calma... Tens de ter um overflow, de preferência com sistema de segurança com uma bomba venturi. Necessitas também de uma bomba que vai levar a água da sump para o aqua, pois é esta que te vai fazer com que o sistema funcione. A água no aquário para para baixo pela força de gravidade, pois a bomba que está na sump faz com que o nível do aquário suba até entrar no overflow. Quando a bomba parar, a água desce de nível até deixar de entrar no overflow. MEGA ARQUIVO
desteves Publicado: Março 19, 2009 Autor Publicado: Março 19, 2009 ah, ou seja, preciso de uma bomba para o overflow que desligue quando este estiver cheio e outra bomba para a sump para me levar a agua de lá até ao aquário. Certo ? Obrigado mais uma vez Pedro. Abraço.
Pedro Conceição Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Estás a fazer confusão, e muita....a bomba que está na sump a enviar a água dela para o aqua é a que faz funcionar o sistema. A bomba venturi que falei é uma pequena bomba que está dentro do aqua, ligada por um tubo venturi à zona mais alta do overflow, de forma a retirar o ar que possa entrar para dentro dele. MEGA ARQUIVO
Verissimo Publicado: Março 20, 2009 Publicado: Março 20, 2009 Boas, Aconselho-te a furar o aquario...Ou mandar furar! Eu tive overflow, e nao sei porquê não me agradava a ideia... Passa no topico do meu aquario e vês +/- sobre overflow e furação do vidro, não é nada complicado! Cumps Feedback das minhas vendas Aqui
desteves Publicado: Março 24, 2009 Autor Publicado: Março 24, 2009 obrigado pelas respostas. Decidi-me em não optar por sump para já. Infelizmente, o dinheiro não chega para tudo. Vou então começar a montar o aquário, comprar o equipamento e dar inicio ao ciclo. Como o aqua não é grande (120l), um dia mais tarde compro um maior e uso este como sump. Pelo menos é o que tenciono fazer. Depois abro mais um topico no "Setup de Aquarios e Fotos e Videos" para mostrar a montagem e voces ajudarem mais um bocadito ehehe Mais uma vez, muito obrigado.
Recommended Posts