Humus de Minhoca e Areia de Silica


Lost

Recommended Posts

Boas pessoal, quero refazer o meu aquario e como nao tenho qualquer tipo de substrato fertil estava a pensar fazer o seguinte:

colocar uma pequena de camada de humus de minhoca, por cima akadama e por cima destas duas areia de silica daquela branquinha, eu sei que a areia ao ser fina nao vai ajudar na respiraçao das raizes, mas tenho a akadama por baixo com o humus isso nao ajuda?

o aquario e 100*40*50

luz 4x 39w

Co2 vai ter do caseiro

fertelizaçao liquida ja vem a caminho

as plantas vao ser apenas Limnophila sp. 'Gigantea, Egeria densa e Vaslinerias gigantes que ate gostava de trocar por umas mais pequenas.

nao quero ter um grande plantado, apenas pretendo que as plantas estejam sempre bonitas e fortes.

Fico a aguardar as vossas dicas

 

a temp da agua anda sempre nos 29/30º

Ph 7

Kg 3

No3 10ml (agora com plantas nao sei se descem)

amonica 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguem da uma ajudita?

 

Areia de silica por cima da akadama !! Acho que se vai sumir com o tempo pelo meio da akdama que tem granulometria maior e fica tudo misturado. Acho que podias usar os 2 substratos mas tem de ser separados (tipo fazes uma "praia").

 

Com essa iluminação vais precisar de Co2 pressurizado para poder puxar pelas plantas. Ou então reduzes a luz e escolhes só plantas mais fáceis.

 

Em relação aos parâmetros não sei o que é o Kg nem o que corresponde NO3 10 ml e amonica ? Verifica as unidades que vem no teste.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lost,

 

Tudo bem?

 

 

Porque é que pões o humus por cima da akadama?

 

 

Independente,ente de usares areia, apesar de eu também ser da opinião que ela vai desaparecer toda por entre a akadama,

o melhor é colocares o humus, muito pouco, por baixo e depois os restantes substratos,

para isolares o melhor possível o substrato fértil da coluna de agua.

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o melhor é colocares o humus, muito pouco, por baixo e depois os restantes substratos,

para isolares o melhor possível o substrato fértil da coluna de agua.

 

Pelo que percebi é mesmo isso que ele pretende fazer e não meter humus por cima do akadama. Deves ter percebido mal.

 

O humus pelo que já li... é brutalíssimo para as plantas mas se se solta na água é um pouco catastrófico. Por isso tens que o isolar muito bem e colocar uma camada espessa de substrato em cima também para que possas replantar e mexer no areão com maior margem de manobra para que o humus não se solte tão facilmente na água

 

Não sei qual a melhor prática para isolar bem o húmus mas acho que uma boa camada de areia fina por cima deste o isolaria..

 

meter areia em cima do akadama pode ser problemático como disse o Neon Tetra.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo eu disse que queria por akadama por cima do humus e nao ao contrario.

a minha duvida agora é a seguinte:

meto humus e por cima akadama? ou meto humus e por cima areia de silica.

se fosse o 1º cenario teria de dividir o aquario, no segundo caso meto o aquario todo em silica sem quaisquer misturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

porque terias que dividir o aquário no 1º caso? dividir...metade akadama metade areia?

 

acho que akadama é demasiado arejado para isolar eficientemente o humus... é que o humus é muito fininho...pó.. e isso precisa de uma bom isolamento... também gostava de saber como se deve fazer... os brasileiros é que usam muito isso pelo que percebi...... devem ter muita minhoca por lá devido ao clima quente e húmido.

 

vou procurar... faz o mesmo e depois diz como é..

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL! Esqueçam!!!! Li à pressa e percebi mal! :thumbup3:

 

 

Eu também acho que a areia de sílica é capaz de compactar demais e dificultar o desenvolvimento das raízes.

 

Se usares a akadama special(???), é mais fina que a normal, isola melhor o substrato fértil.

 

 

Podes fazer da seguinte forma,

junto ao vidro traseiro colocas 1/2(???) cm de turfa e

conforme vais chegando ao vidro da frente vais diminuindo a altura de turfa

até que a 4 ou 5 cm do vidro frontal só tens mesmo umas "migalhas" de turfa que nem cobrem o fundo de vidro.

 

Depois adicionas a Akadama da mesma forma,

junto ao vidro traseiro colocas para ai uns 8 ou 9 cm de akadama

e vais diminuindo até chegares ao vidro da frente só com 3 ou 4 cm.

 

 

Desta forma tens a vantagem de ter o humus relativamente bem isolado da coluna de agua,

e não tens uma altura excessiva de substrato junto ao vidro da frente, fica melhor esteticamente.

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso de facto pensar na akadama especial de corrida sim!! mas eu nao quero ter o aquario todo em akadama, so mesmo a parte das plantas.

se calhar vou colocar junto ao vidro traseiro akadama com o humus e na parte da frente a silica. assim devo conseguir um efeito engraçado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais