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Saudações,

 

Tenho uma duvida que prontamente vou tentar que seja resolvida. A areia que eu uso aragonite e branca ou pelo menos e o efeito que pretende dar. Bom estao a aparecer umas manchas castanhas, parecem uns tapetes mas em tufos rentes ao chao. A duvida e, serao algas? Sujidade? 8) Nao estou a ver o que seja.

 

Entretanto mostro-vos uma foto que tirei.

 

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Obrigado a todos

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É normal o aparecimento dessas algas nesta fase. É também normal desaparecerem daqui a uns tempos, quando o aquário já estiver maturo.

KH - 12 gotas que prefaz 120 mg/L

ou seja, 6,7ºdKH. É baixo! Consequências da utilização de água natural.

Vamos ver o que dá com a utilização de kalk.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

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Boas...

se for o mesmo k me aconteceu são cianobacterias e bastante comun no inicio do aqua..

Fazem tipo tapetes, avermelhados e tem umas bolinhas de ar??se sim e ixo k dixe se naum......Naum sei :cry: ...l0ol

Força nixo...

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Fiz hoje testes, amonia e nitratos. Deram valores minimos. Sera que posso por corais? Ou ainda tenho que esperar outro parametro(nitritos) que "estacione"??

Outra coisa, gostava que me dissessem a taxa de evaporacao da agua. Se souberem claro..

 

 

Obrigado a todos

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Fiz hoje testes, amonia e nitratos. Deram valores minimos. Sera que posso por corais? Ou ainda tenho que esperar outro parametro(nitritos) que "estacione"??
É importante esperares que a amónia e os nitritos estejam no ZERO! Eu esperaria também que as algas desaparecessem todas.
gostava que me dissessem a taxa de evaporacao da agua

depende do que usas para refrigeração, da temperatura exterior (e interior), da superfície de contacto da água com o ar e da quantidade de água no sistema. Cada caso é um caso. No meu aqua nos dias de calor evaporava entre 15 a 20 litros :roll:

João Cotter

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  • 3 semanas depois...
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Boas,

 

Ca vim para actualizar este projecto, bom tenho alga verde colada aos vidros do aquario que acho que impede a alga coralina de crescer.... Sera isto? E que as manchas aroxeadas desaparecem... A limpeza e com uma lamina na laterais para remover, as proprias rochas tem um tapete de algas verdes que nem vos conto. A solução sera mesmo tirar as algas verdes??? Ou nao farao mal ao meu sistema?

 

 

Por agora e tudo, os testes dao os valores minimos mas nao vamos arriscar, e vou continuar a ciclar, comprei ja mais 2 kg de RV e agora e esperar mais um tempinho.

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  • 2 semanas depois...
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Axo que tenho um peuqeno problema. A minha bomba de ar e uma Elite, supostamente mandam ar atraves de duas saidas.... E que estou a notar um descrescimo de actividade do escumador e fui ver se era da bomba, bom apenas numa das duas saidas sinto o ar. Se pudessem tirar me esta duvida agradecia.

 

 

Cumps

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Boas ca venho eu para vos actualizar mais um pouco sobre este meu projecto. Tem sido uma experiencia muito boa. :D Acabei a compra da rocha viva, cerca de 19 Kg, Tenho tambem ja um actinodiscu, uma xenia branca pulsante e zoanthus castanhos, 1 zebrassoma flavescens e uma dozela rabo amarelo. Os parametros da agua atingiram os valores minimos, 0, apos a colocação dos peixes. Manchas de alga coralina espalham-se por todo o aquario, escumador trabalha que e um espetaculo, obrigado marco, agora falta o derradeiro investimento os corais, pessoal as mudas que me prometeram vou cobralas agora :(:twisted: As reposicoes tem sido feitas com kalkwasser, e as mudas de agua de 20% de 10 em 10 dias quando possivel.

 

Aqui ficam umas fotos do aspecto geral do aquario.

 

Aspecto geral:

 

Pic_2021_23.jpg

 

Vista esquerda:

 

Pic_2021_24.jpg

 

Vsita direita:

 

Pic_2021_25.jpg

 

Zebrassoma:

 

Pic_2021_21.jpg

 

Donzela:

 

Pic_2021_22.jpg

 

 

desde ja um obrigado a todos, e vamos dar outro passo.

 

Cumps

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olha compra um imam para limpares o vidro lol

 

As algas q se agarram ao vidro necessitam de nutrientes q pelos vistos tu tens em excesso, se fores limpando o vidro sempre q vires algas as nascer em quantidade vais matando-as, isto eh vais obrigar a q cresçam novas algas e com isto esses nutrientes em excesso vao baixando, até ao ponto em q a proliferaçao destas algas indesejaveis seja quase nula.

 

 

Abraço, Nuno Rocha

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Oi,

 

essa algas estão deixando seu aquario com um especto ruim, um fundo azul acho que também caia bem.

quando as lagas pink crescerem e o aquario estiver cheio de corais o aspecto vai ser espetacular :( .

no meu aquario em 1 mês as algas sumiram, de um dia pra outro..... mas no seu o problema continua e com os abitantes novos creio que havera mais materia organica na água para elas se alimentarem.

 

abras,

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

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Boas

 

yen- Tento limpar sempre que vejo, mas as algas na parte de tras estao juntamente com as manchas de alga coralina que ao limpar tenho medo que as limpe.... Nao sei se fará mal se nao..

 

Marcelo de oliveira- Este problemas de algas acontece mais pois uso agua do mar, que vem cheia de algas. Vamos a ver! :twisted: Com habitantes havera mais materia organica a circular, vamos ver se corre tudo bem.

 

 

Cumps

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Compra uns caracois para te ajudarem a comer as algas... sempre ajuda.

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Um conselhozito ?

 

Usa muito hidróxido (qb) , assim poderás evitar uma grande parte de crescimento das queridas algas filamentosas .

E como já é dito à séculos , precipita fosfatos , aumenta dureza e ph .

Enfim 3 em 1 :twisted:

 

Mais uma vez parabéns ...

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Um conselhozito ?

 

Usa muito hidróxido (qb) , assim poderás evitar uma grande parte de crescimento das queridas algas filamentosas .

E como já é dito à séculos , precipita fosfatos , aumenta dureza e ph .

Enfim 3 em 1 :idea:

 

Mais uma vez parabéns ...

 

Ola Pedro,

 

Não concordo. Ha uns anos em Portugal, nignuem usava Kalk, agora é kalk para a frente e kalk para trás.

 

Hidroxio de Calcio, o tal Kalkwasser, faz isso tudo, mas tambem pode levar a graves instabilidades e precipitações de alcalinidade e calcio.

 

Concordo a 300% com o uso continuado de Kalk, agora deve ser é ajustado e mantido TANTO o calcio como a alcalindade : estes factores estão interligados e um desiquilibrio de um leva à instabilidade do outro e o uso continuado de kalk leva a que nunca mais se consiga equilibrar as coisas.

 

Acho que depois de estabilizar em termos de ciclagem, amonia, no2 e no3, quando um aquariofilista quer dedicar-se a establizar o aquario para corais, deve comprar um teste de dureza e outro de calcio : depois, conforme os valores ou adiciona calcio , ou sobe a dureza.

 

Só depois de ter estes dois valores estabilizados e em consonancia, se deve usar kalkwasser : que bem faz kalk se estivermos com dureza de 14 e calcio a 200 ? só vai piorar as coisas. ( isto por exemplo aconteceu-me a mim, agora neste inicio de aquario )

 

Abraços,

Gonçalo Proença

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e o uso continuado de kalk leva a que nunca mais se consiga equilibrar as coisas.
Tenho usado kalk continuamente ao longo de todos estes anos, quase 9, e no meu caso nunca tive problemas em equilibrar as coisas.

Não sou caso único porque conheço aquários espectaculares que toda a vida usaram kalk, e usam e continuam cheios de vitalidade e saúde cheios de SPS vigorosos.

Nunca percebi muito bem tantos problemas que surgem à volta desta questão cálcio + alcalinidade. A única explicação que encontro para que muita gente tenha este tipo de desiquilibrios, é o facto de descurarem a manutenção destes parâmetros desde o primeiro dia em que montam o aquário. Provavelmente montam o aquário e só se preocupam com o cálcio + kh quinze dias ou um mês depois.

Mesmo que não tenham corais no início, a alga coralina, os "tubeworms", etc. vão começar a consumir logo desde o primeiro dia e por isso mesmo é desde o primeiro dia que se deve começar a adicionar kalk ao aquário.

O problema é cairem nesses valores baixos e claro, não é com kalk que os conseguem fazer subir, embora exista uma maneira mas um pouco trabalhosa.

O kalk é excelente para mantêr os níveis e não para os fazer subir e equilibrar, mas o segredo está aí, nunca deixar cair esses valores.

 

Hidroxio de Calcio, o tal Kalkwasser, faz isso tudo, mas tambem pode levar a graves instabilidades e precipitações de alcalinidade e calcio.

 

Pode se não for bem doseado mas o mesmo se passa com os restos de comida, falta de reposição de água doce, etc., quando mal doseados levam a desiquilibrios.

 

Só depois de ter estes dois valores estabilizados e em consonancia, se deve usar kalkwasser : que bem faz kalk se estivermos com dureza de 14 e calcio a 200 ? só vai piorar as coisas. ( isto por exemplo aconteceu-me a mim, agora neste inicio de aquario )

 

Lá está, para quê deixar chegar as coisas a este ponto?

E porque não adicionar kalk logo de início? Só ajuda a estabilizar o pH pela introdução dos iões OH- que neutralizam a acidificação da água, acentuada num aquário recém montado, evitando assim a descida do kh e as variações malucas de pH. Depois lá está, o pH demasiado alto durante o dia, devido à baixa alcalinidade, vai provocar precipitação dos carbonatos e piorar as coisas ainda mais conduzindo ainda a maiores desiquilibrios.

 

Já agora, não é por meterem o dobro da dose de hidróxido de cálcio recomendada na embalagem que vão adicionar o dobro de cálcio ao aquário, a não ser que adicionem o pó directamente ao tanque o que como devem saber é extremamente perigoso.

Num litro de água doce só se conseguem dissolver 1.26g de hidróxido de cálcio (a 20ºC) (fossa & Nilssen) por isso é indiferente adicionar 50, 100 ou 200 gramas de pó pois a parte que não se dissolve é sempre desperdiçada ficando no fundo do recipente.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

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Boas,

 

Eu comecei desde o inicio a adição de kalk, opto por usar sempre que posso nas reposicoes, as vezes muito poucas nao ponho kalk e faço as reposicoes sem kalk, mas notei uma vez que o comportamneto dos corais estava diferente, estavam "moles", a partir desse dia usei sempre kalk em quantidades moderadas, de 4 em 4 dias, pois a taxa de evaporação do meu aqua e muito baixa, tenho uma sala sempre muito fria.

 

Quanto ao problemas das algas nos vidros do aquario, elas aparecem e desaparecem por fases, na areia e no vidro, o medo que tenho em tira-las deve-se ao facto de nao querer perdeer a alga coralina, mas agora vem uma duvida. O kalk ajuda, nao ajuda ou nao afecta o crescimento das algas?

 

 

Obrigado a todos.

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O kalk ajuda, nao ajuda ou nao afecta o crescimento das algas?

 

Das algas coralinas ajuda e aumenta o crescimento. Das outras inibe indirectamente uma vez que a sua adição ao aquário ajuda a precipitar os fosfatos possibilitando a sua remoção pelo escumador.

Não penses que é o remédio milagroso para acabar com as algas, aliás para "acabar" com as algas não há apenas um remédio (salvo raras excepções) mas sim um conjunto de medidas e boas praticas de aquariofilia.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

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Boa sorte com o teu REEF mas continuo a achar que é demasiado Tang para tão poucos litros.

 

Boa sorte e que não cresca muito.

PEACE !!!

 

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Gonçaloproença:...

 

Não penses que é o remédio milagroso para acabar com as algas, aliás para "acabar" com as algas não há apenas um remédio (salvo raras excepções) mas sim um conjunto de medidas e boas praticas de aquariofilia.

 

A l e x a n d r e

 

Nem mais , nem menos ...

Eu só falei com base na minha experiência , que foi o bastante (kalkwasser)só usando àgua da torneira .

Neste momento tenho um aqua de 600litros com 40 kgs de rv e 60 kgs de Rocha Morta a ciclar à 2 meses e posso-te dizer garantidamente que ainda não tive ponta de algas filamentosas e sempre com agua da torneira e hidróxido , pelos que me conhecem , eu sempre fui grande defensor da kalkwasser...

 

Cumprimentos a todos...

  • 3 semanas depois...
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Ora boas, seguido a linha de raciocinio desta thread, o meu reef vai lindamente, manchinhas cor-de-rosa por todo olado o que acho positivo. O zebrassoma e a donzela vai bem sem problemas de maior, Tenho uma muda de colt que cresce bastante bem, as mudas de xenia agarraram logo no primeiro dia e continuam a estender-se :wink:.

 

O que reparei foi o aparecimento da primeiras aiptasias....... Pelo menos acho que sao, sao transparentes com uns tentaculos finos em redor e uns mais grossos para cima... Quase de certeza que sao aiptasias.... Queria as vossas opinioes. A ver se arranjo 2 ocellaris para fechar a loja em relaçao aos peixes. :wink::oops:8)

 

Cumps a todos

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  • 2 semanas depois...
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Ora boas, ca estamos nós para actualizar este grande :P projecto. Lysmatas ainda nao tenho mas ja tenho dois Amphirion Ocellaris sao lindos tenho ja a duas semanas estao-se a portar lindamente ca vai uma foto dos ditos:

Pic_2021_29.jpg

 

Juntamente com os palhaços comprei um lobophyton sp. aqui esta ele:

 

Pic_2021_27.jpg

 

Durante estas duas semanas tem-se portado bem, mas hoje decididamente nao quer abrir. Preocupado fiz analises a agua as quais revelaram tudo normal, apenas nao fiz o teste de calcio, ha o da dureza da agua kh determina o que? :roll: apenas esta duvida. Fiz uma muda de agua de 10% e vou adicionar kalk para ver se abre, nao sei o que se passa. ja estou a ficar triste pois aberto proporciona um espetaculo lindo, com o donzela a andar la pelo meio tipo palhaço na sua anemona. :oops: Grande simbiose fizeram aqueles dois :oops: .

Tirando esta preocupaçao mostrovos o aspecto geral do aqua:

Pic_2021_28.jpg

 

Bom isto esta a correr muito bem, por fim queria uma opiniao, que mais poderei por neste aqua?

 

Cumps a todos 8)

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Isso eu sei, queria saber e o que mede o teste do kh, ou seja se tem directamente a ver com o calcio ou se nem por isso.

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Penso que isto deve ajudar-te. É um excerto de um artigo que publiquei há algum tempo:

 

A importância da dureza carbonatada

Um erro muito comum no nosso hobby é o facto de monitorizarmos e ajustarmos constantemente o cálcio sem darmos muita importância aos níveis de dureza carbonatada (KH). Isto é, de certo modo, compreensível, dada a necessidade de cálcio num aquário, o que é especialmente óbvio em aquários com elevadas exigências de cálcio. O que não é tão óbvio é que a necessidade de se manterem níveis de dureza satisfatórios é um facto ainda mais importante e que existe uma interacção entre os níveis de cálcio e os de dureza, uma vez que ambos estão intimamente ligados.

Poderá mesmo dizer-se que os níveis de dureza são mais críticos que os de cálcio, pois por muito bons que sejam os níveis de cálcio, com uma dureza baixa o processo de calcificação deixa de ter efeito num aquário, resultando na paragem de crescimento dos corais duros e das algas coralinas, entre outros, e podendo mesmo gerar-se a regressão e a morte destes seres.

De forma a poderem crescer, os corais e outros organismos acumulam carbonato de cálcio nos seus esqueletos. Ao realizarem este processo, estão a retirar cálcio e dureza da água em que habitam, ou seja, estão a consumir estes elementos químicos presentes na água. Outros eventos podem ainda consumir ou precipitar a dureza carbonatada da água, tais como a libertação de iões H+ durante o processo de nitrificação, a adição excessiva de Kalkwasser em determinado momento provocando súbitos incrementos no pH, etc.

Com níveis baixos de dureza, para além da incapacidade de fixação do carbonato de cálcio por parte dos corais, a água do aquário perde o “efeito tampão”, ou seja, a capacidade de manter o pH estável. Quando a dureza se encontra a níveis normais para água salgada, dificilmente o pH reage perante alterações no ambiente do aquário, como a iluminação, aumentos de nutrientes e adições de elementos ácidos. Se o “efeito tampão” desaparece, o pH tem tendência a grandes flutuações ao longo do dia, revelando-se, com frequência, quedas acentuadas, principalmente durante a noite.

 

Os níveis ideais

A água do mar tem um nível de cálcio de cerca de 380 mg/L e um nível de dureza entre 7 e 7,5º dKH. Estes níveis funcionam perfeitamente em aquários pouco exigentes, nos quais a quantidade de habitantes consumidores de cálcio é reduzida. Em aquários com animais que consomem cálcio e que têm um ritmo de crescimento elevado, tais como corais duros e determinados moluscos, é preferível manter níveis mais elevados de cálcio e dureza. Os efeitos de uma maior saturação destes elementos serão visíveis no crescimento, na coloração e na saúde geral destes espécimes. Também as algas coralinas tenderão a proliferar, cobrindo as rochas e dando um aspecto mais atraente ao aquário. Neste sentido, é preferível mantermos estes aquários com níveis de cálcio compreendidos entre 400 e 450 mg/L, sendo o limite máximo aceitável de 500 mg/L, a partir do qual seriam gerados efeitos negativos nos níveis de dureza. A dureza deverá ser mantida no intervalo de 8 a 12º dKH.

Mudanças de água frequentes, por si só, são suficientes para manter níveis semelhantes aos da água do mar (dependendo dos níveis fornecidos pela mistura de sal em causa) em aquários de baixa e média exigência. Para que possamos elevar os níveis, ou mesmo manter os níveis da água salgada natural, em aquários de exigência elevada é fundamental adicionar estes elementos à água do aquário.

 

Cálcio e Dureza – a partilha de uma relação inversa

Infelizmente, temos de lidar com o facto de que os níveis de cálcio e dureza tendem a interagir inversamente, ou seja, aumentos de cálcio forçam descidas da dureza e vice-versa, mesmo que estas flutuações não sejam desejadas.

Ao tentarmos incrementar o cálcio por si só, sem termos em conta a dureza, podemos estar a provocar um desequilíbrio em que os níveis de cálcio se tornam elevados e os de dureza baixos, pois um aumento exclusivo do cálcio gera uma precipitação da dureza carbonatada, advindo todos os efeitos adversos para os seres vivos já atrás realçados. De facto, níveis excessivos de cálcio (acima dos 550 mg/L) provocarão no imediato uma quebra acentuada da dureza.

Por outro lado, se aumentarmos a dureza em exclusivo iremos estar a provocar uma precipitação dos níveis de cálcio. Neste sentido, num aquário equilibrado devemos sempre tentar manter os níveis de cálcio e dureza através de uma adição de suplementos de uma forma gradual e complementar.

João Cotter

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